Solucoes Aplicacoes e Ferramentas B2B

May 26, 2017 | Autor: Carlitos Chitsumba | Categoria: B2B E-Commerce, Comercio Electronico, E-Commerce
Share Embed


Descrição do Produto

Vantagens do marketplace
Não é necessário se preocupar com a divulgação do produto, pois existe toda uma estrutura de comunicação que faz esse trabalho.
Os gastos com parcelamento de compra, logística, atendimento, pós venda e troca ficam todos por conta do Markeplace.
Outra vantagem é que o consumidor conta com a facilidade de encontrar todos os produtos que ele precisa em um mesmo local, além de sentir-se mais seguro em realizar a a compra em sites conhecidos e consolidados no mercado.

Principais utilizações de e-Procurement
O e-procurement representa uma parte vital da gestão da cadeia de distribuição tendo em vista que a compra de suprimentos e matérias primas pode se tornar uma "pedra no sapato" para empresas que trabalham com manufatura. Sem um fluxo regular e confiável de matéria-prima o processo produtivo pode entrar em colapso com atraso na produção e entrega, devolução de mercadorias, entre outras dificuldades. Dessa forma, é necessário a certeza de que o e-procurement de uma empresa seja o mais eficiente e confiável possível. Também nas situações nas quais as ordens de compras não estão sendo realizadas no tempo adequado e as datas de envio e entrega não seguem os padrões de eficiência aceitáveis, o e-procurement pode ser uma ferramenta fundamental para o aprimoramento da logística na empresa.

Diferentes tipos de e-Procurement
Web-based ERP (Entrerprise Resource Planning)- Soluções ERP de empresas tais como SAP, AG, ORACLE, entre outras, elaboradas para otimizar o planejamento de recursos de uma empresa. Em termos de processo de manufatura, elas podem gerar o agendamento de compras visando um ciclo ideal de produção;
E-Sourcing- Trata-se do uso da Internet para a identificação de novos fornecedores. Também conhecido como leilão reverso, o e-sourcing é o método pelo qual as empresas podem utilizar o seu processo de compra online com o objetivo de contatar um número maior de fornecedores do que seria possível no canal tradicional. O maior benefício do e-sourcing é a competição entre os fornecedores que dão lances acompanhados do detalhamento do serviço que se comprometem a executar. Aos compradores cabe a tarefa de selecionar a melhor oferta.
E-Informing- O e-Procurement pode ser utilizado para a simples missão de trocar informações de compras entre vendedores e compradores. O uso da tecnologia da Internet, como o email, em substituição aos tradicionais métodos de comunicação pode facilitar imensamente o processo de
montagem de um banco de dados de fornecedores.

Vantagens do e-Procurement
 Redução de custos - Imagine, enviar um orçamento, por telefone, ou fax e calcule o valor das ligações no final do mês. Digamos que esteja enviando suas cotações por e-mail, que já seria uma vantagem, mas para elaborar uma planilha teria imprimir as cotações. Agora faça um cálculo do palel e da impressão.
Agilidade nas compras - Este é mais simples, é só que o tempo que o comprador perderia digitando os valores das cotações no sistema, quem fez isso foi o próprio vendedor, lá no fornecedor.
Ganhos financeiros - É absolutamente concreto, que aumentará os ganhos financeiros, pois o fornecedor se esforçará, para cotar o menor preço e desativa o vício de ligar depois para negociar, ou chorar as migalhas, para obter o preço do concorrente.
Segurança - É evidente a desconfiança no setor de compras, pelas ações de maus profissionais que se infiltram em algumas algumas empresas.

