Sistema de Rating Universitário | Indice de Desempenho Universitário

Share Embed


Descrição do Produto

SISTEMA DE RATING UNIVERSITÁRIO

02

ÍNDICE DE DESEMPENHO UNIVERSITÁRIO (IDU)

VALOR PERCEBIDO DO DISCENTE, DOCENTE E NÃO DOCENTE

Eixo de Intervenção 01

15%

O SRU É UM INSTRUMENTO DE PLANEAMENTO, GESTÃO E CONTROLO FUNCIONAL E PERCETIVO.

O SRU preconiza o desenvolvimento de inteligência dos contextos universitários no plano funcional e percetivo. Este paradigma potencia uma universidade mais sustentável, humana, eficiente, interligada e resistente à imprevisibilidade dos mercados tanto a montante como a jusante.

O SRU É UM INSTRUMENTO DE UTILIDADE PÚBLICA.

Os desafios futuros das universidades portuguesas passam pela governança estratégica, onde o diagnóstico e a monitorização humana é fundamental para gerir de forma eficiente e sustentável.Por outro lado,o SRU é,também,um mecanismo de avaliação das expetativas e perceções da comunidade em torno da intervenção das equipas reitoriais e das dinâmicas de qualquer universidade.

m modelo glob u é al, i DU I nte O

m eu . ria démica ca a um . o ã

, em ultânea detrim sim ma de cada e ento q u ção óno aç d aut

de

ão. ç a r pa m co

U contemp l a a O ID e ã o ç a i n divid stima estim u a le

o, comprova c i t s ó ção id agn e

1.

04 Projeto ÚNICO E Inovador

2.

3.

LEALDADE DO DISCENTE

Instrumento de Utilidade Pública

Eixo de Intervenção n

DESEMPENHO UNIVERSITÁRIO

03

SATISFAÇÃO DO DO DISCENTE, DOCENTE E PESSOAL NÃO DOCENTE

ex. Modernização dos Serviços Informáticos

37%

ex. Renovação de Equipamentos Informáticos

MODELO DE DESEMPENHO UNIVERSITÁRIO

METODOLOGIA DE INVESTIGAÇÃO O modelo de investigação do SRU | IDU assenta na teoria da escolha racional que coloca a ênfase em variáveis como racionalidade, escolha, incerteza e informação.

A metodologia de investigação é do tipo explicativa,cuja amostra probabilística estratificada participa no preenchimento de um inquérito longitudinal do tipo painel. Em muitos países, os paineis funcionam como um termómetro sobre as prestações de pessoas e organismos. A compreensão das mudanças entre momentos de monitorização permitem compreender a percepção pública das intervenções e realizações universitárias no plano da comunidade académica.

Expetativas dos Discentes, Docentes e Pessoal não Docente

O discente, docente e pessoal não docente selecionado e integrado num painel de sujeitos, preencherá, semestralmente, um inquérito presente na plataforma informática, por acesso remoto desde qualquer computador ligado à rede. Podemos, também, desenvolver instrumentos de diagnóstico, análise e compreensão por medida para qualquer especificidade local, circunstancial ou mesmo episódica. Desta forma, os instrumentos a incluir em cada plataforma podem ser específicos e adaptáveis às mais diversas pretensões das universidades.

Desempenho Organizacional e Qualidade Percebida

Satisfação com a Equipa Reitoral

Satisfação com os diferentes Eixos de Intervenção

Intenção de Inscrição noutros Ciclos de Estudos

Satisfação dos Discentes, Docentes e Pessoal não Docente

Valor Percebido

Intenção de Renovação da Matrícula

Lealdade do Discente

U oferece cap a c i d a O ID d e s

No IDU, a comunidade académica é definida como qualquer discente inscrito, docente no ativo ou pessoal não docente que trabalha diariamente na instituição. É importante que todos os membros participantes no painel sejam membros ativos e conscientes da realidade universitária.

A abordagem estrutural consiste na atribuição de uma ponderação aos vetores de intervenção de política universitária, cuja concretização no tempo é valorizada entre a nossa equipa e a universidade em causa,cruzando essa realidade com a perceção da comunidade académica perante as realizações da equipa reitoral.

