Resenha: Novas Teorias dos Movimentos Sociais - Novas Teorias Sociais Contemporâneas dos Movimentos Sociais, de Maria da Glória Gohn.

May 29, 2017 | Autor: R. Marques Costa, MD | Categoria: Social Movements, Movimientos sociales, Movimentos sociais
Share Embed


Descrição do Produto

MESTRADO EM DIREITOS COLETIVOS UNAERP RIBEIRÃO PRETO/SP

POLÍTICAS PÚBLICAS E CONCREÇÃO DOS DIREITOS COLETIVOS PROF. DR. JUVÊNCIO SILVA

RESENHA DO TEXTO: NOVAS TEORIAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NOVAS TEORIAS SOCIAIS CONTEMPORÂNEAS SOBRE OS MOVIMENTOS SOCIAIS AUTORA: MARIA DA GLÓRIA GOHN

MESTRANDO: RODOLFO MARQUES COSTA SET/2016

Trata-se de resenha simples (sem observância estrita às normas da ABNT), sobre o texto acima referido, para a cadeira de Políticas Públicas e Concreção dos Direitos Coletivos, ministrada pelo Prof. Dr. Juvêncio Silva.

Resenha de texto

2

Novas Teorias dos Movimentos Sociais Novas Teorias Sociais Contemporâneas sobre os Movimentos Sociais Autora: Maria da Glória Gohn Mestrando: Rodolfo Marques Costa (set/2016) Em seu primeiro capítulo, a autora do texto delimita seu estudo ora resenhado, qual o seja, a necessidade de revisão do atual paradigma da modernidade baseado na razão científica, no progresso econômico e no incentivo ao consumo. Destaca, na revisão deste paradigma, outras fontes do saber, exemplificando com as artes, o feminismo, o corpo humano, a educação informal, a cultura popular, as religiões e as seitas, e, também, faz menção à colonização do hemisfério sul pelo hemisfério norte, à globalização, ao terrorismo e às redes sociais. Em seu segundo e último capítulo, a autora detecta o aumento vertiginoso de movimentos sociais, bem como que sua nova formatação. Afirma que o neoliberalismo causou aumento da miséria e do trabalho informal. Adiante, afirma que é justo que os indivíduos se expressem pela linguagem, cirando uma gramática moral, de acordo com os ensinamentos do sociólogo alemão Axel Honneth. Ainda através do mesmo sociólogo, a autora afirma que os conflitos sociais não derivam apenas de relações de poder e de capital, mas também de “fraturas morais” criadas pela privação dos direitos de determinado grupo humano, referindo um papel educativo de tais conflitos no momento em que expõem à sociedade qual o grupo de indivíduos que foi desrespeitado pelos demais. Utilizando-se do sociólogo norte-americano Jeffrey Alexander, a autora cita a por ele chamada de sociologia cultural, que trata das tensões que existem no processo de construção da solidariedade, do engajamento comunitário e do voluntariado. Prosseguindo, a autora traz a questão da democracia deliberativa e da participativa para dentro do cenário sociológico moderno, afirmando que não se pode mais excluir a democracia da ação social. E encerrando seu texto, a autora destrincha a democracia deliberativa, desta forma:

Fim.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.