Restaurante: 15 pequenos grandes erros

Share Embed


Descrição do Produto

GESTÃO NA RESTAURAÇÃO

CURIOSIDADE

RESTAURANTES

15 PEQUENOS GRANDES ERROS Quando trabalhamos na restauração, tendemos a estar tão concentrados que nos esquecemos de estar atentos ao mais importante: o cliente. E é fundamental perceber que, por vezes, mais importante do que fazer bem é não fazer mal. Para prestar um bom serviço, é bom saber o que menos agrada, para que evitemos fazê-lo ou repeti-lo. Assim, apresento em seguida situações que constituem erros básicos e podem facilmente aborrecer um cliente. 1.  Se um cliente telefona a reservar e não é atendido ao fim de três toques – ou espera mais de 30 segundos em linha –, é provável que desista.

8.  Um erro capital é servir fria a comida quente ou comida fria à temperatura ambiente. Os pratos devem estar à mesma temperatura que a comida. 9.  É desagradável quando os frascos de sal, pimenta, azeite, vinagre ou molhos estão gordurosos ou meio vazios. 10. Não ter tempos de espera razoáveis ou desadequados deixa os clientes sem vontade de voltar.

2.  O cliente detetar falta de limpeza dos espaços ou dos empregados de mesa é também um erro comum.

11. Acontece com frequência e pode ser difícil de gerir: o cliente pede algo da ementa e trazem outra coisa.

3.  Um cliente não se sente ‘acarinhado’ se não o recebem com um sorriso e um cumprimento ‘olhos nos olhos’. O mesmo acontece quando parece que os funcionários lhe ‘fazem um favor’.

12. É também desagradável quando os empregados limpam as mesas com a mão ou trapos sujos.

4. Quando, ao sentar-se, o cliente encontra migalhas, rasgões ou queimaduras na toalha ou se senta numa mesa/cadeira ‘trémula’, o restaurante fica a perder. 5.  Também não é bom se as ementas estão rasgadas, manchadas ou amarrotadas, ou são insuficientes. 6.  Três minutos sem recolher o pedido é o máximo recomendado para não deixar o cliente irritado.

13. Ou, ainda mais grave, quando um empregado é desleixado e molha, suja ou queima o cliente. 14. Pessoal de serviço que discute entre si ou conversa em excesso compromete o restaurante. 15. Para finalizar, uma noção geral de serviço: o cliente sente perfeitamente quando o empregado de mesa não ‘acompanha’ e não se preocupa, do início ao fim da refeição.

7.  Loiça lascada/suja ou um couvert que apresenta sinais de desgaste são sinais que não passam despercebidos.

nuno abranja professor universitário e especialista em turismo, hotelaria e restauração

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.