RESSUSCITAR A ÓPERA DO TEJO: O DESVENDAR DO MITO

Share Embed


Descrição do Produto

MARCELO REBELO DE SOUSA

LUÍS SOARES CARNEIRO

Partindo deste interessante e oportuno estudo de Aline Gallasch-Hall de Beuvink, poderemos imaginar as poucas récitas que ali se realizaram, presididas pela Família Real, em que cada lugar marcado corresponderia à rigorosa etiqueta em vigor. E as distâncias relativamente aos soberanos e restantes membros da Familia reinante, um reflexo da importância de cada um dos membros da corte e convidados portugueses e estrangeiros. Muitos Parabéns, Querida Aline, por tão necessário e inédito livro sobre esta instituição infelizmente desaparecida na voragem do terramoto, mas tão significativa para as práticas de diversão e do protocolo da sociedade portuguesa no século XVIII. JOSÉ DE BOUZA SERRANO

ISBN: 978-989-658-372-9

9 789896 583729

Ressuscitar a

O´pera doTejo O Desvendar do Mito

R essuscitar a Ópera do Tejo

O texto de Aline Gallasch-Hall de Beuvink dá-nos um retrato actualizado, nítido mas prudente, do estado do conhecimento. E abre também a possibilidade de seduzir e envolver estudiosos de diferentes áreas a contribuírem para o prodigioso puzzle que se tem vindo a desvendar. (...) A construção de saber ganha outro sentido, o seu verdadeiro sentido, quando a informação sai do âmbito restrito dos investigadores e se alarga e difunde. Mas quando é tratada por quem, como Aline Gallasch-Hall de Beuvink, está absolutamente por dentro do problema e, ao mesmo tempo, sabe comunicar, o resultado não pode deixar de ser apaixonante.

ALINE GALLASCH-HALL DE BEUVINK

Como apreciador de ópera e curioso acerca de temas históricos, foi com prazer que li as páginas deste interessante resumo de conceituado estudo académico, com dados novos relativamente à histórica Ópera do Tejo, que durou um instante mas representou uma época e todo o seu significado cultural, político e social.

ALINE GALL ASCH-HALL DE BEUVINK

ALINE GALLASCH-HALL DE BEUVINK Professora auxiliar da Universidade Autónoma de Lisboa e a sua área de investigação é em história da arquitectura teatral e cenografia do século XVIII. Foi bolseira da FCT para o Doutoramento em História, que defendeu na Universidade de Évora em 2012, com a dissertação A cenografia e a ópera em Portugal no século XVIII: os teatros régios, 1750-1793, sob a orientação de Fátima Nunes e Rui Vieira Nery. Foi professora de História, História da Arte, Cultura Portuguesa e Brasileira na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e de História, Teoria, Cenografia, História da Arte e da Moda na Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa. É presidente-fundadora da Associação de Defesa do Património de Lisboa – ADPLx, investigadora do CIAUD da Faculdade de Arquitectura da Universidade de Lisboa e no Centro de Investigação da Universidade Autónoma de Lisboa. Tem vários artigos em revistas e publicações científicas nas suas áreas de interesse, bem como conferências em vários congressos nacionais e internacionais. Foi condecorada com a Grã-Cruz da Ordem das Bandeiras da Sociedade de Estudos de Problemas Brasileiros, da qual é também Comendadora, e recebeu a medalha “Princesa Maha Chakri”, pela Casa Real da Tailândia, entre outras condecorações.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.