Um relatorio para uma academia

June 19, 2017 | Autor: Marina Vavassori | Categoria: Antropología cultural
Share Embed


Descrição do Produto

Um relatorio para uma academia
No texto do Franz Kafka ele relata a historia de um macaco que foi capturado de seu habitat natural e levado para conviver com os humanos e com isso aprende a linguagem para se comunicar com os outros, ocorre o mesmo com a macaca Koko que aprende a se comunicar com os humanos para sua sobrevivência.

A cultura e o convívio com outras tribos fez com que sejamos mais evoluídos, pois se estivéssemos em outro meio, seriamos primatas do mais baixo nível. Fica a ideia de que o homem, antes desenvolver seu cérebro, já tinha um comportamento social e cultural, o cerebro foi apenas uma aptidão como podemos também notar no filme.
A era do grande cérebro começou com o homem de neandertal. O surgimento do homo sapiens é marcado pela sepultura e pela pintura.
Os mais antigos túmulos que conhecemos são neandertalenses, essas sepulturas indicam-nos bem mais e algo muito diferentedo que um simples enterro para proteger os vivos da decomposaição. No filme "A guerra do fogo" a tribo principal carregava seus mortos pelo caminho ate passar o luto. Porem não realizavam sepulturas após o luto simplesmente deixavam os corpos pelo caminho, pois não aguentavam mais carrega-los.
Podemos supor que o ocre vermelho, cinzas, no homem de neandertal, não era usado unicamente para pintar as ossadas dos mortos, mas também para efetuar pinturas no corpo humano, para desenhar símbolos ou sinais em diversos objetos. No filme a tribo mais evoluída usa a cinza para pintar o corpo e se proteger da radiação, a pintura serve também para demostrar a cultura da tribo e também pode estar ligado a crenças mitológicas.
O riso e as lagrimas são inatas, tratra-se de uma característica profunda constitutiva da natureza do homem, não saberemos dizer se o sorriso, o riso ou as lagrimas emergiram antes doo sapiens, mas o próprio homo sapiens é provavelmente, a intensidade e a instabilidade que a alegria e a tristeza causam. No file "A guerra do fogo" a mulher da tribo mais evoluída já conhecia o riso e a tribo principal da historia não, com a convivência em grupo conhecimentos foram passados e incorporados na cultura deles.
Tambem podemos comparar com a macaca Koko que fica feliz quando ganha um gatinho para brincar e fica muito triste quando o gatinho morre.
Nas sociedades arcaicas, tal como nas sociedades históricas, por meio de ervas e ou do álcool, da dança e ou do rito podemos observar no filme em dois momentos quando a tribo mais evoluída captura o "protagonista" e embriagam-no e também quando a tribo principal do filme faz um ritual de adoração ao fogo.
O prazer que o sapiens procura, não só no orgasmo mas em todos os campos, não pode reduzir-se ao estado de satisfação, isto é, a realização de um desejo, de anulação de uma tensão. O protagonista do filme aprenda com a mulher da outra tribo a copula frontal e há o surgimento de um sentimento de afetividade, há o surgimento de laços afetivos.
Para o biologismo e o antropologismo, é inconcebível que um animal que consagra tantas de suas forças ao prazer e á embriaguez, que perde tanto tempo enterrando seus mortos, cumprindo ritos, dançando, tão mal ajustado no seu relacinamento com sobreviver, mas alcança no universo hostil ,o frio das glaciações, progressos técnicos, intelectuais e sociais decisivos.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.