São sabidos os problemas de saúde pública no Brasil, e você faz a sua parte?

June 9, 2017 | Autor: Natalia Galvan | Categoria: Saúde Publica, Saúde Coletiva, Saúde da família, saúde Pública, Parasitologia
Share Embed


Descrição do Produto

São sabidos os problemas de saúde pública no Brasil, e você faz a sua parte?
Tendo em vista a falta de saneamento básico em alguns lugares do Brasil, as crianças são as mais infectadas por parasitoses. A prevalência de algumas delas persistem e estão associados por diversos fatores, como por exemplo, o aumento do êxodo rural e o crescimento acelerado dos aglomerados urbanos, fazendo com que haja um aumento da probabilidade de exposição a várias doenças.
São insuficientes as referências sobre parasitoses intestinais na população em geral, especialmente o Brasil, embora essas doenças sejam relevantes na epidemiologia e na saúde pública.
Existem alguns fatores que beneficiam a prevalência das parasitoses em ambientes fechados, entre os quais se destacam a facilidade de contato inter-humano (criança-criança/criança-adulto).
A Educação Sanitária é a prática educativa que tem como objetivo ensinar a população como adquirir hábitos higiênicos que promovam a saúde e evitam doenças. E somente na década de 1980, percebeu-se certa preocupação ao termo "educação em saúde" e passou-se a ser mais propagado.
Foi revelada por meio do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) com informações do IBGE em 2008, que 34,5 milhões de brasileiros moradores de áreas urbanas não têm acesso a coleta de esgoto o que aumenta a probabilidade de infecções por parasitos.
Essas dificuldades persistem, apesar de existirem programas para auxílio no controle dessas e outras doenças nas escolas e nas comunidades.
A inexistência de condições mínimas de saneamento básico e inadequadas práticas de higiene pessoal e doméstica são os principais instrumentos de transmissão dos parasitas intestinais. Aproximadamente, um terço da população das cidades dos países subdesenvolvidos vive em condições ambientais propícias à disseminação das infecções parasitárias.
As parasitoses intestinais refletem as condições de saneamento básico, tais como tratamento de água, esgoto e lixo, habitação, higiene alimentar e inclusive educação sanitária de uma população, por isso o termo Educação Sanitária é algo evidenciado.
Nesse caso, a implantação de infraestrutura sanitária torna-se fundamental para a redução da prevalência de doenças parasitárias. A informação da população de caráter preventivo a partir de políticas de promoção da saúde, enfatizando a necessidade de informação a respeito das formas de contágio, profilaxia, diagnóstico e tratamento dessas doenças, propondo cartilhas educativas que é uma maneira de levar conhecimento, tentando a partir dessa iniciativa, suprir parte da grande necessidade de campanhas educativo-sanitárias fazendo com que possua uma diminuição dessas doenças e, com isso, melhor vida à comunidade.

Autora: Natalia Galvan
Estudante de Biomedicina


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.