Terceira idade e hotelaria: um estudo de meta-análise

May 23, 2017 | Autor: Elidio Vanzella | Categoria: Hotelaria, Envelhecimento
Share Embed


Descrição do Produto

Resumo Expandido

Terceira idade e hotelaria: um estudo de meta-análise Gabriela Patrício Diniz Elídio Vanzella Felipe Gomes do Nascimento Faculdade Estácio da Paraíba [email protected]

Resumo O envelhecimento da população brasileira tem impacto em diversos setores da sociedade, como, por exemplo, a hotelaria. Para o setor hoteleiro, o segmento da terceira idade representa uma oportunidade de realizar negócios com um público que pode viajar praticamente o ano todo. Mas, para que se possa atender a essa demanda, faz-se necessária a adoção de medidas que visem satisfazer às necessidades e desejos desses turistas. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as publicações científicas que abordam as temáticas da hotelaria e da terceira idade, através da meta-análise, uma vez que esse tipo de metodologia possibilita uma discussão sobre a literatura aplicada, possibilitando a análise e a discussão dos diversos estudos brasileiros realizados sobre o tema. Foi realizado um levantamento dos estudos publicados no período de 2004 a 2014 em língua portuguesa, de acordo com os critérios, pré-definidos para análise. Os principais resultados demonstram que a maior parte dos artigos é da área de administração, seguidos pela área de turismo e hotelaria com pesquisas sobre atendimento, qualidade e motivação de viagem. A maioria dos artigos foi publicada no ano de 2009, representando quase 30% das publicações pesquisadas, cujos autores são predominantemente docentes com mestrado e doutorado. Palavras-chave: hotelaria; meta-análise; terceira idade.

1 Introdução Os idosos são o segmento populacional que mais aumenta na população brasileira, com previsão de taxas de crescimento, para o período de 2012 a 2022, de mais de 4% ao ano. A população com idade de 60 anos ou mais passa de 14,2 milhões, em 2000, para 19,6 milhões, em 2010, devendo atingir 41,5 milhões, em 2030, e 73,5 milhões, em 2060 (BORGES, CAMPOS e SILVA, 2015). Esse aumento populacional mostrase como uma oportunidade para os mais diversos setores econômicos, entre eles a hotelaria. Os meios de hospedagem responsáveis pela hospitalidade devem estar atentos a esse segmento mercadológico e se prepararem para que possam receber esses hóspedes de forma a atenderem às suas necessidades e desejos. Por se tratar de um público diferenciado, esses meios

precisam se adequar no que se refere tanto à infraestrutura como aos serviços. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nas últimas décadas, o número de pessoas com sessenta anos ou mais, no Brasil, tem aumentado consideravelmente (IBGE, 2000), mostrando que o envelhecimento da população, vem seguindo o movimento global (LEAL e HASS, 2006). Esses indivíduos vêm demonstrando interesse em diversas atividades, a exemplo daquelas ligadas às viagens. Segundo Machado (2006), o setor hoteleiro despertou e começou a olhar o turista idoso de forma segmentada identificando os seus principais interesses e desejos e isso faz com que o atendimento se torne personalizado e focado em suas necessidades gerais e específicas. Mas, e como esse segmento vem sendo

Revista Mangaio Acadêmico, v. 1, n. 2, jul/dez, 2016. Edição Especial – Anais da II Jornada Acadêmica Estácio, João Pessoa, PB. 27 e 28 de outubro de 2016, Faculdades Estácio da Paraíba e Estácio de João Pessoa.

46

estudado pelo meio acadêmico? Quais os tipos de pesquisas têm sido desenvolvidos tendo como foco a hotelaria e a terceira idade? Para responder a essas questões, foi realizada uma análise nos artigos acadêmicos publicados em língua portuguesa que tenham como tema a hotelaria e o segmento da terceira idade. A análise desses artigos permite a revisão e a comparação dos estudos realizados sobre a temática de forma a expor as informações produzidas por várias áreas do saber, contribuindo para que os pesquisadores e estudiosos possam conhecer o atual estágio das pesquisas relacionadas à hotelaria e à terceira idade. Por isso, o presente trabalho teve como objetivo analisar as publicações científicas, em língua portuguesa, no período de 2004 a 2014 que abordam a hotelaria e a terceira idade, através da meta-análise. 2 Métodos e Materiais Para a realização deste trabalho foi adotada, além da pesquisa bibliográfica e documental, a meta-análise no intuito de conhecer as publicações que têm sido desenvolvidas sobre a temática da hotelaria com foco na terceira idade. A meta-análise possibilita uma discussão sobre a literatura aplicada, de forma a podermos analisar e discutir os diversos estudos em língua portuguesa realizados sobre o tema. De acordo com Hunter e Schmidt (2004), a meta-análise é um conjunto de procedimentos estatísticos projetados para acumular resultados experimentais e correlacionais entre os estudos independentes que abordam um conjunto relacionado de questões de pesquisa. Seguindo as orientações de Cooper (2010), foi realizado um levantamento dos estudos publicados no período de 2004 a 2014, no site Google Acadêmico, em língua portuguesa, e seguindo os critérios para análise: autoria, formação e filiação dos autores, título, resumo, palavras-chave, área de estudo, metodologia adotada, Qualis do periódico, local do estudo e ano da publicação. Após a definição desses critérios procedeu-se o levantamento dos critérios em cada artigo estudado, seguida da análise e discussão dos resultados. 3 Resultados Os resultados demonstram que a maior parte dos artigos analisados é da área de administração, turismo e hotelaria, com pesquisas sobre atendimento, qualidade e

