Resenha - Da Fofoca à Citação

May 23, 2017 | Autor: V. Ruffatto Grego... | Categoria: Resenha
Share Embed


Descrição do Produto

RESENHA
Da Fofoca à Citação

Vanessa Ruffatto Gregoviski

No livro "Da Fofoca à Citação", publicado pelo Laboratório de Escrita no ano de 2000, a autora Ana Maria Netto Machado fala, após considerações pessoais de o quê a levou a escrever sobre o tema "citação", sobre o que é e qual a importância das citações, especialmente para trabalhos acadêmicos. A autora comenta também que apesar de ser exigido do aluno que siga à risca as normas da ABNT, não é explicado nem discutido o porquê devemos usar tais normas.
Ao tentar definir alguns momentos em que estamos em contato com a citação mesmo sem nos darmos conta a autora exemplifica entrando em várias comparações aos recortes e colagens que fazíamos no ensino fundamental. Porém, em tais situações, a citação é um plágio, mesmo que acabe por não ser condenado pelos professores que nos orientam.
Quando chegamos ao ensino superior nos deparamos com a mesma necessidade de utilizar trechos de livros para comprovar a veracidade de nossas informações, porém, precisamos começar a ter cuidado para sempre darmos referencias do lugar que foi tirado. Há uma grande diferença entre pesquisar sobre um determinado assunto e "colar recortes".
Muitos optam por mudar algumas palavras e colocar outras de uma forma mais informal para não deixar a cópia evidente, o que é comparado pela autora às fofocas. É também mencionado que a fofoca não é nada se não uma notícia anônima e sem confiabilidade. Uma cópia indevida de algum texto alheio, não deixa de ser uma espécie de fofoca, visto que não sabemos quem contou, nem sabemos a veracidade dos fatos e não temos como confirmar devido à imprecisão.
Segundo o livro "Da Fofoca à Citação", citação é a fala de um determinado autor transposta em um papel, que não deixa de ser, também, uma forma de transmitir conhecimentos.
A citação não deixa de ser também um meio de aproximar autor e leitor por meio de trechos que chamam a atenção e despertam a curiosidade, cabendo ao leitor passar tal informação adiante sem se apossar de uma ideia que não lhe pertence. Porém é um tanto quanto irreal acreditarmos que as citações serão cem por cento confiáveis e imparciais, visto que, o que é transferido para transmitir uma ideia não deixa de ser um fragmento perante toda a ideia articulada. Como a própria autora cita: "As aspas e as referências estão presentes como o atestado de que eu não plagiei e não como garantia de ter transportado a verdade da ideia citada e muito menos da intenção do autor." (p. 34).
Creio que a leitura desse texto, além de ser fácil, é fundamental por esclarecer muitas duvidas que, principalmente acadêmicos do primeiro nível, sentem ao ingressar na faculdade. O contraste entre o ensino médio e o superior é notável, visto que agora as informações devem estar claramente contidas em qualquer trabalho acadêmico. Achei importante o fato de o livro responder a questões que poucos se dão ao trabalho de tentar fazê-lo, como o porquê isso é algo significativo não só para quem escreve, mas também para quem lê.

REFERÊNCIA

MACHADO, Ana Maria Netto. Da Fofoca à Citação.
Porto Alegre: Laboratório de Escrita, 2000.












Acadêmico do Curso de Psicologia da Universidade de Passo Fundo



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.