Uma análise do perfil e da percepção do turista no evento Boa Vista Junina 2015

June 19, 2017 | Autor: Bruno Brito | Categoria: Turismo Cultural
Share Embed


Descrição do Produto

X Semana Nacional de Ciência e Tecnologia no Estado de Roraima – SNCT-RR

Uma análise do perfil e da percepção do turista no evento Boa Vista Junina 2015. BRITO¹, Bruno Dantas Muniz de ¹ [email protected] Palavras Chave: Turismo, Boa Vista Junina, arraial, cultura.

INTRODUÇÃO A promoção de atividades culturais consiste num importante vetor de desenvolvimento econômico, humano e social para qualquer localidade. A riqueza cultural brasileira é imensa e tão vasta que diversas manifestações populares do país constituem-se numa grande oportunidade de geração de empregos, movimentações financeiras e criação de condições que oportunizem a consolidação da cultura popular. Além disso, tais investimentos caracterizam-se como importante vetor de mobilização de fluxos turísticos. Nesse sentido, por iniciativa da Prefeitura Municipal de Boa Vista, capital do estado de Roraima, realiza-se desde 2001 o evento Boa Vista Junina, utilizando da forte riqueza cultural e histórica trazida pelos migrantes do nordeste do Brasil que vieram viver na cidade. Na edição 2015 do evento, motivada pela análise dos aspectos que permeiam o evento, foi realizada uma pesquisa com o objetivo de compreender a percepção do turista do Boa Vista Junina, no que tange aos aspectos relacionados com a atividade turística que o evento mobiliza. MATERIAL E MÉTODOS Foram identificados diversos públicos no evento, no entanto, de forma a conjugar um cenário que permitisse contemplar as expieriências dos atores diretamente envolvidos com o contexto do turismo, suas percepções e opiniões, foram definidos elementos prioritários para participar da amostra. Foram pesquisados os visitantes (divididos entre população residente e turistas). Nesse caso, a percepção do turista foi o foco desta iniciativa, o qual define-se como aquele que veio a Boa Vista motivado por negócios, lazer ou outro e que permaneceu mais de um dia e menos de um ano, segundo classificação da Organização Mundial do Turismo (RUSCHMANN, 1997). A pesquisa caracteriza-se como de natureza qualiquantitativa (BOAVENTURA, 2004), tendo como instrumentos de coleta questionários estruturados, com perguntas objetivas e subjetivas (MARCONI e LAKATOS, 2001). Neste trabalho serão apresentados os resultados obtidos a partir da percepção dos turistas identificados e entrevistados no evento. A amostra foi selecionada com base na estimativa de público divulgada pela Prefeitura Municipal de Boa Vista (100.000 visitantes), e consistiu em 1% desta. Foram 1.041 questionários aplicados, tendo como amostra 32 questionários de turistas. A margem de erro da amostra (com base na tabela split) foi de 3%, para mais ou para menos.

sua maioria, pelo ensino médio, seguida por superior completo; A faixa de renda orbitou entre 02 e 04 salários mínimos, sendo o principal motivo da visita dos turistas à Boa Vista o lazer, seguido por negócios e o próprio evento em si, o Boa Vista Junina; A frequência de visitação à Boa Vista é de mais de 3 vezes por ano; A maioria dos turistas entrevistados veio acompanhado de 2 a 5 pessoas; A duração da estadia, de acordo com a maioria dos entrevistados, é de mais de 10 dias; O principal meio de transporte utilizado para chegar a Boa Vista foi o veículo próprio, seguido do avião; O principal meio de hospedagem utilizado pela maioria dos turistas entrevistados foi a casa de parentes e amigos; A principal forma de informação sobre o evento, segundo a maioria dos entrevistados, foram os parentes e amigos seguido da TV local; A principal plataforma da internet para obter informações sobre o evento, segundo os turistas entrevistados, foram as redes sociais; A expectativa de gastos da maioria dos turistas era entre R$50 e R$100; Os principais aspectos positivos registrados foram organização, limpeza e segurança; Já no que consiste aos aspectos negativos destacaram-se o estacionamento, banheiros e a informação turística; A grande maioria dos turistas entrevistados mostrou-se plenamente satisfeita com a localização atual do evento; Da mesma forma também mostraram-se satisfeitos com o atendimento geral do evento; Por fim, a maioria dos turistas entrevistados afirmaram que o evento atendeu plenamente suas expectativas. CONCLUSÕES Com base nas informações obtidas conclui-se que o evento Boa Vista Junina ainda necessita de uma ampla promoção mercadológica, objetivando ampliar seu raio de atratividade turística. O evento é demasiado importante para a economia da cidade no período em que se realiza, no entanto o fluxo turístico (MOLINA, 2001) que participa dessa experiência é muito pequeno, haja vista a dimensão do evento para a região norte. Nesse sentido, ainda podese considerar que o Boa Vista Junina desponta com uma importante trajetória de crescimento e fortalecimento, tido como uma referência na realização de grandes eventos na porção norte do Brasil. AGRADECIMENTOS A Prefeitura Municipal de Boa Vista, pelo apoio operacional e logístico e a equipe de acadêmicos voluntários que participaram da pesquisa ___________________ BOAVENTURA, E. Metodologia da Pesquisa. São Paulo: Atlas, 2004. MARCONI, M. de A.; LAKATOS, E. M. Metodologia do Trabalho Científico. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2001. MOLINA, Sérgio. Turismo: Planejamento integral. Bauru, SP: EDUSC, 2001. RUSCHMANN, D. Turismo e Planejamento Sustentável. Campinas: Papirus, 1997.

RESULTADOS E DISCUSSÃO Com base nos dados obtidos, no que tange ao perfil e percepção dos turistas, foi possível se constatar que: Uma pequena maioria dos turistas são do sexo feminino; A faixa etária predominante situa-se entre 18 a 40 anos; A Apresentação na forma: ( X ) Oral ( ) Pôster ocupação principal dos turistas são de assalariados e Deseja submeter trabalho completo? ( ) Sim ( X ) não estudantes; A escolaridade dos turistas é constituída, em Rua Sete de Setembro, 231– Canarinho – 69.306-530 – Boa Vista/RR. Email: [email protected]

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.