[Resumo completo/Anais de evento] A importância da narrativa literária de Joseph Conrad à compreensão do processo histórico do Imperialismo na África. In: Semana Acadêmica de Letras UFSM 2014: letras, história e sociedade; Santa Maria. Caderno de Resumos SAL - UFSM, v. 1., p. 72.

May 29, 2017 | Autor: D. Rodrigues da S... | Categoria: English Literature, African History, Africa, Historia Contemporánea
Share Embed


Descrição do Produto

Propondo-se o diálogo entre o campo de estudos da literatura e da história, o presente estudo aborda a importância da obra literária “O Coração das Trevas” (2006) à compreensão do histórico processoimperialista que vivenciaram os africanos no final do século XIX. A obra de Joseph Conrad, considerado um dos maiores autores estilistas da literatura inglesa, é uma novela magistral sobre a África no período,conforme Hobsbawm (1989), da “Era dos Impérios” (1875-1914). Assim, partindo-se de um método de pesquisa descritivo alicerçado na revisão literária da obra em diálogo com a história crítico-social, pretende-se entender as dinâmicas que permeiam a historicidade da narrativa em um período, em que, de acordo com Baumer (1977), as teorias evolucionistas e o novo iluminismo eram a base ideológica dasociedade da época. De modo que ancoravam a máquina do capitalismo neo-colonialista europeu que buscava novas terras, fontes de matéria-prima, fiéis e mão-de-obra a baixo-custo (HOBSBAWM, 1986). Dado o exposto, argumenta-se sobre o caráter de denúncia social que permeia, em diversas passagens, a obra de Conrad (2006) através da narrativa da realidade presenciada por personagens como Marlowe Kurtz. Ademais, debate-se a vigência da atualidade da obra do escritor no que se refere ao entendimento das consequências sociais e do legado histórico do processo imperialista à África, em especial, para países como o Congo.
Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.