Reflexões metodológicas sobre mini-etnografias multi-situadas em bairros de Lisboa no âmbito da saúde

Share Embed


Descrição do Produto

Reflexões metodológicas sobre mini-etnografias multi-situadas em bairros de Lisboa no âmbito da saúde

Beatriz Padilla, Tiago Chaves e Vera Rodrigues

A presente comunicação enquadrada num projecto europeu intitulado UPWEB (Compreender as práticas de saúde e desenvolver o conceito do Estado Social), pretende analisar as estratégias utilizadas pelos moradores no acesso aos cuidados de saúde em dois contextos urbanos (Lumiar/Alta de Lisboa e Mouraria), adoptando os conceitos de bricolage e superdiversidade enquanto suportes teóricos.
A investigação em curso parte da existência de estudos que indicam que a crescente diversidade cultural na Europa tem contribuído para o aumento gradual de barreiras no acesso aos cuidados de saúde sobretudo por parte dos imigrantes e grupos vulneráveis.
Para compreender as experiências vividas destas populações, utilizámos o método etnográfico, recorrendo a mini-etnografias, uma abordagem epistemológica mais limitada temporalmente com o intuito de identificar os desafios que surgem quando procuram respostas efectivas para a sua saúde. Simultaneamente, temos desenvolvido métodos colaborativos com algumas instituições e agentes locais que nos permitem aceder a espaços com múltiplas valências. No entanto, estas parcerias conduzem-nos a situações particulares em que apesar das questões de saúde estarem presentes, acabam por estar circunscritas a grupos-alvo com comportamentos de risco, dificultando a nossa tarefa de recolher, tanto quanto possível, as estratégias desenvolvidas por outras camadas da população.
Outro desafio que enfrentamos nesta metodologia é estabelecermos comparações em bairros cultural e historicamente diferentes e produzirmos conhecimento sobre o nosso objecto de estudo numa perspectiva partilhada e multi-situada. Como lidar com a produção de conhecimento díspar recolhido? Como objectivar e harmonizar as interpretações efectuadas no terreno? Estas são algumas das questões que pretendemos dar resposta.

Palavras-chave: etnografia multi-situada; bairros; superdiversidade; bricolage





Beatriz Padilla é actualmente coordenadora em Portugal do projecto intitulado UPWEB (Compreender as práticas de saúde e desenvolver o conceito do Estado Social) e Investigadora Sénior do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia do Instituto Universitário de Lisboa (CIES-IUL) E-mail: [email protected].
Tiago Chaves é investigador do projecto acima citado. E-mail: [email protected]
Vera Rodrigues é investigadora do projecto acima citado. E-mail: [email protected]



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.