TUTORIAL - MANIPULANDO E VISUALIZANDO DADOS DA BASE TERRITORIAL AMBIENTAL UNIFICADA DO ESTADO DE SÃO PAULO (DATAGEO) NO QGIS

June 5, 2017 | Autor: R. Lilla Manzione | Categoria: Geoprocessamento, Geografia, Cartografia, Qgis
Share Embed


Descrição do Produto

TUTORIAL - MANIPULANDO E VISUALIZANDO DADOS DA BASE TERRITORIAL AMBIENTAL UNIFICADA DO ESTADO DE SÃO PAULO (DATAGEO) NO QGIS

Prof. Dr. Rodrigo Lilla Manzione (UNESP/Ourinhos)

O DataGeo é uma iniciativa da Secretaria do Meio Ambiente (SMA) do Estado de São Paulo para fornecer aos usuários de geoinformação uma base territorial unificada com a infraestrutura de dados espaciais ambientais do Estado. Nessa base são disponibilizados para visualização os dados oficiais do Estado de São Paulo quanto a relevo, mananciais, solos, geologia, vegetação, hidrologia, índices ambientais, e muito mais. Para conhecer o sistema, entre no site http://datageo.ambiente.sp.gov.br/ conforme a Figura 1. OBS1: Para execução desse tutorial é necessária conexão à internet.

Figura 1: Tela de abertura do Sistema DataGeo.

Uma vez no site, click na aba Temas. Nesse tutorial, tomemos como exemplo a susceptibilidade a inundações no município de São Paulo feita pelo IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Click em Hidrografia e Hidrologia na aba da esquerda e depois procure na lista “Susceptibilidade a inundações no município de São Paulo”. Click em Metadados (Figura 2).

Figura 2: Temas disponíveis no Sistema DataGeo.

Na janela Metadados, são fornecidos Dados de identificação da camada, informações do Metadado, Distribuição e Linhagem do dado. Copie o endereço do metadado WMS (Figura 3)

Figura 3: Copiando endereço WMS do dados selecionado.

A seguir, a camada deve ser adicionada ao QGIS. Click em Camada -> Adicionar camada -> WMS/WMTS... (Figura 4)

Figura 4: Adicionando camada WMS.

Na janela ‘Adicionar Camada(s) a partir de um servidor WM(T)S’ Click em Novo para criar uma nova conexão WMS (Figura 5)

Figura 5: Janela ‘Adicionar Camada(s) a partir de um servidor WM(T)S’.

Na janela ‘Criar uma nova WMS conexão’ (Figura 6) Em Nome -> Digite o nome da camada (no caso Susceptibilidade a inundações no município de São Paulo) Em URL -> Cole o endereço do metadado copiado no site DataGeo As demais opções são opcionais Click em OK

Definido o endereço onde o QGIS buscará a informação, Click em Conectar (Figura 7). As informações referentes àquela camada aparecerão na caixa central da janela que até então não continha informações, como ID, Nome, Título, e até um resumo da camada quando for o caso. Selecione a camada e click em Adiciona (Figura 8).

Figura 6: Criando uma nova conexão.

Figura 7: Conectando ao servidos para adicionar a camada WMS.

Figura 8: Selecionando a camada WMS importada do servidor

Enquanto a camada é importada do servidos, a barra de progresso é ativada (Figura 9). Isso pode demorar em função da velocidade da conexão com a internet. Finalizado o processo, a camada é adicionada ao desktop do QGIS (Figura 10).

Figura 9: Carregando a camada WMS.

Figura 10: Camada WMS contendo a Susceptibilidade a inundações no município de São Paulo.

Com a camada WMS aberta, podemos adicionar o limite municipal da cidade de São Paulo. Os arquivos vetoriais em formato shapefile (.shp) podem ser baixados em: http://geoserver.ourinhos.unesp.br/hidrogeobase/Pol%c3%adtico/SP_capital.rar Descompacte o arquivo e salve todos arquivos em uma pasta de sua preferência. Click em Camada -> Adicionar camada -> Vetorial... (Figura 11)

Figura 11: Adicionando camada vetorial

Como a camada vetorial é aberta com preenchimento sólido (Figura 12), devemos alterar suas propriedades para que a camada WMS seja visualizada dentro do limite.

Figura 12: Limite municipal da cidade de São Paulo

Click com o botão direito do mouse (BD) sobre a camada SP e depois click em Propriedades (Figura 13) Na janela Propriedades da camada – Aba Estilo, click em Fill - > Preenchimento simples Click em Preenchimento -> Preenchimento transparente Click em Aplicar -> OK (Figura 14)

Figura 13: Alterando as propriedades da camada vetorial

Figura 14: Definindo o preenchimento da camada vetorial

Uma vez alterada a propriedade da camada vetorial, podemos visualizar a camada WMS (Figura 15).

Figura 15: Susceptibilidade a inundações do município de São Paulo dentro dos limites municipais.

Esses procedimentos podem ser repetidos para outras camadas WMS disponíveis no DataGeo. É importante salientar que os dados disponibilizados no DataGeo não vem com tabelas de atributos, ou seja, são apenas para visualização e não possuem possibilidade de processamento. Qualquer outra análise adicional necessitaria de outras operações em SIG não descritas nesse tutorial. Entretanto é possível gerar cartas e outros produtos gráficos, o que pode auxiliar os usuários.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.