Sustentabilidade

June 4, 2017 | Autor: João Carneiro | Categoria: Ecology, Sustentabilidade, Tecnologia em construção civil, Ecología
Share Embed


Descrição do Produto

Sustentabilidade
Com certeza um dos termos mais notáveis em nossa sociedade, com diversas maneiras e formas, mas mostra-se distante de nossa realidade, mas o objetivo deste, é informar e também trazer essas ideias para nosso cotidiano.
Atualmente sustentabilidade, é um assunto notório dentre mídias e projetos acadêmicos que se voltem para o mesmo, mas afinal, o que é sustentabilidade? Talvez um melhor esclarecimento sobre, seria bom uso dos recursos naturais do planeta, provindo da palavra sustento, é uma ideia da qual temos de dar suporte ao planeta, de forma que, é considerável que seja quase impossível não destruí-lo, então ao menos reduzir essa agressão, e também reconstruir aquilo que já foi destruído anteriormente por nós mesmos e nossos antecessores.
Ser Sustentável
A proposta primordial da sustentabilidade, é o "ser sustentável", ou seja, olhar para si, e ver quais mudanças em sua vida pode ajudar a não destruir a natureza, ou ao menos, buscar medidas para uma destruição menor, como já foi citado.
Esta ideia tem início no consumo consciente, onde olhamos ao nosso consumo básico, as marcas e produtos, se preocupando de forma mais abrangente à saúde do ser humano, e do animal, considerando também a situação dos trabalhadores.
Tendo em vista, que o controle da economia está na mão dos consumidores, fazendo com que, a mudança em nossos hábitos de maneira mais ampla, de forma sistemática, mudará nossa economia e com isso, de forma gradual as formas de produção e condições trabalhistas, gerando um ciclo, do qual trará grandes conquistas.
Dicas para ser sustentável de forma simples e eficiente
Mas as ideias sustentáveis, não limitasse no teórico, e na ideia de consumo, é algo muito mais amplo, do qual podemos mudar dentro de nossas residências.
Ainda na ideia de consumo, mas agora de forma prática, há a ideia de produtos de limpeza biodegradáveis, feitos de maneira simples de forma artesanal caseira como a mistura de sódio, limão e vinagre para a substituição dos produtos de limpeza tradicionais que muitas vezes são tóxicos para o meio ambiente, mas por muitas vezes, não nos resta tempo ou ao menos é uma opção mais cômoda a compra, por isso existe os produtos livres de fosfato em sua composição, e fazendo esta aquisição seletiva já estará fazendo sua parte.
Outra questão já amplamente citada em mídias e até banidas dos supermercados em alguns lugares, são as sacolas plásticas e/ou mesmo as de papel, o descarte inconsciente das sacolas plásticas, ocasiona a morte de muitos animais, além do fato de poluírem e terem uma longa degradação, da qual, apontam estudos chegar e até passar de 100 anos. Já no caso da sacola de papel apesar de biodegradável possui desvantagens ambientais e econômicas em sua fabricação. Com isso, as sacolas de pano ou retornáveis, mostram-se as melhores e as mais ambientalmente conscientes soluções para locomoção das compras.
Também há o consumo inevitável do papel, em suas diversas funcionalidades, muitas vezes indispensáveis em nosso dia-a-dia, então é responsabilidade do "ser sustentável", uma consciência na origem desde papel, do qual, o papel reciclado é a melhor opção, poupando energia em sua fabricação, e preservando nossas florestas.
Os materiais plásticos, muito usado como garrafas e copos, pelo fato de serem impermeáveis, podem ser reutilizados por vezes, e quando não há essa alternativa, o mais viável é a busca por materiais mais duráveis, ou seja, em vez de utilizar canecas para tomar água.
Outra questão é a diminuição do ato de abrir a geladeira, do qual poupa significativa energia, no caso da água gelada, o uso de garrafas térmicas e cubos de gelo, garantem água gelada para um dia inteiro. Ainda sobre geladeira, quando os ingredientes da receita estão armazenados na mesma, busque retirar todos de uma vez, e assim poupar algumas aberturas.
Mantendo-se na ideia de consumo de energia, é possível poupar energia, apenas afastando o fogão da geladeira, pois a geladeira gasta energia para manter sua temperatura, e com o calor do fogão, este gasto é ampliado, também é importante buscar os eletrodomésticos com selo A da Procel, da qual qualifica a eficiência de cada um deles na questão energética, ser seletivo na questão da iluminação, fazendo a aquisição de lâmpadas fluorescentes no lugar das tradicionais incandescentes, também colabora com um menor uso elétrico, economizando energia e dinheiro além do desligamento do ar-condicionado, bem como, o uso de ventiladores, dos quais são muito mais econômicos.
Ser consciente na questão da locomoção é de extrema importância, já que um dos maiores poluidores do mundo são os automóveis, por isso, ao adquirir um carro optar por modelos menos poluentes, ou seja, carros flex ou movido a etanol, e também há o fato de que carros menores e de motor 1.0 poluem menos, e manter o carro em boas condições mecânicas, ou mesmo priorizar os transportes coletivos, ou ainda melhor, andar à pé e de bicicleta, que além de sustentáveis fazem bem à saúde.
Na hora de cozinhar, aproveite o calor, usando as tampas, e de prioridade para panelas de pressão, das quais, propõe uma grande economia de tempo e gás. O fogo brando é o mais válido, já que a temperatura da água não passa de 100 ºC em panelas comuns.
Além disso é hábil citar que é importante ser seletivo enquanto as carnes, já que a carne vermelha, é uma das maiores emissoras de gases e necessitar de grande quantidade de água em sua produção, por isso, é válido que optamos por outro tipo de carne. E também a preferência por frescos orgânicos que respeitam os ciclos de vida dos animais, vegetais e do solo, que não contaminam o solo e são saudáveis, ao invés de congelados, das quais são mais caras, e consomem maior energia em sua produção ou enlatados que vem a gerar os resíduos.
Já no descarte, optar pela compostagem de alimentos e sobras orgânicos, fazendo com que qualifique seu jardim, e não sature os aterros sanitários. É importante colocar a ideia de que, a coleta seletiva dos materiais recicláveis é o melhor fim ao seu lixo. Outro fator, é o descarte de óleo de cozinha e pilhas, das quais devem ser feitas em locais adequados, ou seja, postos específicos para seu descarte consciente.
No fator tecnológico, usufruir do online para trabalhar, fazer vídeo conferencias e estudar é fato, moderno e sustentável, já que deixará de fazer o uso de transportes poluentes populares, como carros e ônibus, além da economia que se faz, por este não uso.
Uma ideia que une a solidariedade e a sustentabilidade, é através da doação de roupas, sapatos e acessórios do tipo, organizando sua residência, e proporcionando uma real funcionalidade dos mesmos.
Outra dica é trocar o vaso sanitário comum, por um com acionamento duplo, utilizando menos água para resíduos líquidos e uma quantidade maior para resíduos sólidos, significando uma encomia real de 36 litros de agua por dia em uma residência com três pessoas.

