Seria Þórr amarrando Fenrir no elmo de Torslunda?

October 11, 2017 | Autor: M. Alessandro Mor... | Categoria: Norse mythology, Old Norse Religion
Share Embed


Descrição do Produto

Seria Þórr amarrando Fenrir no elmo de Torslunda? Por Marcio A. Moreira Seria Þórr amarrando Fenrir no elmo de Torslunda? A maioria dos pesquisadores acredita que uma das quatro (4) chapa de Elmo encontrado em Torslunda, na Suécia, que é datado de cerca de 700 AD, representa o Deus Týr prendendo o lobo Fenrir. Mas se formos analisar com atenção veremos que se trata, na verdade, de uma representação de Þórr prendendo Fenrir. Vejamos:

1-Na imagem da chapa o personagem tem DUAS MÃOS. 2-O personagem usa uma LUVA (arma exclusivamente usada apenas por Þórr). 3-O personagem usa um CINTO (arma exclusivamente usada por Þórr). 4-O personagem usa um MACHADO (o machado e o martelo eram armas sagradas de Þórr desde a idade do bronze até a era viking). 5-O personagem tem os olhos fixos, outra das características de Þórr. 6-O poema Þórsdrápa (do ano 1000) chama Þórr de "O Apertador de Gleipnir" e, desse modo, confirmando que foi Þórr quem amarrou o lobo Fenrir. Isso faz sentido já que Týr estava com a mão dentro da boca do monstro. 7-Todas as representações de Týr o mostram com a mão dentro da boca de Fenrir, desde a idade do bronze até a era viking. É possível que Þórr por ser associado ao Hercules romano tenha inspirado essa representação de algum modo. O historiador Tácito compara Þonar, a versão antiga de Þórr, com o Hercules romano. Vale lembrar que Hercules prendeu o cão Cérbero de Hades.

1

Seria Þórr amarrando Fenrir no elmo de Torslunda? Por Marcio A. Moreira A outra hipótese é de que esse conto possa ser de origem indu-européia. Um dos nomes de Fenrir no Lokasenna verso 39 é Hróðvitnir ("Famoso Lobo"), e o nome Hróðr ("Famoso") aparece como nome de um dos inimigos de Þórr no Hymiskviða verso 11 e pode ser Fenrir também. No Lokasenna verso 58, Loki clama ser Fenrir o inimigo de Þórr no Ragnarökr e novamente isso ocorre no Völuspá do Codex Regius na estrofe 53. Alguns altares encontrados na Germânia são consagrados em honra de Hercules Magusanus (que muitos pesquisadores acreditam ser Þonar, por causa do nome de seus devotos que são de origem germânica), e parecem terem sidos erigidos por soldados batavos que serviram no exercito romano. Þonar foi representado com as características de Hercules: empunhando a maça e portando o cão Cérbero. É provável que esses germânicos sincretizaram Þonar com Hercules e o nomearam de "Hercules Magusanus" ("Poderoso Hercules") por causa da semelhança e função de ambos. A palavra "*mag" é de origem germânica e significa "poder" ou "força", porém há outros que afirmam que Hercules Magusanus é uma divindade de origem celta e romana. De qualquer forma, com certeza e sem sombra de dúvida, essa placa de elmo representa Þórr e não Týr como muitos pensam.

Texto de autoria de Marcio Alessandro Moreira (Vitki Þórsgoði). ® 2009, 2013 2

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.