O apuramento deste indicador é conseguido a partir das ponderações e da execução das linhas e ações programáticas das equipas reitorais, bem como do valor percebido e satisfação pelos discentes, docentes e pessoal não docente e da lealdade do discente em relação à universidade.

O IDU explica e quantifica as causas dos valores dos diferentes índices, discrimina os resultados da gestão universitária e compara índices dos diferentes agregados e variáveis por serviço, departamento, escola/faculdade ou universidade.

A opção pela estimação simultânea permite obter estimadores mais eficientes e precisos das variáveis endógenas do modelo e,em particular, dos índices de satisfação da comunidade académica.

GALVÃO MEIRINHOS & ASSOCIADOS LDA AUDITORIA E CONSULTORIA PÚBLICA E EMPRESARIAL TODOS OS DIREITOS RESERVADOS. EDIÇÕES GALVÃO MEIRINHOS. ISBN 978-989-8715-20-3.

ex. Reabilitação de Edifícios Pedagógicos

55%

(Ação 1...Ação n)

01

75%

Ponderação dos Eixos de Intervenção

(Ação 1...Ação n)

25%

Instrumento de Planeamento, Gestão e Controlo

ex. Programa de Investigação

Eixo de Intervenção 02

10%

50%

U é, simultaneam D I O a de avaliaçã ent o da e, m e t sa sis

e gestão univ delo d mo da comunida ersitá d e um isfação a t

ístico. abil rob

ural, longitud t u r t s inal r, e o ep d a r g

s t i e ma d S o d s e e R d a

O SRU é um modelo de análise e uma plataforma digital mediadora da relação construtiva entre a universidade e a comunidade académica. Nesse sentido, o sistema contempla uma abordagem objetiva de apuramento e quantificação do desempenho universitário e das realizações da equipa reitoral.Paralelamente,tem lugar a auscultação da comunidade académica na ótica do discente, docente e pessoal não docente. Esta dimensão é conseguida pela participação dos vários coletivos académicos na avaliação das concretizações da equipa reitoral, bem como na avaliação do valor percebido e satisfação dos discentes, docentes e pessoal não docente.

57%

(Ação 1...Ação n)

e r s v i itário n U g n i t a

Q u a l i d

O SISTEMA DE RATING UNIVERSITÁRIO (SRU) É UM PROJETO ÚNICO E INOVADOR NO PLANO NACIONAL E INTERNACIONAL.

Concretizações Universitárias segundo o Plano Estratégico

A amostra aleatória estratificada é o resultado do processo de amonstragem baseado na aplicação das categorias de membros, por forma a que todos os resultados possam ser extrapoláveis e representativos da população universitária. O questionário adoptado contém mais de 50 questões de resposta fechada, associadas à estimação das variáveis do modelo geral de satisfação. A adequação do questionário será sempre testada através do lançamento de um inquérito piloto a um número reduzido de membros da comunidade. A resposta às questões é dada numa escala de 1 a 10 com a seguinte interpretação: avaliação negativa (resposta igual ou inferior a 4); avaliação neutra (resposta entre 4 e 6); avaliação positiva (resposta superior a 6 a 8); avaliação muito positiva (resposta superior a 8). Como forma de estimular a resposta consciente e assertiva, a universidade deverá premiar os membros do painel com entradas em eventos, conferências, visitas, entre outros meios julgados convenientes. Convêm não esquecer que, o preenchimento consciente e regular dos inquéritos são tarefas importantes que devem ser premiadas, dado que o valor dessa informação é consideravelmente superior a qualquer benefício oferecido pela universidade.

Recomendação da Universidade Notoriedade, Imagem e Reputação da Universidade

Satisfação com os Serviços Universitários

Satisfação Global com a Universidade

Reclamação e Queixa da Universidade

MODELO GERAL DE SATISFAÇÃO DO DISCENTE, DOCENTE E PESSOAL NÃO DOCENTE

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.