Tutorial de Google Earth Pro: Baixando e visualizando dados disponibilizados pelo Serviço Geológico Brasileiro

August 14, 2017 | Autor: Paulo Vagula | Categoria: Geografia, Geotecnologias, Geologia
Share Embed


Descrição do Produto

Tutorial de Google Earth Pro Parte 1: Baixando e visualizando dados disponibilizados pelo Serviço Geológico Brasileiro

Paulo Roberto Vagula Geógrafo Mapeador do Google Map Maker

Apresentação O Google Earth Pro é uma importante ferramenta para profissionais e estudantes das geociências, pois permite a análise geográfica e ambiental a partir das imagens e da integração dessas com um banco de dados. É também uma excelente ferramenta didática, configurando em sala uma ótima opção para análise geomorfológica, geológica, climática, entre outros. Recentemente a Google Inc. liberou a versão paga para utilização gratuita. Diferentemente da versão free, esta permite, entre várias funções, a importação de dados em formato SHP e o salvamento de imagens em alta definição. Neste tutorial iremos mostrar como baixar e visualizar os dados disponibilizados pelo Serviço Geológico Brasileiro (CPRM) no Google Earth Pro. A CPRM oferece em seu site diversos livros e dados em formato KML para utilização no Google Earth, formato SHP, mapas em PDF, além de informações diversas. Você pode acessar o site do Serviço Geológico Brasileiro no endereço: http://www.cprm.gov.br/.

1.1 – Baixando arquivos KML e SHP no site da CPRM. Para ter acesso aos dados acesse a página do Geobank (http://geobank.cprm.gov.br/) no site da CPRM. Nessa página, o usuário tem acesso a dados em formato KML para utilização no Google Earth e Google Earth Pro, dados vetoriais em formato SHP para visualização no Google Earth Pro e em SIGs, mapas em PDF, etc. Na barra lateral da página clique em Downloads, depois opte pela opção Arquivos KML.

Observe na imagem abaixo que nessa página são disponibilizadas várias opções de dados para download. Para a elaboração desse tutorial utilizamos o mapa do Estado de São Paulo disponível na escala 1:750.000. Contudo você pode utilizar os dados de sua preferência.

Clique na opção desejada para fazer download e salve-o em uma pasta de sua preferência.

Tendo importado o arquivo em formato KML, iremos agora importar um arquivo em formato SHP. Para tanto, na mesma página, ainda na barra lateral, clique em Downloads, e posteriormente em Arquivos vetoriais

Na página clique sobre a pasta Mapas estaduais de geodiversidade para expandí-la. Opte pelo mapa do Estado de São Paulo. Baixe o arquivo, descompacte-o e salve na mesma pasta do arquivo anterior. Ao abrir o arquivo observam-se várias subpastas que compõem informações diversas como: Geodiversidade, Geologia, Geomorfologia, Hidrogeologia, entre outros.

1.2. Visualizando dados KML no Google Earth Pro Na barra de menus clique na opção Arquivo, depois em Abrir. Busque o arquivo na pasta onde foi salvo. Selecione-o e clique em Abrir.

O Mapa Geológico do Estado de São Paulo será carregado na tela.

Observe na figura acima que o arquivo São Paulo encontra-se em Lugares Temporários. Caso queira salvá-lo para visualizações futuras você deve criar uma pasta em Meus Lugares e arrastá-lo para dentro dela.

O arquivo compreende uma quantidade muito grande de informações como Litologia, Atributos, Recursos Minerais, Afloramentos, Estrutura e Drenagem. Para uma melhor visualização selecione na barra lateral somente as opções Litologia, Estrutura e Drenagem.

Aproxime a imagem para melhor visualização. Na figura abaixo visualizam-se as características geológicas dos arredores de Sorocaba/SP.

Você pode selecionar a opção Atributos na barra lateral para obter informações das litologias, como na foto abaixo:

Para obter informações sobre as características daquela formação geológica basta clicar em um dos ícones.

Entretanto mesmo sem ativar o a opção Atributos, ao clicar na imagem, abre-se uma caixa com informações sobre a formação geológica, conforme mostrado abaixo:

Na caixa, visualiza-se o nome da formação rochosa, no caso, Vale do Rio do Peixe, e sua constituição, além de um link para acessar informações adicionais no Banco de Dados da CPRM.

Cada formação geológica possui uma sigla. Ao selecionar Sigla na barra lateral você pode visualizá-las:

É possível ainda visualizar os afloramentos. Para isso basta habilitar a opção homônima na barra lateral. Na figura abaixo visualiza-se a área onde se encontra a Região Metropolitana de São Paulo:

Agora desabilite a opção Litologia de modo que a imagem de satélite possa ser visualizada. Neste caso é possível localizar com exatidão cada um dos afloramentos na Região Metropolitana de São Paulo e nos seus arredores.

É possível obter informações sobre cada um dos afloramentos. Para isso basta clicar com o mouse em cima do ponto correspondente ao afloramento de que se deseja obter informações, como na imagem abaixo:

Novamente se abre uma caixa com informações sobre o local e sobre o afloramento, além de um link para obter maiores informações no banco de dados da CPRM.

Na barra lateral desabilite a opção Afloramento, habilite novamente a opção Litologia. Agora iremos visualizar os recursos minerais existentes no entorno da Região Metropolitana. Para tanto, selecione também Recursos Minerais.

Desabilite a opção Litologia na barra lateral de modo que os recursos minerais sejam observados sobre a imagem de satélite.

1.3 - Visualizando arquivos SHP no Google Earth Pro Na barra de menus clique em Arquivo, depois em Importar.

Busque o arquivo na pasta onde foi salvo.

Observe que o arquivo baixado é constituído por várias pastas e cada uma delas compreende uma informação diferente. Abra a pasta Geodiversidade.

Clique no arquivo, depois em Abrir. Durante a importação você será indagado se deseja aplicar um modelo aos recursos absorvidos. Clique em Não. O arquivo será carregado na barra lateral em Lugares Temporários. Clique no arquivo e o mapa será carregado no Visualizador 3D.

Visualização do Mapa de Geodiversidade do Estado de São Paulo no Google Earth Pro.

Você pode obter informações sobre cada um dos atributos visualizados na tela. Para isso basta clicar sobre eles, como na imagem abaixo:

Observe na imagem acima que o arquivo encontra-se em Lugares Temporários, para que ele não se perca, crie uma pasta em Meus Lugares e arraste-o para lá. No próximo tutorial iremos mostrar como editar as propriedades desse tipo de arquivo de forma a melhorar a sua visualização e a interpretação por parte do usuário.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.