UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL/RS

June 5, 2017 | Autor: I. Descovi Junior | Categoria: Educación, Introdução ao estudo de Direito
Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA – UFSM CAMPUS CACHOEIRA DO SUL/RS

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA ALUNO: IVO ANTONIO DESCOVI JUNIOR MATRÍCULA 201611740

2016

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA TRABALHO: PERFIL DO ALUNO

Trabalho acadêmico apresentado como atividade complementar da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica, para apresentar ao aluno o Ambiente Moodle.

Professor: André Luís Kiersten

CACHOEIRA DO SUL 2016

2|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

LISTA DE FIGURAS Figura 1 – A paixão em 1999.

09

Figura 2 – O dia das Algemas.

09

Figura 3 – A princesa e o papai.

11

Figura 4 – Festa em família.

11

3|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

SUMÁRIO RESUMO

05

ABSTRACT

06

1. INTRODUÇÃO

07

2. DESENVOLVIMENTO

08

3. CONCLUSÃO

12

4. BIBLIOGRAFIA

13

4|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

RESUMO

Com alguns objetivos em mente como: conhecer o aluno, avaliar sua capacidade de dissertação e organização técnica, apresentá-lo ao ambiente Moodle; o professor da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica propôs este trabalho como uma ferramenta de socialização do aluno com o “mundo” do curso superior. Um tema que fosse familiar a todos, possibilitando aprofundarem-se nos argumentos necessários para apresentação clara sobre o assunto e que permitisse um ambiente de estudo dinâmico e diferente, levou a este trabalho inovador e irreverente. Abrir uma caixa lacrada a sete chaves. Sim, foi desta forma que vimos este trabalho, pois falar de si, da sua vida, de seus familiares e expor sua rotina social e pessoal é no mínimo um desafio, uma quebra dos limites estabelecidos para uma relação que mal iniciou. Ao apresentar este relato, abre-se o livro da vida, embora resumido, do aluno Ivo Antonio Descovi Junior. Uma trajetória que teve momentos alegres e tristes, vitórias e derrotas, sonhos e desilusões, mas uma história que até agora valeu a pena. Boa leitura. Palavras Chave: auto-apresentação, introdução à engenharia, curso superior.

5|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

ABSTRACT With some goals in mind as knowing the student evaluate his dissertation capacity and technical organization, submit it to the Moodle environment; Professor of Introduction to Electrical Engineering discipline proposed this work as a student socialization tool with the "world" of higher education. A theme that was familiar to all, making it possible to go deeper in the arguments necessary for clear presentation on the subject and to allow a dynamic and different study environment, led to this groundbreaking work and irreverent. Opening a sealed box and key. Yes, it was in this way that we have seen this work, because to talk about themselves, their lives, their families and expose their social and personal routine is at least a challenge, breaking the limits for a relationship that started badly. In presenting this report, opens the book of life, though brief, the student Ivo Descovi Junior. A trajectory that had happy and sad moments, victories and defeats, dreams and disappointments, but a story that so far worth it. Good reading. Keywords: self-presentation, introduction to engineering college.

6|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

INTRODUÇÃO Este trabalho tem como objetivo apresentar o perfil do aluno Ivo Antonio Descovi Junior do Curso de Engenharia Elétrica da Universidade Federal de Santa Maria – UFSM Campus Cachoeira do Sul. Através deste trabalho, o professor da disciplina de Introdução à Engenharia Elétrica, André Luís Kirsten poderá conhecer um pouco sobre as características da personalidade do aluno, bem como seus objetivos em relação ao curso escolhido.

