Teletransporte e o problema da identidade pessoal Paulo Andrade Vitória Doutorando pela UFMG – ÁREA: LÓGICA, CIÊNCIA, MENTE E LINGUAGEM

Share Embed


Descrição do Produto

Teletransporte e o problema da identidade pessoal
Paulo Andrade Vitória
Doutorando pela UFMG – ÁREA: LÓGICA, CIÊNCIA, MENTE E LINGUAGEM

O teletransporte é o processo de deslocamento de objetos ou pessoas de um lugar para outro com a transformação da matéria em alguma forma de energia e sua posterior reconstituição em outro local. Muitos conhecem a ideia de teletransporte por meio da série Star Trek (1966) escrita por Gene Roddenberry (1921-1991). O teletransporte permitia que Capitão Kirk, Spock e Dr. McCoy se movimentassem de sua nave para a superfície de um planeta ou para outras naves com bastante facilidade. Observando o teletransporte na série Star Trek parece que as coisas são simples. O problema é: se teletransportarmos Bob de Minas Gerais a São Paulo, podemos considerar que Bob em São Paulo é o mesmo Bob que partiu de Minas Gerais? Como podemos observar a questão não parece ser tão fácil. Aqui nos deparamos com o problema da identidade pessoal. Qual o critério que podemos adotar para afirmar que determinado sujeito X teletransportado de L1 para L2 é o mesmo?

Pensemos no princípio de identidade de Leibniz para entender o nosso problema. Leibniz afirma que:
X é idêntico a Y se e somente se toda propriedade de X é um propriedade de Y e toda propriedade de Y é uma propriedade de X.
Em símbolos este princípio fica da seguinte forma:
x y (x=y P Px Py)
Um princípio semelhante é conhecido como identidade dos indiscerníveis:
Se X e Y são absolutamente indiscerníveis, então X e Y são idênticos.
Esta última formulação do princípio define a identidade de acordo como as coisas são concebidas pela mente, ou seja, se a mente do sujeito não consegue discernir uma diferença entre as coisas, então estas (coisas) não são diferentes. Já a primeira formulação define identidade em termos de propriedades possuídas pelos objetos.
Mas, e no caso da pessoa? Veja que falamos aqui de pessoa e não de ser humano. O que faz de Bob de Minas Gerais ser o mesmo Bob teletransportado para São Paulo? Para nosso texto vamos considerar a intuição de Locke no Ensaio sobre o entendimento humano sobre identidade pessoal. Para Locke a identidade pessoal é determinada pela continuidade temporal e pela complexidade psicológica.
Conceber a identidade pessoal em termos de continuidade temporal e complexidade psicológica significa dizer que uma pessoa futura X é a mesma pessoa que uma pessoa presente Y, caso X e Y sejam psicologicamente conexos e contínuos, significa que devem possuir continuidade de memória, intenção e personalidade. Levando em consideração a ideia lockeana de identidade pessoal, é possível afirmar que Bob teletransportado de Minas Gerais para São Paulo é o mesmo. Para que isso seja o caso, basta que a memória, intenção e personalidade de Bob no momento do teletransporte, seja retida e enviada para São Paulo onde Bob se materializará. Se Bob materializado em São Paulo recorda das coisas feitas em Minas Gerais, partilha opiniões semelhantes, planos e personalidade, então é o mesmo Bob de Minas Gerais, ou seja, BobMG é o mesmo BobSP.

Vamos imaginar que queiramos teletransportar Spock da Nave Enterprise para o planeta Talos IV e que a máquina no momento do teletransporte apresente um problema. Do Spock0 foi gerado em Talos IV Spock1 e Spock2. Se Spock0 é Spock1 e se Spock0 é Spock2, então é o caso que Spock1 é Spock2. A questão é que a lei de Leibniz afirma que se X e Y são idênticos precisam partilhar as mesmas propriedades. Não parece ser o caso que Spock1 e Spock2 partilhem a mesma propriedade, pois se Spock1 se cortar e possuir uma cicatriz não será o caso que Spock2 possua também uma cicatriz. Parece que Spock1 e Spock2 não podem ser ambos idênticos a Spock0. Aqui temos um problema. Qual Spock podemos considerar como sendo idêntico ao Spock0?
Vamos levar em consideração as mudanças temporais. Quais as implicações do tempo para a identidade pessoal? Pensemos na disputa Parmênides/Heráclito, entre permanência/ser e mudança/devir. Voltemos a Bob. Se Bob, no momento t1, é discernivelmente diferente de Bob, no memento t2, então temos duas coisas diferentes? Parece que se são discernivelmente diferentes, então podemos defender que não são idênticas. Teremos a seguinte situação Bob e mais tarde não Bob (Bobt1 ^ ˥ Bobt2). Claro que o problema da identidade requer análises mais sofisticadas e a ideia de Locke sofreu fortes objeções. Contudo, o objetivo foi iniciar uma reflexão sobre o problema da identidade pessoal tomando como base a ficção científica presente na série Star Trek. Caso consigamos um dia nos teletransportar manteremos nossa identidade pessoal? Fica o convite a reflexão.



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.