QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS � PROGRAMAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL

June 23, 2017 | Autor: Aline Steffen | Categoria: Programação, Ensino, Evasão na área de TI, Evasão alunos de TI
Share Embed


Descrição do Produto

QUESTIONÁRIO PARA IDENTIFICAR AS PRINCIPAIS DIFICULDADES ENCONTRADAS POR ALUNOS DAS DISCIPLINAS RELACIONADAS À PROGRAMAÇÃO EM UMA UNIVERSIDADE DO RIO GRANDE DO SUL Aline Seitenfus Steffen Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS [email protected]

Margrit Reni Krug Universidade do Vale do Rio dos Sinos - UNISINOS [email protected]

RESUMO Atualmente, a tecnologia vem se tornando mais presente no dia a dia das pessoas e organizações. Isso faz com que exista grande procura por cursos relacionados à Tecnologia da Informação (TI) nas instituições de ensino superior. Porém, já no início estes cursos apresentam grandes desafios aos seus alunos, uma vez que a grade curricular é composta por várias disciplinas complexas e importantes para a aquisição de conhecimento necessário para a área de atuação, relacionados à modelagem, gerenciamento ou criação de produtos de softwares que satisfaçam às necessidades do cliente. Por serem complexas, essas disciplinas costumam apresentar um elevado índice de desistência, pois o aluno muitas vezes não tem ideia do que encontrará na caminhada universitária, sendo que muitos iniciam sem ter um curso técnico na área ou habilidades em raciocínio lógico e matemático prévio. Este artigo tem como objetivo, apresentar os dados coletados através de pesquisas quantitativas realizadas com os atuais estudantes que estão cursando estas disciplinas em uma Universidade do Rio Grande do Sul, especialmente relacionar as principais dificuldades que estes costumam apresentar nas disciplinas relacionadas à programação e a partir disso, fazer um levantamento do tipo de perfil apresentado pelos que possuem boas notas nessas disciplinas. PALAVRAS-CHAVE

Alunos de TI. Combate à evasão. Dificuldades em Programação.

1. INTRODUÇÃO Com o avanço mundial da tecnologia, cada vez mais alunos optam por cursos nas áreas relacionadas à TI, porém, inicialmente muitos desses alunos não sabem o nível de complexidade que esses cursos apresentam e acabam por enfrentar muitas dificuldades no decorrer da trajetória acadêmica. Conforme é destacado por Souto e Duduchi (2008, p. 611) apesar das disciplinas que envolvem o ensino de programação serem apontadas como a base da formação acadêmica dos alunos dos cursos de computação, pode-se verificar que é justamente nelas que muitos alunos encontram sua primeira e maior dificuldade. Para minimizar tais dificuldades, é importante que os alunos dediquem um bom tempo para as disciplinas que exigem mais estudos, buscando materiais que possam auxilia-los na aprendizagem e também, tirando dúvidas com professores e monitoria, pois conforme é destacado por Martins e Correia (2003, p. 1), essa grande dificuldade apresentada pelos alunos é uma das maiores causas das reprovações e desistências no decorrer do curso, seja em instituições de ensino públicas ou privadas.

2. ESTUDO DE CASO COM ALUNOS DE ALGUMAS TURMAS DE LABORATÓRIO I E II DA UNIVERSIDADE Este capítulo objetiva a apresentação da metodologia e formas de pesquisas utilizada no desenvolvimento do estudo de caso deste artigo.

2.1 A aplicabilidade do estudo de caso No primeiro semestre do ano de 2015, foram executadas as seguintes etapas desta pesquisa: uma enquete junto aos alunos de Laboratório I e II da Universidade, a fim de verificar o perfil e a visão dos mesmos quanto às disciplinas relacionadas à programação. Para os alunos da disciplina de Laboratório I foram feitas 30 perguntas relacionadas ao aluno, ao seu trabalho, ao curso e à disciplina. Para a disciplina de Laboratório II manteve-se o mesmo foco, contendo 25 questões. Todas estas pesquisas foram de caráter quantitativo e para isso, foram utilizadas técnicas de questionário e formulário online para a aplicação. Após os questionários serem aplicados, foram analisados os resultados coletados. A segunda etapa da pesquisa realizada no início do segundo semestre de 2015, teve como base as respostas dos questionários aplicados anteriormente aos alunos de Laboratório I e II, visando analisar o perfil deles e então extrair informações quanto à tendência de tal perfil obter uma nota específica nas disciplinas relacionadas à programação.

