RESULTADOS E DISCUSSÃO RECONSTITUIÇÃO DE VERTEBRADOS FÓSSEIS ATRAVÉS DA PALEOARTE

Share Embed


Descrição do Produto

RECONSTITUIÇÃO DE VERTEBRADOS FÓSSEIS ATRAVÉS DA PALEOARTE Thales Henrique M. S. do Nascimento¹, Rafael c. Damasceno², Rafael M. Tavares¹, Gustavo Ribeiro de Oliveira³ 1Graduando

do Bacharelado em Ciências Biológicas, UFRPE, Recife, PE, Brasil 2Graduando da Licenciatura em Ciências Biológicas, UFRPE, Recife, PE, Brasil 3Professor Adjunto da UFRPE, Recife – PE, Brasil . e-mail: [email protected]

INTRODUÇÃO A representação esquelética e em vida de animais fósseis é de grande importância na ponte de divulgação entre a paleontologia como ciência e o publico leigo, pois é através dela que a grande maioria das pessoas desperta o interesse pelo estudo da paleontologia. Para isso é necessário que uma integração entre as disciplinas artísticas como ilustração e escultura e a científicas, tornando assim de grande importância o uso da paleoarte na reconstituição não só dos animais como também dos paleoambientes em que eles viviam e eram inseridos da forma mais cientificamente acurada possível. e correto possível (GHILARDI; RIBEIRO & ELIAS, 2007).

MATERIAL E MÉTODOS Baseado nas descrições de diversos fósseis das espécies reconstituídas, é possível reconstruir partes esqueléticas e inferir como o animal era em vida. Também foram usados como referência, animais vivos que ocupam os mesmo nichos ou tem algum grau de parentesco, de aparência e hábitos provavelmente semelhantes ao do animal reconstruído. Para a reconstrução dos modelos é impressa uma reconstrução do esqueleto do animal para manter as proporções. Foram feitos esboços do animal em vida, para servirem de guia na reconstituição. Utilizado isopor como base na estrutura de arame galvanizado para uma maior economia de material e um menor peso da escultura. Logo após foram marcadas as marcas auxiliares para a modelagem da escultura, e com o objetivo de facilitar a aderência da massa de Biscuit no isopor, ele foi selado com uma camada de cola e deixado para secar antes da aplicação da massa. No o revestimento da escultura e representação dos ossos, escamas, carapaça, plastrão, olhos, unhas e outras partes visíveis dos modelos foi utilizado massa de biscuit, modelada sobre o isopor, na representação de penas e pelo, foi utilizado pelúcia. Ao final, foram utilizadas tintas para pintura da representação do animal, utilizando uma palheta de cores semelhantes a dos animais que ocupam um nicho semelhante, mas com certa liberdade na representação.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Os modelos finais produzidos já podem ser expostos ou utilizados para fabricação de moldes(MUGNAI; SILVA & KELLNER 2007), com a diferença que quando o modelo é confeccionado com uma técnica semelhante, em plastilina (MUGNAI; SILVA & KELLNER, 2007) podem sofrer deformidades antes e após o desmolde, não podendo ser reutilizados. Devido a leveza do tipo de massa utilizada, esta técnica pode ser aplicada em peças grandes, mas com a ressalva de que as pelas devem ficar protegidas da umidade, já que o biscuit se dissolve em contato com a água.

REFERÊNCIAS GHILARDI, R. P. ; RIBEIRO, Rodolfo Nogueira ; ELIAS, F. A. . Paleodesign: uma nova proposta metodológica e terminológica aplicada à reconstituição em vida de espécies fósseis. In: Carvalho, I. S.. (Org.). Paleontologia: Cenários de vida. Rio de Janeiro: Interciência, 2007, v. 2, p. 61-70. MUGNAI, R. ; SILVA, H. P. ; KELLNER, A. W. . Aplicação de Plastilina Derretida na Reconstrução de Vertebrados Fósseis de Grande Porte. In: CARVALHO, I. de S.; CASSAB, R.C.T.; SCHWANKE, C.; CARVALHO, M.A.; FERNANDES, A.C.S.; RODRIGUES, M.A.C.; CARVALHO, M.S.S.; ARAI, M. & OLIVEIRA, M.E.Q.. (Org.). Paleontologia: Cenários de Vida. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007, v. 2, p. 191-197. MUGNAI, R. ; SILVA, H. P. ; KELLNER, A. W. . Variation of a Traditional Tecnique for Molding MediumSize Fossil Vertebrates: Applying a PVC Film. In: CARVALHO, I. de S.; CASSAB, R.C.T.; SCHWANKE, C.; CARVALHO, M.A.; FERNANDES, A.C.S.; RODRIGUES, M.A.C.; CARVALHO, M.S.S.; ARAI, M. & OLIVEIRA, M.E.Q.. (Org.). Paleontologia: Cenários de Vida. Rio de Janeiro: Editora Interciência, 2007, v. 2, p. 185-189.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.