7|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

DESENVOLVIMETO Em 31 de janeiro de 1967 na pequena cidade de Faxinal do Soturno, na região central do estado do Rio Grande do Sul, nasceu ás 11h30min um bebê do sexo masculino com 4,38 Kg. Ele é o quinto filho do casal Ivo Antonio Descovi e Tereza Zago Descovi. Por ter nascido no mesmo dia em que seu pai completava 33 anos, foi batizado com o nome de Ivo Antonio Descovi Junior. Uma vida simples, muito humilde acompanhou sua infância e adolescência. A fragilidade econômica da família sempre impôs algumas dificuldades inclusive de alimentos. A falta de recursos não impediu que este menino tivesse uma farta variedades de brinquedos, pois o seu pai utilizava os seus dons para criar diversos brinquedos para os filhos, e ele cresceu com muita alegria e diversão. Como toda alegria pode ter fim, a deste menino começa e definhar quando a sua irmã Ana Lúcia de 13 anos de idade vem a óbito em 1979 após uma crise convulsiva devido a sua doença – Síndrome de Down. Esta perda prematura da família leva o pai Ivo Antonio ao descontrole emocional e ao consumo exagerado de bebida alcoólica. Com o uso da bebida vêm as agressões físicas e psicológicas sobre os membros da família, principalmente sobre a matriarca. O tempo avança e o menino agora já um jovem, está trabalhando e estudando a noite para concluir o ensino médio. Estamos em 1986, às coisas estão dentro de uma razoável tranqüilidade. Porém, em maio o patriarca adoece e vem a óbito em julho do mesmo ano. Junior, como era conhecido pelos amigos, decide abandonar os estudos. Esta decisão deixa sua mãe e as irmãs iradas, pois elas acreditam ser a educação a única forma de mudar os rumos deste rapaz. Em 1998 ele concluiu o ensino médio. Agora começa um novo tempo, um tempo de tentativas de ingresso na Universidade. São vários vestibulares na tentativa de ingressar no curso de Direito, mas são infrutíferas. Enquanto não consegue este objetivo, uma oportunidade aparece no curso de Eletrotécnica do Colégio Técnico Industrial – CTISM. A formatura no curso de Eletrotécnica em 1993 abriu caminho para trabalhar na Concessionária de Energia Elétrica Nova Palma Energia. Na empresa, ficou responsável pelo patrimônio técnico (estruturas, transformadores, equipamentos, etc.), o que possibilitou um acréscimo de conhecimentos até então um pouco limitados pela academia.

8|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA A convivência com técnicos, engenheiros e colegas experientes no setor, abriu um leque de oportunidades, inclusive a de poder cursar Técnico em Segurança do Trabalho no CTISM. Em 1995, juntamente com a formatura no curso de segurança do trabalho veio o convite para trabalhar como instrutor em um curso de Eletricista Predial promovido pela Prefeitura de Faxinal do Soturno em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – SENAI de Cachoeira do Sul. Esta receita de trabalho trouxe em 1997 uma vitória pessoal: o convite para ingressar no time de instrutores do SENAI do Rio Grande do Sul. Na seleção realizada na sede da Federação das Indústrias do Rio Grande do Sul – FIERGS ficou evidente a força dos conhecimentos adquiridos e dos conselhos informais dos professores do CTISM. De um grupo de nove pessoas concorrendo à vaga, oito já pertenciam ao quadro de funcionários do SENAI. A qualidade do ensino do CTISM fez a diferença. O inicio das atividades no SENAI de Cachoeira do Sul foi em 01 de setembro de 1997. A intenção era solicitar uma transferência para Santa Maria, pois amigos e namorada haviam ficado por lá, mas isto não aconteceu. Agora morador de Cachoeira do Sul uma nova e conturbada fase na vida deste homem. Quando foi morar em Cachoeira do Sul, Junior tinha um noivado que já durava nove anos. A agitada noite Cachoeirense acordou o boêmio adormecido que havia dentro dele. Novas amizades fizeram com que Junior passasse a ter uma vida noturna ativa e agitada. O relacionamento decano sucumbiu no final de 1998. Livre de compromissos afetivos a “maionese desandou”, encontros e desencontros eram constantes. Em meados de 1999 uma paixão atômica por uma aluna do curso de Agentes de Trânsito promovido pela Prefeitura de Cachoeira do Sul em parceria com o SENAI, mudou o rumo das coisas. A vida noturna dá espaço a encontros caseiros, tipo família mesmo. O tempo de namoro é curto e em 09 de janeiro de 2000 vira “casório”. Opa! Prenderam o Don Juan. Mas a vida de casado está boa.

Fig.1 – A paixão em 1999.

Fig.2 – O dia das algemas.

