Sintonizando com os ouvintes: retrato da participação dos cidadãos nos programas de opinião de pública Antena Aberta e Fórum TSF

June 15, 2017 | Autor: Fábio Ribeiro | Categoria: Radio And Sound Studies, Media Literacy, Participation, Citizenship
Share Embed


Descrição do Produto

Sintonizando com os ouvintes: retrato da participação dos cidadãos nos programas de opinião de pública Antena Aberta e Fórum TSF Fábio Ribeiro Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade (CECS) Universidade do Minho (U. Minho) Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT)

A r@dio na actualidade: a Internet como expansão natural? Discurso optimista Jon Ibarra (2007) – a tecnologia não é um armagedão: criação de novos ambientes sonoros; Laurent Gago (2004) - novo contrato sonoro entre as produções radiofónicas e os ouvintes.

Crise da rádio e a eventual morte Raul Garcés (2007) - trilogia do alarme: tecnológica, intelectual e científica. Martínez-Costa (2009) – a rádio, tal como a conhecemos, morreu.

Incerteza Reis (2011) - a Internet é apenas um laboratório, onde não há uma planificação detalhada. Convergência lenta e progressiva, numa ‘ciber-rádio’ de carácter híbrido.

A participação como género radiofónico

Mariano Cébrian Herreros (2001): Cinco géneros radiofónicos: ficção, realístico ou informação, musical, humorístico ou educacional.

Merayo Pérez, a participação como novo género radiofónico: «o género participação tem modalidades, estruturas e objectivos bem definidos, operando com outros géneros perfeitamente consolidados em muitos países. (...) Num nível básico, este género trabalha num modo complementar, através da integração num programa ou como modelo adicional (2000:223)».

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Principal questão de pesquisa: Como estão as rádios portuguesas a trabalhar no envolvimento dos cidadãos em programas de opinião pública?

Metodologia: Uma semana de observação das emissões regulares entre 11 e 15 de Abril de 2011.

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio: critérios Horário e duração das emissões Disponibilização de conteúdos pós-programa Moderação Características técnicas da transmissão Regras para participar Apelos à participação Plataformas de participação Temas e convidados Público participante

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Critérios de comparação Tempo de emissão Ambos passam nas manhãs da rádio, de 2ª a 6ª feira Fórum TSF – 10h15; 70 minutos de duração Antena Aberta – 11h05; 55 minutos de duração

Disponibilização de conteúdos pós-programa Ambos disponível no mesmo dia, ou, como máximo, no seguinte.

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Critérios de comparação Moderação/ apresentação Sempre um jornalista: Na TSF há apenas um residente, enquanto na Antena 1 a rotatividade é um pouco maior, com dois apresentadores.

Características técnicas da transmissão Antena Aberta é transmitida tanto na rádio, como na RTP N. Na TSF, o debate é apenas transmitido na rádio. Ambos usam a opção live streaming na Internet.

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Critérios de comparação Regras para participar? No Antena Aberta, não há regras conhecidas para participar. No Fórum TSF, as regras estão bem explicadas online. «-os comentários no Fórum TSF Online devem ser sempre identificados com um primeiro e último nomes; -comentários anónimos nunca serão lidos em antena; -comentários que contenham linguagem imprópria, obscena e difamatória, insultos, acusações de carácter criminal quer a pessoas quer a empresas, violações da vida privada, incitações ao ódio ou à violência ou que preconizem violações dos direitos humanos serão apagados deste espaço».

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Critérios de comparação Apelos à participação? No Antena Aberta, os apelos escasseiam e nem mesmo online eles surgem. No Fórum TSF, o apelo é mais insistente quer na emissão hertziana, quer no online - secção ‘comente aqui’.

Plataformas de participação? Antena Aberta – Telefone, email (não referido na antena, apenas surge no ecrã); Fórum TSF – Telefone, email, página do Facebook e Fórum online.

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Critérios de comparação Tópicos de debate e convidados Pontos de contacto: 3 temas dedicados à economia, 1 política portuguesa; 1 futebol. Jornalistas são o grupo mais convidado. Diferenças: Antena Aberta tem mais convidados: 13, contra 11 na TSF. Os comentadores têm mais tempo para comentar do que na TSF.

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Critérios de comparação Ouvintes-participantes: breve abordagem sociológica Números: Antena Aberta – 38 participantes Fórum TSF – 114 participantes

Profissões: Antena Aberta – empresário (5), professor (4) engenheiro e estudante (3) Fórum TSF – empresário (10), vendedor (5), em 34 profissões encontradas

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Caracterizando a participação: a descrição de algumas tendências

Naturalidade dos participantes

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Caracterizando a participação: a descrição de algumas tendências

Evolução diária do número de participantes

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Caracterizando a participação: a descrição de algumas tendências

Evolução diária do uso das ferramentas de participação # Fórum TSF

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Caracterizando a participação: a descrição de algumas tendências

Percentagem de comentários online transmitidos na antena # Fórum TSF

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Leituras finais Os programas de opinião pública analisados já perceberam que a participação de ouvintes depende para lá do telefone e apostam na vertente digital. O ritmo desta apropriação varia, contudo. Se a crise significa oportunidade e se a web-participação é realmente uma firme aposta, podemos estar a testemunhar o início de uma nova era. Os media sociais na participação: baixo custo de investimento e novas audiências.

Comparação entre dois programas de opinião pública na rádio Leituras finais O Antena Aberta é um pouco mais conservador. No Fórum TSF, o telefone já não é o único meio de interacção. O telefone ainda mantém a sua predominância, talvez por respeito ao carácter histórico que sempre ocupou na relação entre rádio e ouvintes. Os participantes não diferem muito em ambos programas: homem que participa a partir de um contexto urbano. Os convidados são maioritariamente jornalistas e académicos.

Projectos em desenvolvimento no CECS… ESTAÇÃO NET: Moldar a rádio para um ambiente web

Fábio Ribeiro [[email protected]] Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade Universidade do Minho - Braga

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.