Desvantagens e-Procurement
Quanto ao software de e-procurement : problemas de integração com os sistemas existentes; falta de padrões para desenvolvimento de software voltado a e-commerce;
Falta de fornecedores com acesso ao sistema de procurement da empresa;
Portais de troca: não há número suficiente de fornecedores para criar um Marketplace eficiente: hesitação por parte de fornecedores em participar de portais de procurement com foco em preço baixo; 
Leilões virtuais: desconforto com relação a leilões em contraposição aocomprometimento que resulta em relações de parceria e colaboração entre fornecedor comprador; pressão sobre preço, o que pode diminuir qualidade e serviços de garantia;
Inabilidade em identificar itens adequados para leilão
RFI (Request for Information )
A Request for Information (RFI) é um processo de negócio padrão utilizado pelos clientes para coletar informações por escrito sobre as capacidades de vários fornecedores, que irá informar melhor as decisões de compra.
RFI – Request for Information tem por objetivo conhecer soluções de mercado para atendimento à necessidade do Banco em adquirir solução de software de Automação Bancária Multicanal, doravante referida simplesmente como Automação Bancária.
É um padrão de negócios processo cujo objectivo é recolher informações por escrito sobre as capacidades de vários fornecedores. Normalmente, segue-se um formato que pode ser usado para fins comparativos.
E-procurement

E-Procurement é compra de bens e serviços, por meio da Internet sendo que o e-procurement pode ser implementado através de um processo manual ou usando um software de gestão do tipo ferramenta de ERP.
E-procurement ( electrónica de contratos, por vezes, também conhecido como troca de fornecedor ) é o business-to-business ou business-to-consumer ou business-to-government compra e venda de suprimentos,trabalho e serviços através da Internet, bem como outros sistemas de informação e de redes, tais como intercambio eletrónico de dados e planeamento de dados e planeamento de recursos empresariais. 
Desvantagens de EDI

Contrastado com XML, o que não é estritamente padronizados, muitos consideram EDI ter muitos padrões.
Existem vários organismos de normalização que desenvolveram 'formatos de documento padrão "para a EDI, que pode causar problemas com compatibilidade de cruz.
Estes organismos de normalização também empurrar padrões revisões anuais que poderia causar problemas se você tiver uma versão mais recente de um documento de um parceiro de negócios.
sistemas de EDI são extremamente caros que torna difícil para as pequenas empresas a implementar.
Muitas grandes organizações só irá funcionar com outras pessoas que utilizam EDI. Isso pode limitar o negócio pequenas empresas são capazes de fazer com essas organizações e parceiros comerciais limite.

Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) - EDI
Electronic Data Interchange (Intercâmbio Eletrônico de Dados) - EDI significa troca estruturada de dados através de uma rede de dados qualquer.
Segundo Turban et al, a EDI pode ser definida como o movimento eletrônico de documentos padrão de negócio entre, ou dentro, de empresas.
EDI (Electronic Data Interchange) é o escritório sem papéis de hoje em dia. O intercâmbio automático e estruturado de dados entre sistemas informáticos, sem nenhuma intervenção manual, permite transacionar processos num tempo mínimo. Graças a este programa, estará sempre atualizado numa questão de segundo.
É a troca de documentos via sistemas de teleinformática entre duas ou mais organizações de forma padronizada. Tem como um dos principais objetivos, ao substituir o fluxo de papéis entre elas, agilizar e reduzir os custos dos processos mercantis.

A base do EDI

Segundo Rawlins, os padrões de protocolos de comunicação EDI geralmente fornecem três serviços chave para trocas aplicação-a-aplicação:
Contexto-através do uso de documentos de negócio identificáveis.
Semântica-um método para perceber o significado dos dados, usando dicionários de dados e de segmentos e descrições dos conjuntos de transações. Se um erro de semântica é feito em Português normal, as palavras corretas são utilizadas mas o significado será errado.
Sintaxe-através dos tipos de dados e regras padronizáveis, o que permite que os itens de dados sejam empacotados em mensagens. Um erro de sintaxe em português é, por exemplo, se uma palavra é mal pronunciada ou se a estrutura da frase está incorreta.