3. RESULTADOS No decorrer dessa seção, serão apresentados os resultados encontrados para cada tipo de pesquisa realizada.

3.1 Dificuldades encontradas pelos alunos de laboratório I e II Esta pesquisa teve como propósito identificar o perfil dos alunos, em especial no que diz respeito ao seu trabalho, a sua percepção do curso e às disciplinas relacionadas à programação, além de evidenciar as notas obtidas durante o primeiro semestre de 2015, nas disciplinas de Laboratório I e II. A partir das respostas obtidas através do questionário respondido pelos alunos, teve-se como objetivo a tentativa de chegar a um perfil do aluno e relacionar esse com a possibilidade deste em tirar uma nota específica nestas disciplinas (Tabela 1 e Tabela 2). Tabela 1. Resultado da pesquisa com alunos de laboratório I

Tabela 2. Resultado da pesquisa com alunos de laboratório II

A partir dos resultados apresentados nas Tabelas 1 e 2, a tendência dos alunos em obterem notas maiores que 6 e consequentemente obter aprovação nas disciplinas de Laboratório I e II, ocorre quando possuem noções prévias do que aprenderão na universidade, esse conhecimento normalmente é obtido através de cursos básico ou técnico. Além disso, itens como tempo de dedicação aos estudos extraclasse entre 2 ou mais horas semanais, costume de não chegar atrasados em aula e ficar até o final da mesma e ainda possuir habilidades em raciocínio lógico e matemático também fazem parte do perfil desses alunos. Outro ponto importante a ser destacado é que os alunos que trabalham com desenvolvimento de software tendem a obter as melhores notas nessas disciplinas.

4. CONCLUSÃO As pesquisas realizadas mostram que pode-se minimizar a evasão dos cursos de TI e diminuir as dificuldades encontradas no decorrer da trajetória acadêmica, porém é importante que os alunos dediquem tempo para estudos extraclasse, uma vez que é imprescindível treinar e colocar em prática os tópicos vistos em aula, pois a melhor forma de aprender programação é programando. É notório nas tendências de perfis apresentadas nesse artigo, que os alunos que passaram nas disciplinas de Laboratório I e II, foram os que dedicaram tempo aos estudos, mesmo que sozinhos. Os alunos que possuem dificuldades nessas disciplinas deveriam já no início em que surgem dúvidas, buscar ajuda com monitores, quando esses estão disponíveis na Universidade, evitando o acúmulo das dificuldades, que podem elevar no decorrer do semestre. Pode-se ainda verificar que em cursos de TI o raciocínio lógico e matemático são pontos fundamentais a serem colocados em prática, uma vez que ao longo do curso e no trabalho, esses itens são o foco principal para a resolução dos problemas. Os fatores limitantes dessa pesquisa foram: pesquisa em somente uma universidade. Para as próximas etapas deste trabalho, pode-se acompanhar os alunos dos próximos semestres. Também, pretende-se desenvolver uma ferramenta para auxiliar os professores na identificação de alunos com dificuldades, objetivando assim a melhora no rendimento dos alunos que possuem dificuldades nessas disciplinas.

REFERÊNCIAS Martins, Scheila Wesley; Correia, Luiz Henrique de Andrade, 2003. O LOGO COMO FERRAMENTA AUXILIAR NO DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO LÓGICO – UM ESTUDO DE CASO. Lavras, Brasil, pp. 1. Souto, Aletéia Vanessa Moreira; Duduchi, Marcelo, 2008. Um processo de avaliação baseado em ferramenta computadorizada para o apoio ao ensino de programação de computadores. São Paulo, Brasil, pp. 611.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.