Psicanálise e homossexualidades: teoria, clínica e biopolítica

Share Embed


Descrição do Produto

Psicaná lise&

Thamy Ayouch

Homossexualidades teoria, clın ́ ica, biopolıt́ica

ISBN 978-85-444-0529-1

Thamy Ayouch

Como uma certa psicaná lise fala das homossexualidades? Como psicanalistas consideram a diversidade sexual? Podemos, enquanto psicanalistas inseridos na historicidade da nossa clı́nica, continuar usando categorias pretensamente universais mas em realidade marcadas pelo contexto social, histó rico e politico do seu surgimento? Podemos continuar de inindo, de forma universal, vias “certas” da subjetivaçã o que descuidem das mudanças nas modalidades de aliança e iliaçã o, e nas praticas de sexuaçã o e sexualidade? Se a homossexualidade, durante muito tempo, constituiu um problema para a teorizaçã o psicanalıt́ica, hoje em dia é a estranha homofobia de vá rios discursos apresentados em nome da psicaná lise que se revela problemá tica. Se a psicaná lise tem se interrogado sobre a homossexualidade durante mais de um sé culo, hoje sã o as homossexualidades, pela sua maior visibilidade social e jurıd ́ ica, que a interrogam. Nã o se trata mais de constituir saberes sobre a “origem” ou os “mecanismos psı́ q uicos” da homossexualidade, mas de analisar a hostilidade teó rica, clın ́ ica, contra-transferencial provocada em alguns psicanalistas por esta escolha de objeto. Em vez de pretender de inir psicanaliticamente as homossexualidades, este livro tenta considerar o que essas podem revelar do funcionamento de um tipo de discurso psicanalıt́ico, da sua tentaçã o de ontologia, dos seus pontos cegos anti-psicanalıt́icos. Portanto, visa re letir sobre o modo em que con iguraçõ es minoritá rias de sexualidade e sexuaçã o ensinam à psicanalise a permanecer psicanalıt́ica.

Psicanálise e Homossexualidades teoria, clínica, biopolítica

O que a abordagem das homossexualidades por uma certa psicaná lise revela da pró pria psicaná lise? O que é preciso reconsiderar na teorizaçã o psicanalıt́ica para que ela esteja à altura tanto das questõ es de gê nero quanto da pró pria psicaná lise? Este livro visa re letir sobre a vigê ncia atual de modelos de subjetivaçã o de inidos por um verdadeiro essencialismo sexoló gico, e inscritos em contextos sociais, culturais e polıt́icos cuja historicidade é frequentemente esquecida. Trata-se de perguntar se sã o psicanalıt́icos: se efetuam uma aná lise da sua pró pria contratransferê ncia teó rica, dos seus pontos cegos, e do eixo narcıśico que de ine o seu fechamento à diversidade. O que a psicanalise tem que aprender, en im, das novas con iguraçõ es de aliança, iliaçã o e sexuaçã o?

Psicaná lise&

Homossexualidades teoria, clın ́ ica, biopolıt́ica

Thamy Ayouch é psicanalista, Maıt̂re de Confé rence (Professor Titular) na Université Lille III, pesquisador na Université Paris VII, e Professor Visitante no Instituto de Psicologia da USP. E Doutor (Université Paris VII), Mestre em Filoso ia (Université Paris XII) e em Psicopatologia ( U n ive r s i té Pa r i s V I I ) , e G r a d u a d o e m F i l o s o i a (Université Paris XII), Psicologia Clın ́ ica (Université Paris VII) e Literatura Inglesa (Université Paris IV). E també m aluno antigo da Ecole Normale Supé rieure de Fontenay/Saint-Cloud. Trabalha atualmente sobre as hibridaçõ es da psicaná lise e as suas interaçõ es com a iloso ia, os estudos polıt́icos, os Feminist, Gender and Queer Studies, e os estudos pó s-coloniais. E autor de numerosos artigos e dos livros F o l i e s c o n t e m p o r a i n e s (L'Harmattan, Paris, 2009), M e r l e a u - P o n t y e t l a psychanalyse, La consonance imparfaite (Le Bord de l'Eau, Paris, 2012), Generos,“cuerpos y placeres”, El psicoanálisis más allá de la diferencia sexual (Letra Viva, Buenos Aires, 2015).

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.