Uma Vida Cristã Saudável e Atrativa

June 28, 2017 | Autor: Paulo Benevenuto | Categoria: Estudos Bíblicos
Share Embed


Descrição do Produto

UMA VIDA CRISTÃ SAUDÁVEL E ATRATIVA 1Tm 1.3-7 Análise: 1 Carta a Timóteo; Autor: Paulo; Local da Escrita: Macedônia; Local de Destino: A Igreja de Éfeso; Estrutura e Composição: TEMAS DESAFIOS E PLANOS

CAPÍTULOS A LEI E A GRAÇA

1.1 1.20

ADORAÇÃO E AS MULHERES

2.1 2.15

BISPOS E DIÁCONOS

3.1 3.16

APOSTASIA NA IGREJA

4.1 4.16

FAIXAS ETÁRIAS NA IGREJA

5.1 5.25

ÁREAS DE CONFLITO NA IGREJA

6.11 6.21

VIDA DA IGREJA

LÍDERES DA IGREJA FRIO NO ESPÍRITO

ALVO

ORGANIZAÇÃO DA IGREJA

PROBLEMAS GRUPOS DA IGREJA EXEMPLOS DE IGREJA

DIA-A-DIA DA IGREJA

Introdução Paulo usa literalmente a expressão grega “Heterodoxia” (radicalmente diferente) para admoestar os falsos mestres que estavam na igreja de Éfeso, cujas atitudes caracterizavamse por: a) b) c) d) e) f) g) h)

Ensinar falsas doutrinas e inverdades (6.3); Pregar mitos judaicos (Tt 1.14); Arrogar-se do título de “Mestres da Lei” (1.7); Ensinar práticas de consagração à realização da virtude (4.3); Usar a posição para obter lucros ilícitos (6.5); Pregar histórias falsas acerca da origem do povo judeu (4.7; Tt 3.9); Orgulho e arrogância (1.7; 6.4); Promover polêmicas c/ finalidades suspeitas/obscuras (6.4; 2Tm 2.23; Tt 3.9).

O comportamento dos falsos mestres, bem como seus ensinamentos deveriam ser combatidos apropriadamente. Contudo, Paulo inicia a sua carta a Timóteo apresentando o ponto central e mais importante da situação, a promoção do amor cristão. Após as considerações iniciais, fica evidente a importância atribuída a uma comunidade cristã bem estruturada no amor. Não um amor “sentimento”, mas um amor “compromisso”, um amor “aliança”. Tal amor mantém os cristãos fortalecidos, preparados e protegidos contra todos os males que possam sobrevir. Paulo explica a Timóteo que o objetivo da carta era fornecer instruções importantíssimas para a promoção deste amor entre os efésios (1Co 13).

Entrementes, Paulo destaca que o amor cristão procede (ou resulta) de três pontos extremamente importantes para nossa reflexão – Um coração puro, uma boa consciência e uma fé sincera. 1 – UM CORAÇÃO PURO Coração, neste contexto, significa a alma, o interior do ser humano, de onde surgem as motivações. Em todas as escrituras (principalmente em o Novo Testamento) há uma ênfase na manutenção da pureza do coração, em preservá-lo livre de maldade ou de más intenções. Também fica claro que o coração pode ser contaminado por raízes de amargura, picuinhas, ausência de disposição para perdoar, ressentimentos e todo tipo de atitudes decorrentes de uma natureza humana caída (obras da carne). Assim, percebemos quão necessária é a ação do Espírito Santo na vida dos cristãos para que estes possam gerar um dos principais frutos, o domínio próprio (ver epístola escrita aos gálatas 5.16-26). 2 – BOA CONSCIÊNCIA Uma vez assumido o compromisso da busca pela manutenção de um coração purificado, os cristãos têm a possibilidade de manter uma consciência tranquila, pautada na certeza de que seus pensamentos e atitudes não têm ofendido a Deus (Jó 27.6; At 24.16; Rm 9.1; 1Co 4.4; Hb 13.18; 1Pe 2.9; 3.16; 3.21). 3 – FÉ SINCERA Finalmente, tendo o coração puro e uma boa consciência demonstra-se a maior prova de uma vida cristã saudável, atitudes coerentes à profissão de fé. Tiago destaca este fato em sua epístola (Tg 2.26) ao passo que Paulo frisa as atitudes contraditórias, denunciando a hipocrisia dos falsos mestres (Tt 1.15). Conclusão: A reflexão do início da 1.ª Carta de Paulo a Timóteo nos permite entender que a estrutura de uma vida cristã saudável é o amor. E esse amor (que não é um sentimento) é resultado da manutenção de um coração puro, de uma boa consciência para com Deus e finalmente de uma prática de fé sincera (piedade). É fundamental para a igreja contemporânea e, principalmente, para a sua liderança atentar para esta orientação e assim nos encorajarmos uns aos outros na adoção destes princípios, pois a ausência dos mesmos conduzirá ao naufrágio da fé, verdade que Paulo destaca logo no final do primeiro capítulo citando como exemplos Himeneu e Alexandre. Que em nossos dias possamos buscar a prática dos princípios cristãos apresentados no primeiro capítulo da 1.ª Carta escrita a Timóteo, a fim de promovermos o amor cristão e assim estarmos protegidos contra os falsos mestres e seus ensinamentos, desfrutando de uma vida cristã saudável e atrativa. Graça e Paz. Pb. Paulo Benevenuto ASSEMBLEIA DE DEUS EM AMAPÁ – FL. PARADA DE LUCAS – D.C - RJ.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.