RESENHA O MUNDO DE SOFIA

June 28, 2017 | Autor: Francisco Correa | Categoria: E-books
Share Embed


Descrição do Produto


UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA






RESENHA – O MUNDO DE SOFIA






















MANAUS – AM
2015

UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL - ULBRA




Trabalho apresentado a Universidade Luterana do Brasil como requisito para a obtenção de nota no primeiro período do curso de Psicologia, na disciplina Historia e Sistemas da Psicologia ministrada pela Prof. Oyama Netto.



Discente: Francisco Antonio dos Santos Correa CGU: 119317410











MANAUS – AM
2015

O autor de O Mundo de Sofia, o norueguês Jostein Gaarder, se dispôs a explicar a filosofia de uma forma mais didática e explicativa. Neste romance filosófico o leitor encontra uma história dentro da outra, que se desenrolam paralelamente e são igualmente protagonizadas por duas jovens que estão prestes a completar 15 anos, Sofia Amundsen e Hilde Moller Knag. Tudo começa quando Sofia passa a receber cartas misteriosas, de um pretenso professor de filosofia, Alberto Knox, que assume a missão de lhe iniciar nos caminhos percorridos pela Filosofia ocidental desde seu nascimento até os dias atuais.
Este contato se dá inicialmente através de cartas. O conteúdo das cartas traziam conhecimentos filosóficos sobre os filósofos naturais, pré-socráticos, medievais, modernos e pós-modernos. Para a menina, eram questões instigantes, seus professores da escola não tinham o hábito de levar as crianças a pensar. O conteúdo dos postais trás questões que deveriam interessar a todos como, por exemplo, saber quem somos e de onde viemos.
Essas e muitas outras questões têm sido pensadas e discutidas há muito tempo e as explicações variam de acordo com o contexto histórico. Assim como Sofia, também devemos procurar nossas respostas e é importante conhecermos o que foi dito em outras épocas para que possamos formar uma opinião própria. Sofia começa a ver um mundo diferente, inicia uma reflexão sobre a sua existência e a do mundo em que vive. Em uma das cartas recebidas pela jovem Sofia, Alberto também faz referência a um truque mágico onde um coelhinho branco é tirado de uma cartola preta. Assim, ele quer passar para Sofia a idéia de que também fazemos parte de um grande mistério e nos comparar ao coelho com a diferença de que, ao contrário deste, temos consciência de estarmos participando de um enigma e procuramos explicações para isso.
A grande sacada do livro é ensinar a filosofia através da literatura. É mesclar os conhecimentos a uma história empolgante. Mais tarde Alberto passa a ter encontros inusitados com a menina. Alberto se vale de todos os recursos possíveis para tornar límpidas as lições por ele ministradas, traduzindo de forma singela os pensamentos mais densos e as teorias mais herméticas.
Assim ele percorre desde a pré-filosofia, vivenciada pela Humanidade em seu estágio mítico, até o existencialismo e as diversas correntes filosóficas atuais, passando pela imprescindível filosofia grega, pelos filósofos da era medieval e do Renascimento, pelo surgimento dos racionalistas e dos empiristas, atravessando igualmente o pensamento filosófico alemão – abordando aqui especialmente Kant, os românticos, Hegel e Marx -, chegando à teoria da evolução de Darwin, à Psicanálise de Freud, até aterrissar no mundo contemporâneo.
A história paralela é introduzida em O Mundo de Sofia através dos postais misteriosos que a protagonista recebe, enviados do Líbano por um enigmático Major, Albert Knag, pai de Hilde, para sua filha, através de Sofia. A garota fica curiosa desde o início, sem compreender porque recebe estes cartões no lugar da verdadeira destinatária. Seus questionamentos entrelaçam-se com os conhecimentos que vai adquirindo em seu curso de Filosofia, o qual lhe permite ir, gradualmente, desvendando este mistério.
