Transmedialidade

September 14, 2017 | Autor: Claudia Silva | Categoria: Transmediality
Share Embed


Descrição do Produto

TRANSMEDIALIDADE
A transmedialidade é uma prática comunicacional que é desenvolvida em diferentes media, usando formatos e dispositivos comuns a diferentes meios: imprensa, rádio, literatura, cinema, teatro, televisão, internet, ópera, música, etc.
Os fenómenos transmediais são não específicos a um médium individual: surgem em mais do que um meio e existem sempre similaridades palpáveis entre entidades semióticas heteromediais. Num contexto transmedial, convém que os objetos pertencentes a uma relação deste género sejam designados por entidades ou complexos semióticos, de modo a que incluam não só vários géneros e grupos textuais mas também performances, instalações, etc.
A transmedialidade está relacionada com a ultrapassagem de fronteiras entre vários media. Segundo Irina Rajewsky, pode-se falar, assim, de narrativas transmediais, referindo-nos a uma abordagem narrativa que pode ser aplicada a diferentes media mas não a um único médium.
As definições correntes de transmedialidade abordam também uma componente estratégica de concepção de produtos em vários suportes, alargando a área de aplicações da intermedialidade e transmedialidade a um novo perímetro.
Os processos transmediais referem-se a uma mudança ou a uma transformação de um media para outro, tanto a nível de conteúdo como de formas, e às semelhanças que existem entre os media. Na era dos novos media, é cada vez mais comum o processo de transmedialidade e a cultura centra-se em processos de modificação, digitalização e remediação.
Uma mesma história é contada de várias formas. Um exemplo esclarecedor desta premissa é The Matrix. The Matrix começou por ser um filme mas é também um filme IMAX, um jogo, um DVD, uma animação e está presente na internet.
Esta concepção de conteúdos e formas para diferentes suportes não é uma ideia recente. As indústrias culturais, tal como foram descritas e criticadas por Adorno e Horkheimer, praticaram-nas durante décadas. Foram adaptadas a cinema várias obras literárias e muitos desses filmes deram até origem a livros. Nas primeiras décadas do cinema, a cinematização de obras literárias correspondeu, muitas vezes, ao desejo de dar uma vida fílmica a obras que tinham obtido êxitos enquanto livros. A nível teatral, predominou longamente a reencenação de peças primeiramente publicadas em livro. Nos casos de livros que foram tornados filmes e em que a sua banda sonora foi editada à parte, estamos diante de três diferentes suportes, três diferentes meios.
Ainda que nos exemplos supramencionados exista uma primeira instância e só depois uma adaptação a um outro meio, pode existir, também, a ideia inicial de que um determinado projeto deve ser, à partida, disseminado em diversos media. De acordo com João Maria Mendes, o exemplo de Twin Peaks (1992), de David Lynch, mostra o surgimento de ideias que visaram, desde a sua concepção, tornar-se livro, filme, série televisiva e música. Esta análise de estratégias em múltiplos suportes pode ser considerada um campo adicional de estudos sobre transmedialidade.
A transmedialidade pode ainda surgir não somente a nível de personagens e de ficção mas a nível contextual. Existem temas e arquétipos como os conflitos entre gerações ou o desenrolar de um novo amor que são igualmente tratados em diferentes media.

Por Claudia Carvalho Silva
BIBLIOGRAFIA
HERMAN, D.; JAHN, M.; RYAN, M. (2007). Routledge Encyclopedia of Narrative Theory. Taylor & Francis.
HERMAN, David. (1999). Narratologies: New Perspectives on Narrative Analysis. Ohio State University Press.
MENDES, João. (2011). Introdução às Intermedialidades. Centro de Investigação em Artes e Comunicação. Disponível em: Disponível em: http://crossmediaplatform.ciac.pt/downloads/multimedia/texto/30/anexos/intermedialidades.pdf
RAJEWSKY, Irina O. (2005) Intermediality, Intertextuality, and Remediation: A Literary Perspective on Intermediality. Disponível em: http://cri.histart.umontreal.ca/cri/fr/intermedialites/p6/pdfs/p6_rajewsky_text.pdf



Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.