Resposta a um grande amigo

July 27, 2017 | Autor: Jeferson Pereira | Categoria: Teologia, Bibliologia
Share Embed


Descrição do Produto

Resposta a um grande amigo sobre a seguinte pergunta: “Jeffão, uma dúvida. Sabemos que, pro Judeu, o Pentateuco tem hegemonia sobre os outros livros do AT. E quanto a nós, Cristãos? Há livros no NT com maior "autoridade" que os demais? Por exemplo, são os Evangelhos maiores que as cartas de São Paulo ou Apocalipse, por exemplo? Surgiu essa dúvida recentemente e eu não sabia a resposta...”

Meu querido irmão. Para uma resposta simples: Não, ainda que os judeus em algum momento tenham tratado com hegemonia ou diferença o Pentateuco – chamado por eles de Torah – de forma diferente e acima dos demais escritos, entendemos que isso é errado. É errado porque nós cristãos acreditamos que “Toda a Escritura é inspirada por Deus e útil para o ensino, para a repreensão, para a correção, para a educação na justiça”, (2Tm 3:16 ARA) Sendo assim Deus jamais iria dizer: “Olha essa parte aqui você guarda e essa daqui você pode deixar de lado. Ou ainda: Olha como isso aqui realmente é importante”. Sobre a composição da Bíblia ela é repleta de harmonia, inclusive no Cânon. Não posso deixar de enfatizar que a premissa de que “esse ou aquele livro” é mais importante, ou mais querido, parte da interpretação de texto de cada leitor. É de foro íntimo. Temos hoje, em relação ao passado, uma gama de leitores mais ampla e mais exigente também. Não podemos mensurar a espiritualidade do ser humano ainda – não que eu saiba – então não podemos saber se ele prefere alguns textos em relação a outros devido o que estes textos dizem ou se é apenas uma questão de “gosto”. Ainda falando de como esses “erros de interpretação” são problemáticos, conta “uma lenda” que certa atriz ao ser detida pela polícia militar em uma praia do Rio de Janeiro exclamou diante da negativa do policial por sua prática de “top less”: “Eu posso fazer o que eu quiser! A Bíblia diz que eu tudo posso naquele que me fortalece! Então eu posso fazer isso. Muitos querem e estão usando a Bíblia para poder encobrir a sua própria natureza pecaminosa. Ao invés de libertação e conversão, escondem-se no modismo gospel e na leitura rasa de textos profundos. As cartas de Paulo são belíssimas e elas compõe mais da metade do Novo Testamento se formos somar capítulos e versículos (atribuindo Hebreus a Paulo). Todos os leitores que passam de Atos 9 se apaixonam pela história de vida do perseguidor que se torna escravo de Cristo. Citando T.R Glover sobre a condenação do apóstolo aos gentios por um imperador romano: “Que viria o dia em que as pessoas chamariam seus cachorros de Nero e seus filhos de Paulo”. Tudo isso no final incita as pessoas de modo muito comum a dizer, meu livro preferido é 1Coríntios, e a passagem preferida é tal, etc. Se quiséssemos ressaltar a importância para um livro em comum do Novo Testamento, penso que este livro poderia ser a Epístola de Paulo aos Romanos. Lutero disse certa feita "Diese Epistel ist das eigentliche Hauptstück des Neuen Testaments und das allerlauterste Evangelium." Esta epístola é na verdade a peça principal do Novo Testamento e o mais poderoso Evangelho!

Então podemos ver que até mesmo Lutero tinha uma “quedinha” por Romanos. Mas isso não significa, propriamente, que Romanos tenha maior importância que Filemon, por exemplo. É isso meu irmão. Agora se fosse para ser mais profundo, apelaria para a Confissão de Fé de Westminster nos artigos abaixo, bem como na fala do Reverendo Antônio sobre o catecismo. Seguem ambas: "Os judeus guardavam essas escrituras com um zelo que toca as raias da superstição; seus escribas chegavam a decorar o número exato das palavras e até das letras de cada livro, e os copiavam com esmero absoluto; e as suas Escrituras contêm exatamente os livros de nosso Velho Testamento". Rev. Antônio Almeida – Curso De Doutrina Bíblica. Eu penso que os judeus, ou ainda alguns judeus; ainda que judaísmo não seja minha especialidade, possam tratar com hegemonia o pentateuco por causa de Moisés. Se você perguntar a grande maioria dos judeus quem é a pessoa mais importante das Escrituras, ele responderá prontamente: Moisés. Por que? Porque foi o único homem a estar "frente a frente" com Deus. A resposta só muda se o judeu for messiânico. O que a Confissão de Fé de Westminster diz Sobre as Sagradas Escrituras. E finalmente meu amigo, não posso deixar de compartilhar com você como eu e minha igreja vemos as Sagradas Escrituras, os grifos são meus: V. Pelo testemunho da Igreja podemos ser movidos e incitados a um alto e reverente apreço da Escritura Sagrada; a suprema excelência do seu conteúdo, e eficácia da sua doutrina, a majestade do seu estilo, a harmonia de todas as suas partes, o escopo do seu todo (que é dar a Deus toda a glória), a plena revelação que faz do único meio de salvar-se o homem, as suas muitas outras excelências incomparáveis e completa perfeição, são argumentos pelos quais abundantemente se evidencia ser ela a palavra de Deus; contudo, a nossa plena persuasão e certeza da sua infalível verdade e divina autoridade provém da operação interna do Espírito Santo, que pela palavra e com a palavra testifica em nossos corações. I Tim. 3:15; I João 2:20,27; João 16:13-14; I Cor. 2:10-12.

VI. Todo o conselho de Deus concernente a todas as coisas necessárias para a glória dele e para a salvação, fé e vida do homem, ou é expressamente declarado na Escritura ou pode ser lógica e claramente deduzido dela. À Escritura nada se acrescentará em tempo algum, nem por novas revelações do Espírito, nem por tradições dos homens; reconhecemos, entretanto, ser necessária a íntima iluminação do Espírito de Deus para a salvadora compreensão das coisas reveladas na palavra, e que há algumas circunstâncias, quanto ao culto de Deus e ao governo da Igreja, comum às ações e sociedades humanas, as quais têm de ser ordenadas pela luz da natureza e pela prudência cristã, segundo as regras gerais da palavra, que sempre devem ser observadas. II Tim. 3:15-17; Gal. 1:8; II Tess. 2:2; João 6:45; I Cor. 2:9, 10, l2; I Cor. 11:13-14.

Espero que dentro de minhas limitações possa ter lhe respondido meu irmão. É fato que minhas respostas contém a intenção de que cada vez mais Deus possa lhe levar as profundas verdades reveladas em Sua Palavra Eterna e imutável. Com votos de Paz sobre todo o entendimento e que tudo lhe vá bem, seu irmão, conservo e colaborador do Reino,

Jeferson A. Pereira.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.