UFRGB- Grupo de Pesquisa e Prática em Projeções Urbanas e Interatividade

June 1, 2017 | Autor: Nerize Portela | Categoria: ARTE E TECNOLOGIA, Artes Visuais, Graffiti, Urban Intervention, Intervencion De Arte
Share Embed


Descrição do Produto

UFRGB Grupo de Pesquisa e Prática em Projeções Urbanas e Interatividade

CAHL UFRB - Laboratório do HACKLAB #01 - oficina de programação modular com Isadora.

O Grupo de pesquisa UFRGB surgiu depois da 1ª oficina do evento Hacklab Cachoeira, em Agosto de 2010, que tratava sobre projeções externas Interativas e foi ministrada pelo proponente desse projeto. A oficina durou duas semanas de formação técnica em projeção mapeada de espaços físicos e objetos geométricos realizadas em programação modular e softwares de composição 3D e 2D. O resultado foram projetos de Mapping configurados para a Câmara Municipal de Cachoeira, a Cruz da Ladeira da Misericórdia e em objetos diversos como um fusca. A partir dessas experiências sentimos a necessidade de continuidade das atividades e começamos com reuniões criando o grupo de pesquisa e prática em projeções interativas externas e o nome UFRGB. O significado é a mixagem das siglas da instituição de ensino UFRB com o sistema de projeção de imagens digitais, os canais de cor luz Red, Green e Blue (RGB).

Projeções mapeadas no interior de um fusca e na camâra municipal de Cachoeira.

A técnica de Mapping possuí grande potencial artístico e comercial tornando-se um amplo campo de pesquisa e criação para os profissionais vindos da área de artes visuais. Atualmente é utilizada como divulgação de produtos em grandes eventos, interferências urbanas, animação espacial e novas narrativas visuais. Sua aplicação ainda não é tratada com a devida atenção teórica, haja vista às escassas publicações no mundo e no Brasil.

Projeção mapeada na cruz do alto da ladeira da misericórdia - São Félix

Será um desafio combinar conteúdos de novas mídias com o estudo proposto, carente das teorias próprias de Mapping. Nesse sentido o propomos pesquisas de assuntos afins como teorias de projeção na video arte, a prática do Vjing, estudos de instalações e vitrines interativas, comerciais e cenários criados com projeções, sistemas digitais voltados para o ensino e relações sociais da participação coletiva.

Projeções mapeadas na Igreja do A'juda e entorno como encerramento do II Cachoeira DOC

Para Júlio Plaza, esses novos meios possuem caracteres que renovam a criação audiovisual, reformulam nossa visão de mundo, criam novas formas de imaginários e discursos icônicos, ao mesmo tempo que decodificam as imagens dos períodos anteriores. A metodologia conceitual do grupo consiste em encontros para leitura de textos, debates dirigidos, pesquisas e redações coletivas para elaboração de artigos científicos com a intenção de criar um inédito e-book sobre Mapping. Já a metodologia prática consiste em seminários sobre Mapping, aulas de programação modular e interatividade, oficinas de 3D para projeção em ambientes geométricos. Como finalização desses estudos ressaltamos a importância de uma praxis coletiva que consistirá na criação de pequenas intervenções urbanas interativas, que poderá ser usada como estudo de caso para conclusão do projeto. Pretendemos propor projetos para editais variados com a intenção de criar um evento de Projeções Urbanas e Interativas nas cidades de Cachoeira e São Félix e fomentar debates, palestras e oficinas sobre o tema.

Ficha Técnica: Pesquisador Orientador : Fernando Luiz Ferreira Rabelo Alunos: Adriano Conceição Machado Aline Brune Ferraz de Morais Arinaldo Teixeira Queiroz Jamile Nascimento Araújo Juliana de Almeida Moraes Maiana de Araujo Brito Maira Carolina Carbonieri Nerize Portela Madureira Leôncio Yasmin de Freitas Nogueira

Bibliografia inicial: ECO, Humebrto. Obra Aberta: Forma e Indeterminação nas Poéticas Contemporâneas. São Paulo: Editora Perspectiva, 2001. FAULKNER, Michael; D-Fuse. Audio-Visual Art + VJ Culture. Londres: Editora Laurence King Publish, 2006. NOBLE, Joshua. Programming Interactivity. Cambridge: Editora O'Reilly, 2009. OLIVEIRA, Lucia Lippi. Cultura e Patrimônio, um guia. Rio de Janeiro: Editora FGV, 2008. PLAZA, Julio & Monica Tavares. Processos Criativos com os Meios Eletrônicos: Poéticas Digitais. São Paulo: Editora Hucitec,1998. RUSH, MIchael. Novas Mídias na Arte Contemporânea. São Paulo: Martins Fontes, 2006. SHAW, Susannah. Stop Motion / Tradução da 2ª edição - Técnicas Manuais para Animação dom modelos. São Paulo: Editora Campus / Elsevier, 2012. TAVARES, Francine Silveira. Memória e Patrimônio: Ensaios sobre a diversidade Cultural. Pelotas: Editora Ufpel, 2008.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.