UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO

September 21, 2017 | Autor: Felipe Mncardoso | Categoria: Relatório
Share Embed


Descrição do Produto

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MARANHÃO
FELIPE MATIAS DO N. CARDOSO
FÍSICA EXPERIMENTAL










MOVIMENTO RETILINIO UNIFORMER
Prof.: EDSON NUNES






BALSAS-MA
2014
SÚMARIO

RESUMO..................................................................................................1
INTRODUÇÃO..........................................................................................2
DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL................................................................3
RESULTADO DAS MEDIÇÕES E CÁLCULOS.......................................4
CONCLUSÃO..........................................................................................5
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS........................................................6







RESUMO

O terceiro experimento, denominado como aplicações das leis de Newton, tinha a finalidade de demostra na prática como funciona a aceleração e a força de um objeto em situação de repouso e movimento. Utilizou-se o plano inclinado com ajuste angular, para os ângulos de 10° e 15°. A massa do corpo foi representada através da soma da massa dos objetos de massas definidas com a massa do prato de apoio. Logo foi possível perceber que quando aumentava a massa no prato da balança, a aceleração dos corpos mudava, devido a mudança de coeficiente de atrito e a mudança da força de tração no fio.

Palavras-Chaves: Leis de Newton, aceleração e força, repouso, movimento.










INTRODUÇÃO

Para determinar a aceleração e a força para um objeto em situações de repouso e movimento, é necessário conhecer as aplicações das leis de Newton, que foi um grande físico que nasceu na Inglaterra no dia 25 de dezembro de 1642, estudou na King's School onde se dedicou exclusivamente aos seus estudos, frequentou também a faculdade Trinity College, na universidade de Cambridge, só que quando Newton estava para concluir o ensino superior, um terrível doença atingiu a Inglaterra e a suas aulas foram suspensas por aproximadamente dois anos, e foi nessas férias provisórias e longas que ele desenvolveu mais trabalhos e fez as mais brilhantes descobertas de sua vida. Um de seus trabalhos que ainda hoje são utilizados é o Cálculo Diferencial e Integral que se faz presente em nossos estudos. Já no campo da física ele foi denominado com pai da Mecânica Clássica, graça as suas leis que regem o movimento dos corpos, que são o princípio da Inercia ou primeira lei de Newton, a força ou a segunda lei de Newton, reação ou terceira lei de Newton. Para esse experimento fez se o uso algumas formulas, onde a força de atrito teria seu valor máximo de módulo (µsN), e o valor do coeficiente de atrito seja ele dinâmico ou estático seria igual à tangente do ângulo em que o objeto pôr-se a deslizar, sendo representado pela seguinte formula: Fat=sFN, assim: s= FatFN, quando o objeto esta próximo a deslizar a força de atrito é representada da deguinte forma: Fat=Px , deste modo, s= PxFN, sendo FN=PY, Px=P.sen e Py=P.cos Logo: s= P.senP.cos , s= sencos , Como tg = sencos , Então: s= tg . Portanto o coeficiente de atrito estático ele vai aumentar conforme o ângulo.



DESCRIÇÃO EXPERIMENTAL
1.1 Materiais Utilizados:
Plano inclinado com ajuste angular.
Objetos de massas definidas: 0,020 kg, 0,050 kg, 0,060 kg.
Prato de apoio.
Barbante.

1.2 Procedimento:

1.2.1 Ajuste o ângulo do plano inclinado para 10º, em seguida posicione a massa de 0,020 kg no prato da balança e observe o que acontece, com o auxílio da figura que contém na folha do procedimento experimental que descreve o diagrama de corpo livre, determine: o peso do corpo B, peso do corpo A, componente Px do corpo A, componente Py do corpo A, aceleração dos corpos, força de tração no fio, força de atrito, coeficiente de atrito estático.
1.2.2 Ajuste o ângulo do plano inclinado para 10º, em seguida posicione a massa de 0,030 kg no prato da balança e observe o que acontece, com o auxílio da figura que contém na folha do procedimento experimental que descreve o diagrama de corpo livre, determine: o peso do corpo B, peso do corpo A, componente Px do corpo A, componente Py do corpo A, aceleração dos corpos, força de tração no fio, força de atrito, coeficiente de atrito estático.
1.2.3 Ajuste o ângulo do plano inclinado para 15º, em seguida posicione a massa de 0,050 kg no prato da balança e observe o que acontece, com o auxílio da figura que contém na folha do procedimento experimental que descreve o diagrama de corpo livre, determine: o peso do corpo B, peso do corpo A, componente Px do corpo A, componente Py do corpo A, aceleração dos corpos, força de tração no fio, força de atrito, coeficiente de atrito estático.
1.2.4 Ajuste o ângulo do plano inclinado para 15º, em seguida posicione a massa de 0,060 kg no prato da balança e observe o que acontece, com o auxílio da figura que contém na folha do procedimento experimental que descreve o diagrama de corpo livre, determine: o peso do corpo B, peso do corpo A, componente Px do corpo A, componente Py do corpo A, aceleração dos corpos, força de tração no fio, força de atrito, coeficiente de atrito estático.



RESULTADOS DAS MEDIÇÕES E CÁLCULOS

Os procedimentos realizados em laboratório, fez-se uso das seguintes formulas; para calcular o peso do corpo A e B, fez-se uso da seguinte da formula P= m.g, para calcular a componente Px e Py do corpo A, utilizou-se as respectivas formulas Px=P.sen e Py=P.cos , para calcular a aceleração fez-se necessário a seguinte formula a=[ ( Pb – Px –fs) / ( mB+ mA) ], já para a força de tração no fio utilizou-se ( T = -mB + Pb ), e o coeficiente de atrito foi calculada utilizando a seguinte formula s= [ ( mB.g – mA.g. sen ) / ( mA.g.cos ) ] e a para calcular a força de atrito utilizou-se Fat = s . Py. Para todos os experimentos fez se uso de todas essas formulas.








Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.