Prova da disciplina de Introdução a História

August 7, 2017 | Autor: T. Mundstock Jahnke | Categoria: Historia, Elaboração de Projetos de pesquisa, Documentos históricos, Pesquisa Histórica
Share Embed


Descrição do Produto

Prova da disciplina de Introdução a História (2010/1). Trata-se dos primeiros pensamentos de uma futura Historiadora sobre sua área de atuação.

Perguntas e

respostas simples, que iniciam o conhecimento histórico. 1. Sobre a importância da elaboração de um projeto de pesquisa Histórica (duas razões): A elaboração de um projeto é extremamente importante ao se tratar dos seus resultados de pesquisa. Para obter validade é preciso uma organização logo no seu inicio de pesquisa. Primeiramente, deve-se estar atento a preocupação com o objeto de pesquisa, no qual deixa de ser apenas um tema, mas sim um problema. Para tal, faz-se as perguntas: “O que se quer saber?”. Essa pergunta só se torna visível ao elaborar um projeto, o qual demonstra a validade desta questão. Nos projetos normalmente devemos incluir passos para isso – recorte temporal e geográfico do objeto, levantamento bibliográfico e de fontes – é através do projetos que podemos possibilitar a resposta, ou não, do problema/objeto de pesquisas. Também, a pesquisa é pautada por algo bastante específico, o tempo. Para incio, desenvolvimento, escrita e defesa das pesquisas, é comum ter delimitações temporais. O projeto atua, portanto, como um ‘ponto de apoio’ para a organização deste tempo, tornando-o produtivo. Já é obvio que todo e qualquer projeto não indica o que se fará realmente, todo projeto é mutável e maleável, abrangendo aos problemas comuns entro das pesquisas, como arquivos fechados, burocracias no acesso a documentos, etc. 2. O que significa pressupostos teóricos e porque é indispensável para a elaboração do conhecimento histórico? Os pressupostos teóricos é parte do projeto na qual se busca refletir os usos de conceitos históricos. Os conceitos são usados para dar “um nível maior de generalizações às análises desenvolvidas num estudo (...)”i. Sua importância está ligada com as formulações de hipóteses, pois estas não dependem apenas das fontes bibliográficas, mas também dos conceitos e suas formas de abordagem.

3. Como um documento pode ser fonte para diferentes pesquisas? O que faz deste documento uma fonte? Tudo e qualquer coisa que, de certa maneira, representa a sociedade humana, pode ser considerado um documento histórico. Para que se torne um documento, é necessário que o pesquisador proponha uma questão, um tema e problema sobre ele, para que o documento tenha significado nas pesquisas históricas. É o Historiador que transforma o objeto, texto, documento, ação em documento histórico ao questionar, perguntar. Assim, o mesmo documento pode servir a várias pesquisas, desde que cada pesquisador faça perguntas diferentes. Por exemplo, um objeto cerâmico pode ter valor ritual importantíssimo numa sociedade, mas também pode apresentar valores econômicos comerciais.

4. O que liga e separa “memória” e História? Memória é aquilo que se lembra, seja individual ou ‘saber popular’. História é um conjunto de estudos sobre as memórias, faladas e escritas. Sua diferença é singular. A memória está sujeita às “armadilhas do cérebro”, nem tudo que aconteceu pode ser lembrado, coisas ruins podem ser ‘apagadas’ e coisas boas superestimadas. A memória pode ser usada como fonte histórica, desde que o pesquisador esteja atento à essas trapaças cerebrais, é preciso analisar, comparar e questionar a memória, assim como todo e qualquer fonte histórica ou objeto, memórias são lembranças, mudadas, mutadas, mutiladas e repensadas, são também silêncios, o não querer contar, a vergonha e a timidez, são exaltações dos seres e dos fatos, mas não é História, não é científica. A História é uma ciência, são fatos, hipóteses e documentos. É discussão das possibilidades do real, do verdadeiro é o estudar o passado. A História busca a verdade, por mais que saibamos que nenhuma verdade é absoluta. A História é a pesquisa, o questionamento, a organização dos fatos e também das memórias. História questiona – Memória se lembra!

5. Uma técnica de pesquisa e qual sua importância.

Uma técnica, cada vez menos valorizada, mas que facilita pesquisa e escrita, é o fichamento. O fichamento organiza os conteúdos das fontes, facilitado uma espécie de acervo de dados. O fichamento é uma organização dos conteúdos de uma obra/documento. Ficha os dados, suas especificações, pode apresentar resumo ou citações e permite comentários do pesquisador – tudo isso facilita a reunião das informações, aquilo que serve ou não para apresentar hipóteses e resultados. Entretanto, o fichamento só será útil se estiver relacionado a um plano de conteúdos, a um projeto de pesquisa, a uma questão/objeto específico.

6. Explique ao menos duas razões para a importância Social do conhecimento histórico. A história é fundamental pelo seu reconhecimento do passado, é uma forma de compreender o mundo, a sociedades, as conjunturas históricas, os sistemas políticos, as heranças culturais e as formas como nos relacionamos em sociedade. Neste sentido, compreender o passado é compreender o futuro. Como referido, tem a ver com a Identificação social e cultural (mitos e ritos), essa História, essa origem é que permite os laços entre os humanos, a permanência das comunidades e, também, o que dita as regras morais de uma boa convivência social.

i

MATTOS, Marcelo Badaró (Org). História: pensar e fazer. Rio de Janeiro, Lab. Dimensões da História. 1998. P. 98

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.