Vantagens do EDI
Várias tecnologias de transmissão de dados são utilizadas para transporte das mensagens de EDI. Algumas empresas criaram uma infra-estrutura proprietária para troca de dados com seus fornecedores e distribuidores. Outras utilizam os serviços de infra-estrutura de VAN, com a diferença que utilizando VAN as empresas deixam de gastar com Hardware, Software, Treinamento com Mão-deObra, Roteadores, Antivírus, Firewall sem correr o risco de obsolência tecnológica.
Com o objetivo de redução dos custos de comunicação a nível nacional e internacional as empresas irão utilizar a Internet como meio de transporte das mensagens EDI, utilizando mecanismos de segurança para proteger a confidencialidade dos dados.
EDI proporciona economia de custos através da redução de papel e eliminação de processamento de papel.
Economia de tempo e repetição eliminando outros benefícios da redução no processamento de papel.
Os documentos podem ser transferidos mais rapidamente e erros de processamento pode ser reduzida permitindo negócios a ser feito de forma mais eficiente.
Processamento mais eficiente provavelmente vai levar a melhor atendimento ao cliente, que acabará por expandir a base de clientes.

RFI (Request for Information )
 Em alguns casos, todo o processo é feito on-line com respostas como documentos digitalizados ou PDF PDF arquivos enviados para o servidor;em outros casos, ou por razões legais, uma resposta deve ser enviada em forma impressa e / ou no disco de CD / DVD ou unidade flash por correio ou serviço de entrega.

Um RFI é usado principalmente para reunir informações para ajudar a tomar uma decisão sobre quais as medidas a tomar em seguida. RFIs são frequentemente usado em combinação com o seguinte: 
Solicitacao de propostas (RFP),
Pedido de Concurso (RFT)
Solicitacao de Cotacao (RFQ).
RFQ (Request for Quotation)

É um padrão de negócios de processo cujo objetivo é convidar fornecedores em um processo de licitação para licitar específicos produtos ou serviços. 
Um RFQ normalmente envolve mais do que o preço por item. Informações como condições de pagamento, nível de qualidade por item ou contrato de comprimento pode ser solicitado durante o processo de licitação.
Um RFQ permite que diferentes empreiteiros para fornecer uma cotação, entre os quais o melhor será selecionada. Ele também faz com que o potencial de licitação muito maior, uma vez que os fornecedores poderiam estar certo de que eles não são os únicos que oferecem para os produtos.
RFP (Request for proposal)

É uma solicitação, muitas vezes feita através de uma licitação de processo, por uma agência ou empresa interessada em aquisição de uma mercadoria,serviços ou bem valioso, aos potenciais fornecedores a apresentar propostas de negócios. É submetido início no ciclo de aquisições, quer no estudo preliminar, ou fase de aquisição.
Em princípio, uma RFP:
Informa fornecedores que uma organização está olhando para adquirir e incentiva-los a fazer o seu melhor esforço.
Exige que a empresa para especificar o que se propõe a comprar. Se a analise dos requisitos foi preparado adequadamente, pode ser incorporada muito facilmente no documento pedido.
Alerta fornecedores que o processo de seleção é competitiva.
Permite uma distribuição ampla e resposta.
Garante que os fornecedores respondem factualmente às necessidades identificadas.

Exemplos de marketplaces

Exemplos de marketplaces
Tipos de marketplaces

Os e-marketplaces podem facilitar negócios entre:
Empresas (B2B - Business to Business);
Empresas-Consumidores (B2C - Business to Consumer) (ex: website de vendas da HP)
Consumidores-Consumidores (C2C - Consumer to Consumer) (ex: site da Ebay)
Empresas-Governo (B2G - Business to Government);
Governo-Cidadão (G2C - Government to Citizen) (ex: pagamento via Internet de Taxas em Mocambique )
Nestas lojas virtuais, o consumidor interessado em comprar algum produto ou serviço pode consultar um catálogo online, fazer encomendas, transações financeiras, consulta ao processo de compra .

As transações são processadas pelo operador do marketplace, que depois repassa a percentagem do valor das vendas combinada para o lojista. O armazenamento e a logística de entrega ficam sob responsabilidade da empresa que comercializou os produtos vendidos através do marketplace.