Placas de Energia por Fotovoltaica
Fazendo a geração de energia elétrica de forma eficiente e barata, ela tem seu principal empecilho enquanto ao custo elevado e variável, já que levará em consideração o tamanho da produção. Mas tem uma rentabilidade considerável, já que há a questão da independência das redes de distribuição, com isso gerando uma economia mensal, ou até mesmo a venda da energia saliente para as mesmas redes, e com isso gerando lucro. Outro fator notório, é a valorização residencial, da qual, faz com que sua residência tenha um grande diferencial e com isso tenha valor acentuado.
Telhado Verde
Fornecendo uma gama de diferenciais, como conforto térmico, melhor retenção de águas pluviais, um melhor isolamento acústico, além dos fatores estéticos, que valorizam sua residência, mas necessitam de manutenção e cuidados contínuos. A relação de custos médios é de aproximadamente R$ 100 – R$ 150/m², mas atualmente já existem similares de menor custo e mesmo efeito, com custos ainda menores.
Construções Sustentáveis
O conceito sustentável, vem ganhando grande espaço dentro da Construção Civil, e é fato que os engenheiros e arquitetos, vem se desenvolvendo para buscar medidas mais conscientes em suas construções.
O primeiro termo é "projetos inteligente", que procuram usufruir das características topográficas e insolação natural. A questão do uso da iluminação solar natural, vem com as ideias de menores gastos com iluminação, e o requinte de janelas maiores.
Já o termo "Poluição", também é notório nesta área, pois a procura por uma menor poluição do meio ambiente é uma preocupação de nossos profissionais construtores.
Toda construção está propensa a poluir, então o primordial está na redução de descartes, por exemplo uma maior consciência no uso de materiais construtivos, tais como, tijolos, concreto, etc, buscando o reaproveitamento e a reciclagem dos mesmos. Bem como, priorizar ferramentas duráveis e inteligentes, como os andaimes metálicos, dos quais possibilitam seu reuso de forma eficiente e segura, ao contrário dos andaimes de madeira.
O uso de materiais ecológicos é outro princípio fundamental da construção sustentável. Plástico reciclado, madeira de reflorestamento, concreto reciclado (concreto aproveitado a partir da demolição de outros edifícios) são várias as opções de materiais que podem ser usados pela Engenharia Civil para aumentar a sustentabilidade de uma construção.
A água, um dos bens mais preciosos da humanidade, também pode ser aproveitada segundo os conceitos da construção sustentável.
A água das chuvas, por exemplo, pode ser facilmente estocada através de cisternas e reservatórios d'água para ser usada em tarefas como regar plantas, lavar o chão ou então nos vasos sanitários. O desperdício também pode ser evitado através do uso de encanamentos de maior resistência e de modelos de torneiras mais eficientes.


Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.