RELAÇÃO ENTRE RESILIÊNCIA, A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O CONSUMO DE ÁLCOOL

Share Embed


Descrição do Produto

RELAÇÃO ENTRE RESILIÊNCIA, A INTELIGÊNCIA EMOCIONAL E O CONSUMO DE ÁLCOOL Filipa Coelhoso*; José A. García del Castillo**; Juan C. Marzo**; Álvaro García del Castillo-López**

* Instituto Superior de Ciências Educativas, Portugal ** Universidad Miguel Hernández de Elche, Espanha

INTRODUÇÃO A investigação realizada procura estabelecer a relação entre a Resiliência, a Inteligência Emocional e o Consumo de álcool. A compreensão desta relação contribui para o desenvolvimento de ações preventivas sobre o consumo de álcool. A resiliência é o “conjunto de processos sociais e intrapsíquicos que possibilitam o desenvolvimento saudável do indivíduo, mesmo este vivenciando experiências desfavoráveis” (Pesce, Assis, Avanci, Santos, Malaquias, & Carvalhaes, 2005, p. 436) e deve ser entendida numa perspetiva dinâmica, uma vez que é mutável ao longo do tempo em relação às circunstâncias em que o individuo se encontra (Jacinto & Pereira, 2006). De acordo com Mayer & Salovey (1993) a "Inteligência emocional é um tipo de inteligência social que envolve a capacidade de controlar os sentimentos e emoções próprios e dos outros, de discriminar os mesmos e de usar esta informação para orientar o pensamento e as ações" (1993, p.433). Por sua vez, Caruso (2008) na sua conceção sobre a inteligência emocional, evoca a importância do pensamento e do raciocínio sobre as emoções, enquanto facilitadores das ações e tomadas de decisão.

ESTUDO EMPÍRICO PARTICIPANTES Participaram no estudo 313 adultos, dos quais 62,3% são do género feminino e 37,7% do género masculino, com idades compreendidas entre os 18 e os 58 anos.

HIPÓTESE A inteligência emocional e a resiliência relacionam-se negativamente com o consumo de álcool.

INSTRUMENTOS • Escala de Resiliência de Wagnild e Young (1993) • Trait Emotional Intelligence Questionnaire Short Form –TEIQue – SF (Petrides, K. V. , 2001; Petrides, K. V. & Furnham, A. 2006) • Alcohol Use Disorders Identification Test (AUDIT)

RESULTADOS ANÁLISE DE FIABILIDADE DE TODAS AS ESCALAS Escalas/Dimensões

Alpha de Cronbach

Wagnild &Young Geral

.798

TEIQue Geral

.860

AUDIT Geral

.845

ANÁLISE DE RELAÇÕES DE TODAS AS ESCALAS Dimensões

Correlação

TEIQue Geral vs Young Geral

.625

TEIQue Geral vs AUDIT Geral

-.253

Young Geral vs AUDIT Geral

-.225

CONCLUSÃO Na amostra estudada confirmaram-se as hipóteses de investigação, concluindo-se que: (1) a Resiliência correlaciona-se positivamente com a Inteligência Emocional (r=.625), o que significa que quanto maior for a Resiliência maiores são os índices de Inteligência Emocional e que, portanto, as variáveis influem construtivamente sobre os indivíduos; (2) a Inteligência Emocional e a Resiliência interferem no consumo de álcool, expressa por uma correlação negativa em que a inteligência emocional (r=-.253) e a resiliência (r=-.225) atuam inversamente sobre a ingestão de bebidas alcoólicas.

BIBLIOGRAFIA: Caruso, D. (2008). Emotions and the Ability Model of Emotional Intelligence. In R. J. Emmerling, V. K. Shanwal, & M. K. Mandal (Edits.), Emotional Intelligence: Theorical and Culture Perspectives (pp. 1-14). Jacinto, J., & Pereira, A. (2006). Resiliência. In J. Jacinto, & A. Pereira, Competências Pessoais e Sociais - Guia prático para a mudança positiva (pp. 161-172). Porto: Edições Asa. Mayer, J., & Salovey, P. (1993). The intelligence of Emotional Intelligence. Intelligence, 17, pp. 433-442. Pesce, R., Assis, S. G., Avanci, J. Q., Santos, N., Malaquias, J. V., & Caravalhaes, R. (2005). Adaptação transcultural, confiabilidade e validade da escala de resiliência. Cad. Saúde Pública, 21(2), pp. 436-448.

[email protected]

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.