motivação de viagem. A maioria dos artigos foi publicada no ano de 2009, representando quase 30% das publicações pesquisadas, cujos autores são predominantemente docentes com mestrado (22,22%) e doutorado (48,14%). No que se refere ao local dos estudos, 25,9% são de docentes da Universidade de Brasília com estudos realizados no Distrito Federal, sendo a região responsável pela maior parte dessas publicações, seguida da Universidade Federal do Rio Grande do Sul e da Univali (Universidade do Vale do Itajaí), ambos com 11,11% cada. 4 Discussão É fato que o público da terceira idade gosta de viajar e de aproveitar o tempo livre que a idade e a aposentadoria lhes proporcionam, sendo assim, esse público vem buscando cada vez mais vivenciar novas descobertas, despertando dessa forma, o interesse do setor turístico e em especial do setor hoteleiro para estes indivíduos. A partir desta constatação também é natural que sejam realizados estudos que abranjam tanto a terceira idade como a hotelaria. Neste contexto, podemos perceber que as publicações que abordam as duas temáticas se concentram mais na Universidade de Brasília, o que indica a necessidade de que esses estudos possam se ampliar para outras instituições, assim como, a importância de que as pesquisas se expandam para outras regiões e outros públicos sejam estudados. 5 Conclusões A população idosa tem aumentando tanto no Brasil como na maioria dos países do mundo (VANZELLA; NETTO; SILVA, 2016) e, consequentemente, diversos setores do conhecimento têm se interessado pelo tema da terceira idade. No presente estudo, o foco foi nas publicações acadêmicas que abordaram a população idosa e a hotelaria, de forma a se realizou uma análise sobre as pesquisas acadêmicas desenvolvidas e publicadas no período de 2004 a 2014. O estudo demonstrou que existe uma concentração maior de publicações no ano de 2009 com o predomínio da autoria de docentes mestre e doutores. A maior parte dos estudos se concentra no Distrito Federal, o que aponta para a necessidade de que esses trabalhos se disseminem para outras regiões brasileiras.

Revista Mangaio Acadêmico, v. 1, n. 2, jul/dez, 2016. Edição Especial – Anais da II Jornada Acadêmica Estácio, João Pessoa, PB. 27 e 28 de outubro de 2016, Faculdades Estácio da Paraíba e Estácio de João Pessoa.

47

6 Referências BORGES, G. M.; CAMPOS, M. B.; SILVA, L. G. D. C. Transição da estrutura etária no Brasil: oportunidades e desafios para a sociedade nas próximas décadas. In: ERVATTI, R.; BORGES, G. M.; JARDIM, A. P. Mudança Demográfica no Brasil no Início do Século XXI. Subsídios para as projeções da população. Rio de Janeiro: IBGE, 2015. COOPER, H. Research synthesis and meta-analysis: A step-by-step approach (3. ed.). Thousand Oaks, CA: Sage. 2010. IBGE – INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA. Perfil dos Idosos Responsáveis pelos Domicílios no Brasil. Rio de Janeiro: IBGE, 2002. Disponível em: http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/25072002pidoso Acesso em: 17 de Fev. de 2016. HUNTER, J. E.; SCHMIDT, F. L. Methods of meta-analysis: correcting error and bias in research findings (2. ed.). Thousand Oaks, CA: Sage Publications, 2004. LEAL, I.J.; E HAAS, A.N. O significado da dança na terceira idade. Revista Brasileira de Ciências do Envelhecimento Humano. V.3, nº1. 2006 MACHADO, J. A. S.; Envelhecimento da população: um novo desafio para economia do turismo no Brasil. 67 f. Monografia (pós-graduação em economia para o turismo) – Universidade de Brasília – CET centro de excelência em turismo, Brasília – Distrito Federal. 2006. VANZELLA, E., NETO, E. A. L., SILVA, C. C. Estruturas Hospitalares para Atenção à Saúde do Idoso: Um Olhar sobre a Realidade da Cidade de João Pessoa/PB. Revista Brasileira de Ciências da Saúde. V.20, nº 3. 2016.

Revista Mangaio Acadêmico, v. 1, n. 2, jul/dez, 2016. Edição Especial – Anais da II Jornada Acadêmica Estácio, João Pessoa, PB. 27 e 28 de outubro de 2016, Faculdades Estácio da Paraíba e Estácio de João Pessoa.

48

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.