UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL ALOMA HANCKE THAÍS CARRERO DETERMINAÇÃO DA DUREZA TOTAL DA ÁGUA

June 2, 2017 | Autor: V. Fröner Lacerda | Categoria: Quimica
Share Embed


Descrição do Produto



UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ
COORDENAÇÃO DE ENGENHARIA AMBIENTAL
CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL



ALOMA HANCKE
THAÍS CARRERO
VINÍCIUS FRONER LACERDA




DETERMINAÇÃO DA DUREZA TOTAL DA ÁGUA
RELATÓRIO DE AULA DE LABORATÓRIO
Ivane Benedetti Tonial





FRANCISCO BELTRÃO
2014
ALOMA HANCKE
THAÍS CARRERO
VINÍCIUS FRONER LACERDA





DETERMINAÇÃO DA DUREZA TOTAL DA ÁGUA



Relatório de prática experimental e laboratório da disciplina de Química Analítica, apresentado no curso de Engenharia Ambiental da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, campus Francisco Beltrão.
Prof. Ivane Benedetti Tonial





FRANCISCO BELTRÃO
2014


INTRODUÇÃO

A química analítica é de grande importância social, pois ajuda na compreensão e no estudo dos mais variados contextos sociais e o índice de dureza da água é um destes, o qual necessita de um ponderoso conhecimento para determinar sua utilidade para a humanidade.
O índice de dureza da água é um dado muito importante, usado para avaliar a sua qualidade. Denomina-se dureza total a soma das durezas individuais atribuídas à presença de íons cálcio e magnésio. Outros cátions que se encontram associados a estes dois, por exemplo: ferro, alumínio, cobre e zinco, geralmente são mascarados ou precipitados antes da determinação. A composição química da água e, portanto, a sua dureza, depende em grande parte do solo da qual procede. Assim, águas brandas são encontradas em solo basálticos, areníferos e graníticos, enquanto que águas que precedem de solos calcários apresentam frequentemente durezas elevadas (PINTO, G. M. 2005).
Devido aos motivos expostos, pode-se deduzir facilmente a necessidade do controle prévio da dureza da água, a fim de adotar as medidas de correções necessárias, conforme o uso a que se destina.
Numerosos processos industriais, tais como fábricas de cervejas, conservas, de papel e celulose, e muitas outras, requerem água brandas. Para o caso de lavanderias as águas duras ocasionam um elevado consumo de sabão (em consequência da formação de sabões insolúveis de cálcio e de magnésio) e resultam em danos para os tecidos. Também é importante considerar que as águas duras formam crostas em caldeiras de vapor, ocasionando com isso elevadas perdas de calor e podendo também provocar explosões. (BACCAN et al., 2003).
O EDTA, um composto muito usado em análise quantitativa, desempenha papel importante como agente complexante na verificação da dureza da água.



OBJETIVO
Determinar o índice de dureza da água em análise, por meio do processo de titulação por complexação, utilizando uma solução padronizada de EDTA.


MATERIAIS E MÉTODOS


MATERIAIS E EQUIPAMENTOS

Bureta de 50 ml;
Erlenmeyers de 250 ml;
Funil para buretas;
Suporte e garra para buretas;
Pipeta volumétrica de 50 ml;
Proveta de 100 ml;
Pisseta;
Béquer de 100 ml;

REAGENTES

Solução de sal dissódico do EDTA 0,01M;
Hidróxido de amônio;
Indicador de negro de ericromo T;

MÉTODOS

Mediu-se 10 ml da amostra de água, transferindo-a para um erlenmeyer de 250 ml, em seguida adicionou-se 90 ml de água destilada, 2 ml de Hidróxido de amônio e duas gotas do indicador negro de ericromo.
Titulou-se lentamente com a solução de EDTA, até que a cor roxa obtida inicialmente com a mistura, tornou-se azul.


RESULTADOS E DISCUSSÃO

Na titulação de complexação da amostra de água com EDTA 0,01 M, foram gastos os seguintes volumes:

Amostras
Valor mL
Amostra 1
62,2
Amostra 2
67,0
Amostra 3
30,9

OBS: Como o valor obtido na terceira amostra teve uma diferença muito alta em relação aos outros, o mesmo foi descartado para a próxima etapa.
Calculando a dureza das amostras pela formula,
X (mg de CaCO3/L) = V(mL) . 10 . fc
obteve-se os seguintes valores:
Amostras
Valor mL
Amostra 1
609,56 mg/L de CaCO3
Amostra 2
656,6 mg/L de CaCO3


Para uma análise mais exata calculou-se a média e o desvio padrão da dureza das amostras, demostradas na sequencia.

X=x1+ x22= 609,56 +656,62=633,08

σ= x1- X2+x2- X22=609,56-633,082+656,6-633,08622=23,52

De acordo com o valor obtido no cálculo anterior, pode-se perceber que a amostra de água analisada, possui um alto teor de CaCo3, sendo assim considerada uma água muito dura e impropria para o consumo humano, pois perante a legislação brasileira é permitido o consumo de água com até 500 mg de CaCo3 por litro, a qual também já é considerada muito dura, por apresentar uma quantidade e CaCo3 maior que 300 mg/l.

CONCLUSÃO

Por meio do cálculo de dureza total da água, podemos constatar que a amostra de água analisada, possui um alto teor de dureza, sendo esta de acordo com a legislação brasileira impropria ao consumo humano. Foi possível também por meio desta pratica reforçar alguns conceitos analíticos.





















REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BACCAN, N. et al. Química Analítica Quantitativa Elementar. 2 ed. São Paulo: Edgard Blücher, 1979.


KENNEDY, J. H. Analytical Chemistry: Practice. 2 ed. Santa Barbara: Harcourt Brace, 1990. p. 28.


PINTO, G. M. Química Analítica Quantitativa. Creative Commons, 2005.


SKOOG, D. A.; WEST, D. M.; HOLLER, F. J.; CROUCH, S. R. Fundamentos de Química Analítica. 8 ed. São Paulo: Cengage Learning, 2012.





Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.