Desvantagens do Marketplace

Umas das principais desvantagens é que sua marca pode acabar em segundo plano, já que os Marketplaces divulgam todos os produtos com o próprio nome. Além disso, como a ideia é oferecer sempre o menor preço, é necessário sempre baixar a margem de lucro. Como a comissão gira em torno de 15% a 20% da venda do produto, em muitos casos o negócio pode não ser tão vantajoso.
Optar por essa alternativa de venda requer muita pesquisa e planejamento. Verifique quais são as necessidades do seu e-commerce e faça a melhor escolha.

Diferença entre uma RFI, uma RFP, e um RFQ

A Request for Information (RFI) é usado quando você pensa que sabe o que quer, mas precisa de mais informações dos fornecedores. Ele irá tipicamente ser seguido por um PDO ou RFP.
UMA Request for Quote (RFQ) é comumente usado quando você sabe o que quer, mas precisa de informações sobre como os fornecedores iria atender às suas necessidades e / ou quanto vai custar.
UMA Request for Proposal (RFP) é usado quando você sabe que tem um problema, mas não sei como você deseja resolvê-lo.Este é o mais formal da "Solicitação de" processos e tem regras dos contratos rigorosos para conteúdo, cronograma e fornecedor respostas. 
E-marketplace

E-marketplace (acrónimo da sigla inglesa Electronic Marketplace ) é um espaço virtual onde se faz comércio eletrónico no sentido mais amplo.
Marketplace é um local onde se faz comércio de bens e serviços. A palavra é uma junção dos termos ingleses market, que significa "mercado" e place, que significa "lugar". O mercado pode acontecer em um espaço físico (real) ou em um espaço virtual.
E-marketplace, também conhecido como loja virtual, comércio virtual ou comércio eletrônico, é um espaço virtual onde produtos e serviços são oferecidos aos consumidores utilizando a Internet. O meio privilegiado para os e-marketplaces é a internet.

Exemplo de E-marketplace

Marketplace em Smartphones

Nos aparelhos celulares que suportam o recurso de lojas virtuais,marketplace é o local no qual os desenvolvedores disponibilizam para os usuários aplicações que podem ser gratuitas ou não.
São exemplos de marketplace: Android Market, Apple´s iPhone App Store, Windows Mobile Marketplace, etc.


AMPLIAÇÃO DE MERCADO
Chegue onde sua força comercial não chega. Venda para qualquer lugar, de acordo com as políticas, regras tributárias e fiscais.
SOLUÇOES

REDUÇÃO DE CUSTOS
Reduza o número de visitas, dando autonomia aos seus clientes para comprarem a hora e como quiserem.

ELIMINAÇÃO DE RETRABALHO
Integra os canais e os sistemas de gestão de sua empresa e elimina a redigitação de pedidos e erro nas informações.
SOLUÇOES
SOLUÇOES

OTIMIZAÇÃO DE PROCESSOS
Estabeleça ou integre suas políticas e regras comerciais e tenha elas disponíveis para todos os seus canais.
Universidade Zambeze
Faculdade de Ciencias e Tecnologias
Engenharia Informatica 4 Ano
Comercio Electronico
Solucoes , Aplicacoes e Ferramentas B2B
Discentes:
Carlitos Joao Fainda Chitsumba
Cesar Antonio Samuge Fijamo
Josue Tiago Mazive Junior
Mussa Suale
B2B
Vantagens do marketplace
O grande diferencial do marketplace é ter vantagens para todos os envolvidos consumidor, lojista e operador do marketplace. O pequeno comerciante precisa de tráfego para sua loja virtual, fator crucial para que ele consiga vender. Sendo pequeno e pouco conhecido, o Marketplace fornece respaldo de marketing e publicidade e este tráfego de potenciais clientes. Isso significa aumento da visibilidade dos produtos e menor investimento em marketing para alavancar as vendas.
Acompanhando as métricas da "loja virtual", é possível identificar melhores práticas, tendências e soluções para problemas que possam estar afetando o desempenho do negócio.
Para o operador do marketplace, este modelo de negócio impulsiona as suas receitas através do comissionamento recebido pelas vendas; a variedade de produtos ofertados estimulam a compra; o ticket médio da loja aumenta; e é mais fácil fidelizar os clientes.
Já o consumidor encontra produtos de diversos segmentos em um só local, agregando valor à experiência de compra; tem acesso a preços mais competitivos; pode comprar em diferentes "lojas", pagando pelos produtos em uma única transação.

