TOMORROWLAND BRASIL: LUGAR MÍTICO, PAISAGENS DE SIMULAÇÃO E GEOGRAFICIDADE

Share Embed


Descrição do Produto

TOMORROWLAND BRASIL: LUGAR MÍTICO, PAISAGENS DE SIMULAÇÃO E GEOGRAFICIDADE


Cássio Lopes da Cruz Novo
Doutorando - Bolsista FAPERJ. PPGEO-UERJ - Universidade do Estado do Rio de Janeiro. E-mail: .

Resumo
O ano de 2015 ficará marcado como aquele em que a Terra do Amanhã chegou ao Brasil. O registro foi feito nas páginas de um misterioso livro que se abriu, através da magia (tecnológica), em um monumental palco construído no Parque Maeda, na cidade de Itu, São Paulo. Naquele momento, o maior festival de música eletrônica do mundo chegava ao Brasil.
Tomorrowland Brasil é um festival de música eletrônica singular. Oficialmente, sua proposta é a de oferecer aos participantes possibilidades de intensas experiências de imersão no tempo e no espaço festivo. Em 2015, dez anos após a sua primeira edição ocorrida em sua cidade natal, Boom, na Bélgica, convida os brasileiros a festejar em seu próprio país. Um dos conceitos do festival, parte integrante de sua identidade, é apresentar, a cada edição, um tema. Este tema é desenvolvido durante os meses que antecedem a realização do evento e dele resultam a cenografia, a decoração, as performances dos artistas, entre outras escolhas e ações promovidas pela organização. Em 2015, o tema O Livro da Felicidade foi escolhido para a primeira edição da história do festival no hemisfério sul. Em 2016, a opção foi pelo tema A Chave da Felicidade.
A escolha dos temas vincula-se às estratégias do festival para se possa tornar viável e rentável. Este trabalho, entretanto, apesar de não desconsiderar os aspectos econômicos indispensáveis para a realização de um mega evento deste porte, privilegia os aspectos subjetivos, os sentimentos e significados construídos e potencializados a partir da experiência dos participantes com o lugar e com as paisagens no tempo e no espaço da festa. Este lugar e estas paisagens para os indivíduos que ali COM-partilham a efervescência destes congraçamentos sob o impacto de estímulos variados aos seus sentidos podem ajudar a compreender como ocorrem as profundas e complexas relações dos indivíduos quando desejam festejar em coletividade contemporaneamente.
Essas reuniões convivais, ao ocorrerem em determinado espaço e tempo, podem acionar gatilhos capazes de disparar memórias ancestrais e coletivas. Imagens, sons, sabores e odores podem favorecer ou potencializar esses deslocamentos espaço-temporais e as paisagens de simulação possuem a função de torna-los ainda mais potentes no tempo e no espaço da festa. Todos esses elementos simbólicos existem em um contexto. O Tomorrowland Brasil oferece aos participantes o lugar mítico do Amanhã. Os lugares míticos estão profundamente presentes no imaginário e no cotidiano dos indivíduos e de suas culturas. Desafiam os rigores da ciência, a explicação racional dos acontecimentos e permitem um re-encantamento da concreta relação existente entre os seres humanos e a Terra. Esta relação visceral, profunda, pode ser entendida como geograficidade e, em outras palavras, significa o modo de ser, estar e existir dos indivíduos em relação uns com os outros e com o mundo. A cada edição, o Tomorrowland Brasil oferece um convite para que o lugar mítico do Amanhã seja conhecido. Explorado. Vivido. E que essas relações sejam aprofundadas e intensificadas.
Para compreender essas vivências escolho as trajetórias percorridas pela geografia humanista cultural as quais possibilitam identificar os vestígios de caminhos de florestas de algumas abordagens ancoradas na fenomenologia, no existencialismo e nas filosofias do significado. Por essas veredas que me deixo levar para tentar compreender os sentidos e significados do Tomorrowland Brasil para alguns de seus participantes.
Palavras-chave: Tomorrowland Brasil; festival de música eletrônica; lugar mítico; paisagem; geograficidade.
Eixo temático:
4. Abordagens culturais e o horizonte humanista na produção e na representação do espaço geográfico em festas e festivais. Vivências, práticas, Geograficidade e experiências individuais-coletivas nos espaços e lugares festivos. Representações do espaço na produção musical e literária. O papel da arte na experiência espacial e nos lugares de pertencimento.







Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.