Resumo - Tese doutoramento

October 2, 2017 | Autor: Osvaldino Monteiro | Categoria: Education
Share Embed


Descrição do Produto

"O ENSINO SECUNDÁRIO EM CABO VERDE: TRAJETÓRIA HISTÓRICA, DESAFIOS E FORMAÇÃO (PEDAGÓGICA) DOCENTE"


FRANCISCO OSVALDINO NASCIMENTO MONTEIRO
RESUMO

Inquirir sobre a trajetória histórica do ensino secundário cabo-verdiano, propondo uma matriz holística para sua compreensão constitui elemento primordial para sua (re) configuração. Este caminho permite identificar os marcos estruturantes da sua conceção política e discursiva, destacando as suas ideias-força e as estratégias da sua atrelagem, com sucesso ou não, às visões e medidas de desenvolvimento económico e social do país. De igual modo, autoriza avaliar o grau de exequibilidade relativamente ao amontoado de propósitos, apoteosamente assumidos, em determinadas conjunturas, mas estranhamente silenciados e, algumas vezes estrategicamente recuperados. Este posicionamento constitui ponto de partida para as inovações que se pretende introduzir, pois elas não acontecerão se não se conhecer o percurso, a prática e o contexto que lhes outorgam corpo e significados.
A nível mundial, o ensino secundário tem enfrentado diversos dilemas em relação à sua configuração curricular e de programas de formação (pedagógica) docente, estes que vêm debatendo e incorporando novas competências pedagógicas. O assunto interessa a Cabo Verde, no quadro do discurso de transformação do país. A presente investigação perscrutou profundamente as implicações dessas assunções.
A nível metodológico, a investigação orientou-se pela metodologia qualitativa. Efetuou-se uma profunda exploração histórica e teórica. Aplicou-se entrevistas aos vários sujeitos da educação secundária e realizou-se um grupo de discussão com subdiretores pedagógicos das escolas secundárias do interior da ilha de Santiago.
Os resultados da investigação são vastos, pertinentes e desafiadores. Desde logo, a débil localização do ensino secundário na idiossincrasia cultural e histórica cabo-verdiana. Por outro lado, a demonstração de que o ritmo de amontoamento de atribuições ao ensino secundário não foi acompanhado pela igual capacidade de materialização dos propósitos assumidos. Ainda, a assunção de que a trajetória de formação dos docentes do ensino secundário é fragmentada, descontínua e com intermináveis contornos e debilidades de conceção científica e pedagógica, não obstante os importantes ganhos. Baseado nas lições e alguns silêncios identificados, é preciso repensar a formação dos docentes do ensino secundário. Neste âmbito, um leque alargado de competências pedagógicas foi sugerido com base no debate teórico, análise dos documentos estratégicos do país, e propostas dos entrevistados.


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.