Teatro Independente: Grupo Para Eu Parar de Me Doer-Formação e Construção do Espetáculo Memórias do Alecrim

June 24, 2017 | Autor: C. Rn | Categoria: Ciências Sociais, Ciencias Sociales, Economia Criativa, Economia Creativa
Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE CENTRO DE CIÊNCIAS HUMANAS LITERATURA E ARTES DEPARTAMENTO DE POLÍTICAS PÚBLICAS

Teatro Independente: Grupo Para Eu Parar de Me Doer- Formação e Construção do Espetáculo Memórias do Alecrim FREITAS, Luciara de. [email protected] OLIVEIRA, Karoline de. [email protected] .

Orientador: Fernando Manuel Rocha da Cruz, DPP/UFRN

INTRODUÇÃO A economia Criativa, por ser um setor estratégico e dinâmico tem em suas atividades instrumentos de geração de trabalho, emprego, renda e inclusão social. Sendo composta por atividades econômicas ligadas em cinco setores, segundo a SEC – Secretaria de Economia Criativa - patrimônio, expressões culturais, artes de espetáculo, audiovisual/do livro, da leitura e da literatura e criações culturais e funcionais, atua tanto do ponto de vista econômico, quanto social. O grupo teatral PARA EU PARAR DE ME DOER, formado desde 2010 se dedica à pesquisa teatral contemporânea na cidade de Natal-RN, atrelando seus estudos com as obras da autora Clarice Lispector, focando na dramaturgia através de uma criação em rede, ou seja, com vivências, atividades e oficinas que estabeleçam diálogo com outras áreas artísticas e a sociedade civil.

[email protected]

RESULTADOS A arrecadação das apresentações dos espetáculos, bem como a produção e comercialização dos produtos temáticos é o meio pelo qual o grupo torna suas atividades rentáveis, uma vez que o incentivo recebido nos editais nos quais foram contemplados visava, tão somente, a pesquisa in loco para a montagem do espetáculo e poucas apresentações.

O desenvolvimento das atividades do grupo gira em torno da economia criativa, tanto do ponto de vista da criação, quanto da manutenção.

MATERIAIS E MÉTODOS A metodologia utilizada teve caráter qualitativo, com pesquisa documental e o estudo de caso, através da análise de documentos, ações e entrevistas. É descritivista e busca a interpretação do material estudado. Procuramos entender a construção dos fenômenos apresentados a partir da perspectiva dos participantes delimitados em um tempo-espaço.

DISCUSSÃO Em uma pesquisa realizada no Rio Grande do Norte, através de entrevistas com profissionais da área teatral, verificou-se que a origem da criatividade é individual e coletiva, podendo surgir a partir de uma dada temática, unindose as experiências dos autores (Cruz, 2013), o que nota correspondência com o método utilizado pelo grupo. O objetivo principal do projeto foi expor, de forma teatral, a vida e estórias dos moradores e transeuntes do bairro do Alecrim, através da montagem do espetáculo, também denominado “Memórias do Alecrim”, bem como promover a aproximação do público e frequentadores do bairro e da vida artística da Cidade do Natal e a confecção de objetos temáticos, bolsas, sacolas, pedaços de poemas, tudo girando em torno da temática do Alecrim, uma das principais características do grupo.

CONCLUSÃO Hoje em dia o Alecrim já não é um dos pontos sede da cultura e lazer, pois os teatros foram fechados, alguns cinemas demolidos, e outros transformados em igrejas. Pensando nisso, o espaço se torna um objeto relevante para o fazer artístico para o grupo, pois não se resume somente a um centro comercial, mas sim, a uma essência de caráter histórico, cultural e social. Além do próprio espetáculo, essas intervenções resultaram na elaboração de eventos como “O circuito Afetivo do Alecrim” e a “Caminhada Histórica do Alecrim”. O principal objetivo desse trabalho era o de sensibilizar o olhar da sociedade para a criação artística que descreve a constituição de um bairro centenário da cidade. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Artes na Rua (Circo, Dança e Teatro) – 2014; Projeto Circuito SESC das Artes Cênicas Potiguar – 2014; e beneficiado pelo Fundo de Incentivo à Cultura de Natal – 2014.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS COSTA, João da Mata, O Alecrim e o Cinema, 2015. Disponível em http://tribunadonorte.com.br/noticia/o-alecrim-e-o-cinema/315387 – Acesso em18 de outubro de 2015. CRUZ, Fernando Manuel Rocha. Criatividade, Cultura e Economia Criativa no estado do Rio Grande do Norte (Brasil). [Anais do] XVII Congresso Brasileiro de Sociologia, 20 a 23 de Julho de 2015, Porto Alegre (RS). MEMÓRIAS DO ALECRIM, 2015. Disponível em: http://memoriasdoalecrim.tumblr.com/- Acesso em18 de outubro de 2015. NEVES, José Luís, Pesquisa Qualitativa – Características, usos e possibilidades. FEA – USP. Caderno de pesquisa em administração, São Paulo, V.1, Nº3, 2º SEM./1996. Disponível em http://www.ead.fea.usp.br/cad-pesq/arquivos/C03-art06.pdf - Acesso em 18 de outubro de 2015. ROMÃO, César – 2004. Abordagens Qualitativas de Pesquisa http://www.cesarromao.com.br/redator/item24132.html- Acesso em18 de outubro de 2015.

(AC).

Disponível

em:

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.