Texto de opinião sobre os refugiados sírios e as manifestações xenófobas em Portugal.

Share Embed


Descrição do Produto

16/09/2015 Texto de opinião sobre os refugiados sírios e as manifestações xenófobas em Portugal. Ainda não tinha falado no assunto, mas após ter vivido temporariamente num país que acolhe mais de dois milhões refugiados sírios não consigo compreender certas vozes que se levantam contra estas pessoas que só querem sobreviver.

Enquanto estive na Turquia cruzei-me com sírios que me partiram o coração. Desde 4 crianças numa manhã em Istambul, com um cobertor por cima e um cartão por baixo, a contarem os trocos que fizeram no dia anterior e a dividirem entre eles (sem qualquer adulto por perto). Desde um pai acompanhado pelos seus 3 filhos a mendigar na rua, sendo que o que me captou a atenção foi a sua excepcional limpeza, o pai de camisa e vestido de acordo com a sua religião, assim como as crianças que se destacavam pela sua magreza. Esta família ficou-me sempre no pensamento porque eles não queriam parecer uma família de mendigos, mas sim uma família que estava sujeita aquela situação humilhante pois não tinham outra opção.

E se fosse eu? Se fosse obrigada a deixar a minha casa, os meus pertences, tudo aquilo que me parecia seguro, para que não fosse morta, ou pior torturada, violada, vendida no mercado negro ou até escravizada? Se fosse obrigada a ir para um país em que a língua não me é familiar, os costumes não são os mesmos, onde se calhar eu nem quero estar e onde não consigo trabalhar?

E se estão a pensar nos senhores da ISIS que poderão vir com eles, não se preocupem porque eles já cá estão! Para quem não sabe estas pessoas passam livremente na Turquia, combinam encontros no facebook (nos quais a polícia turca não faz nada), passam férias na Turquia e publicam posts no facebook sobre isso. Isto para dizer que a Turquia é a fronteira de entrada e saída para estas pessoas, e quando eles a atravessam muito mais facilmente que os refugiados sírios, não percebo porque iriam eles passar o diabo a quatro para chegarem à Europa. É já ali na Turquia, é só apanhar um avião e estão na Europa. Uma parte considerável dos combatentes da ISIS é europeia, ou melhor muitos deles são recrutados na Europa. Então, repito, se até têm passaporte europeu porque vão querer eles passar o diabo a quatro para virem à Europa rebentar uma bomba num qualquer dia?

Convivi com esta realidade um pouco mais de perto, mas não tão de perto ao ponto de presenciar

este

sofrimento

extremo,

esta

luta

pela

sobrevivência.

Espero que este Portugalinho pequeno em tamanho e às vezes em mentalidade nunca passe por esta necessidade, porque aqui o sentimento de segurança é quase absoluto. Que nunca nos acabe este sentimento que estamos seguros, que estamos em casa e que aqui estamos bem. Nunca sabemos o dia de amanhã, nunca sabemos se um dia precisaremos.

Publicado por Petra Bastos Link: https://www.facebook.com/petrasalome

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.