Aplicações e ferramentas de e-commerce B2B.

Fonte: Adaptado de Novaes (2015); Turban e King (2004); Albrecht, Dean e Hansen (2005) e E Business Brasil (2006)
Solucoes,Aplicacoes e Ferramentas B2B

B2B (Business to Business) é a sigla utilizada no comércio eletrônico para definir transações comerciais entre empresas. Em outras palavras, é um ambiente (Plataforma de E-Commerce) onde uma empresa (indústria, distribuidor, importador ou revenda) comercializa seus produtos para outras empresas. A natureza dessa operação pode ser revenda, transformação ou consumo.
Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
8/16/2016



18
Além de reunir informações básicas, uma RFI é frequentemente utilizado como uma solicitação enviada para uma ampla base de potenciais fornecedores para fins de mentes condicionado fornecedores ", estratégia de desenvolvimento, a construção de um banco de dados, e preparam-se para uma RFP, RFT, ou RFQ.
RFIs reduzir o tempo e os custos envolvidos na avaliação de potenciais fornecedores e ajudar a garantir que a oferta participantes estão diretamente alinhadas com as necessidades da empresa compradora. O seu principal objectivo é determinar quais os fornecedores devem receber uma RFP ou RFQ.
Além de reunir informações básicas, uma RFI é frequentemente utilizado como uma solicitação para uma ampla base de potenciais fornecedores para o propósito de desenvolver a estratégia, a construção de um banco de dados, e se preparando para uma RFP ou RFQ.

20
Em alguns casos, todo o processo é feito on-line com respostas como documentos digitalizados ou PDF arquivos enviados para o servidor; em outros casos, ou por razões legais, uma resposta deve ser enviada em forma impressa e / ou no disco de CD / DVD ouunidade flash por correio ou serviço de entrega.

21
é geralmente esperado para seguir um processo de avaliação e selecção estruturada, para que uma organização possa demonstrar imparcialidade - um fator crucial para aquisições do setor público.

22
O mercado é muito dinâmico, muda a cada piscar de olhos, procure ser ativo quanto as mudança, independente do porte de sua empresa e do ramo de atividade, que ela exerce dentro do mercado. A implantação de sistemas modernos e tecnológicos, contribui para a redução de custos, organiza e compacta dados e aumenta a produtividade dos colaboradores. Escolha o sistema adequado, que se encaixe nas características de sua empresa.
sistema e-procurement, software para o departamento de compras, sistema web e ERP, sistema de compras, sistema de estoque, sistema integrado de cotação,

17
Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
8/16/2016


"
"
Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
8/16/2016


"
"
Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
8/16/2016


Tradicionalmente, os e-Markeplaces destinavam-se apenas ao modelo de negócio B2B (entre empresas), na procura de fornecedores (e-procurement) e divulgação de bens e serviços através de portais segmentados. Actualmente, os modelos de negócio dos e-Maketplaces existentes também abrangem os consumidores e o governo.
24
Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique no ícone para adicionar uma imagem
Clique para editar os estilos
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Faça clique para editar o estilo
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
8/16/2016


Clique para editar o estilo
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar os estilos
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
8/16/2016


O E-marketplace pode ter vários níveis de interatividade: consulta de catálogos (promoção institucional de empresas e produtos / serviços); encomendas online; transações online; integração de processos de negócio; etc.

30
8/16/2016


Clique para editar o estilo
Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível
Clique para editar os estilos
8/16/2016



16/08/2016

Clique para editar os estilos
Segundo nível
Terceiro nível
Quarto nível
Quinto nível



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.