9|20

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA A estabilidade afetiva e financeira o leva a iniciar o curso de Direito da Universidade Luterano do Brasil – ULBRA em 2003. Porém, no primeiro semestre de 2004 o nascimento da única filha interrompe os estudos. Por questões bem lógicas: cuidados com a filha e a falta de dinheiro são a justificativa. Mariana cresce aceleradamente, dedicação total leva a consumo de horas e horas trocando fraldas, aquecendo mamadeira e banhos quentinhos além do trabalho no SENAI. O retorno aos estudos acontece somente em 2007, só que não mais na faculdade de Direito, mas no curso de Gestão Pública do Instituto Federal de Santa Catarina via Educação à Distância – EaD pelo programa Universidade Aberta do Brasil – UAB. A formatura acontece ao final de 2009. Serviu e muito para crescimento profissional, pois os conhecimentos adquiridos em como administrar são utilizados para a sua independência profissional. O curso de Gestão possibilitou a abertura de uma microempresa na área de manutenção elétrica. A demanda pelos serviços da empresa o leva a solicitar o desligamento do SENAI em abril de 2010. A Lumine Serviços aumenta a gama de serviços e passa a atuar na linha de climatização de ambientes. A especialização do principal técnico da empresa é um referencial que alavanca o crescimento da Lumine Serviços. A contínua atuação como instrutor contratado do SENAI abre muitas oportunidades e a carta de clientes aumenta vertiginosamente. Juntamente com as oportunidades vem a limitação técnica para alguns serviços. Este limite associado à presença de UFSM na cidade de Cachoeira do Sul leva Junior a decidir pelo ingresso no Curso de Engenharia Elétrica. Apesar da correria diária para atender os compromissos profissionais e os familiares, ele decide em 2015 participar o ENEM, processo de ingresso no ensino superior público. O baixo desempenho no Enem faz que a vaga não venha na primeira chamada. A convocação para participar da chamada oral em Santa Maria acende uma esperança. A oportunidade de ser Engenheiro começa a realizar-se com o chamado para apresentar a documentação comprobatória para o ingresso na UFSM. Um detalhe quase atrapalha tudo. As férias com a família no início de fevereiro em Santa Catarina o afastam do acesso a rede mundial de computadores. Disposto a dedicar-se inteiramente para a família, decide desligar o telefone celular e não acessar a internet durante as férias. Mas uma ligação de sua irmã através do telefone da sua esposa o alerta para o evento em Santa Maria.

10 | 2 0

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA As férias estão animadas e intensas. Praia, compras e parque aquático ocupam a agenda. As energias estão recobradas para um ano intenso e difícil. Juntamente com a realização de ingressar num curso de engenharia numa universidade conceituada como a UFSM, vem a notícia de uma doença grave e impiedosa – o câncer.

Fig.3 – A princesa e o papai.

Fig.4 – Festa em família.

O empenho do aluno somado à capacidade dos professores de ensinar será a fórmula certa para atingir os objetivos traçados para os próximos cinco anos. Que DEUS abençoe ricamente a todos.

11 | 2 0

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

CONCLUSÃO Este trabalho além de mostrar o perfil do aluno de Engenharia Elétrica e sua rotina social, principalmente nas férias, apresenta também os argumentos da escolha pela faculdade a ser cursada. Paralelamente, o professor da disciplina pode avaliar o nível de conhecimento do aluno em relação às normas de apresentação de trabalhos em um curso de nível superior, sua capacidade de dissertação e organização dos fatos com a cronologia em que os mesmos ocorreram. Faz-se necessário comentar que, esta estratégia proposta pelo professor André foi inteligente, pois ela é capaz de transformar algo informal como a auto-apresentação em um documento formal e técnico sem perder o objetivo principal: “criar algum tipo de laço entre educador e educando”. São iniciativas como esta que faz do ensino público apresentado pela Universidade Federal de Santa Maria – UFSM, um dos melhores entre os melhores. Parabéns.

12 | 2 0

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

INTRODUÇÃO À ÁREA DE ENGENHARIA ELÉTRICA

BIBLIOGRAFIA DESCOVI, Ivo Antonio Junior. Álbum da Família. 1ª e única Edição. Cachoeira do Sul, 2016. Infinitas Páginas. ASSOCIAÇÃOBRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR10719: Informação e documentação: relatório técnico e/ou científico: apresentação. Rio de Janeiro, 2009. 13 p.

13 | 2 0

UFSM – CAMPUS CACHOEIRA DO SUL

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.