De uma forma genial, o autor contrapõe às estritas leis naturais da Filosofia, alicerçadas na realidade concreta, a aventura fantástica vivenciada por Sofia e seu professor, quase como se esboçasse uma relação dialética entre imaginação e realidade, Eros e Logos. É fascinante perceber como, pouco a pouco, as dimensões paralelas se entrecruzam e interagem, às vezes de forma bem sutil, outras mais explicitamente O principal ensinamento do livro é a capacidade de admirar-se pelas coisas. Não podemos deixar que a fase adulta apague o desejo de conhecer o mundo. De tentar buscar explicações sobre o sentido das coisas. Nem sempre teremos respostas satisfatórias, aliás, quase nunca teremos essas respostas. Mas,estamos buscando a verdade. Assim como os diversos filósofos desde os tempos primitivos. Fazer filosofia é como uma aventura fantástica e o livro "O Mundo de Sofia", é uma chama inicial para buscarmos a sabedoria. Gaarder também convida o leitor a vivenciar os cotidianos de Sofia e de Hilde, os quais apresentam entre si mais semelhanças que diferenças. Ao mesmo tempo, a rotina das jovens vai sendo transformada à medida que uma vai tomando conhecimento da existência da outra. A partir deste momento, tudo pode acontecer tudo se torna possível.
Um ponto que deve ser destacado do livro de Gaarder é o seu desfecho quando Hilde já estava quase no final do livro. Ela sentia que tinha aprendido muita coisa desde que começara a ler O Mundo de Sofia. Ela prosseguiu com a leitura. Sofia pegou um ônibus para voltar par casa e por coincidência sua mãe estava nele, desceram e passaram o resto do dia organizando e terminando os preparativos para a festa. Os convidados começaram a chegar. Todos estavam ansiosos pela chegada do tão esperado professor de filosofia de Sofia. Então Alberto chegou e contou a todos tudo que estava ocorrendo. Falou sobre Hilde e seu pai e que tudo que estava acontecendo e que a existência de todos que estavam ali não passara de uma brincadeira inventada para divertir Hilde no dia de seu aniversário. Os pais de Jorunn acharam aquilo absurdo e a mãe de Sofia não estava entendendo nada. Então Sofia contou-lhes que teria que ir embora com Alberto. Sua mãe, mesmo triste, aceitou e os dois sumiram pela floresta.
O contraponto a ser colocado é que Hilde refletiu sobre o que havia acontecido e ficou curiosa para saber onde os protagonistas daquela história teriam ido parar, o que realmente tinha acontecido, mas a história tinha acabado. Será que a própria Hilde agora deveria continuar a história? Então, de repente, ocorreu-lhe uma idéia: se Alberto e Sofia realmente tinham conseguido fugir da história, não poderia haver nada escrito sobre isto nas páginas do fichário. Afinal tudo que estava escrito ali era do conhecimento de seu pai. Sofia e Alberto conseguiram escapar do livro e agora estavam em outro local como se fossem almas ou espíritos.
Quando o pai de Hilde chegou ao aeroporto, encontrou várias mensagens como as que ele mandava para Sofia. Era sua filha fazendo o mesmo que seu pai fazia com os personagens, enquanto isso Sofia e Alberto estavam indo para Lillesand para a residência de Hilde. Durante este percurso eles perceberam que estavam fazendo parte de outro mundo, uma espécie de mundo da eternidade. Enquanto isso Hilde esperava o seu pai no jardim onde também já se encontravam Sofia e Alberto. Eles estavam invisíveis. Quando o Major Albert Knag chegou, deu um grande abraço em sua filha e foram jantar.
E finalmente se segue o grande desfecho. Hilde escutava atentamente seu pai falar sobre o universo. Sofia e Alberto também estavam ali, ouvindo tudo. Seu pai lhe falou sobre a teoria do Big Bang, sobre astronomia, gravidade, inércia e falou que na noite de Ano Novo antes dele viajar para o Líbano foi que decidira escrever-lhe o livro de filosofia. Enquanto isso, Alberto e Sofia, que estavam perto do lago, foram até o barco e o soltaram. Hilde não entendeu e então se lembraram do episódio do livro em que Sofia toma emprestado o bote de seu professor e resolveram nadar juntos até o barco. Sofia e Alberto já tinham ciência de que eram apenas personagens dessa historia, e o autor nos faz refletir sobre nossa existência, seriamos apenas personagens vivendo uma realidade "imposta" por um grande "escritor" e que de fato possa existir um mundo em que nossas historias são contadas e por conta disso continuemos a existir. Essas são dentre outras reflexões que o livro desperta.








Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.