Universo Racionalista: Divulgação Científica na Era das Redes Sociais

June 25, 2017 | Autor: D. Rodrigues Agui... | Categoria: Science Education, Scientific Communication
Share Embed


Descrição do Produto

II Workshop on Astro and Paleobiology Extreme Environments in Modern and Ancient Times 2013

UNIVERSO RACIONALISTA: DIVULGAÇÃO NA ERA DAS REDES SOCIAIS MENEGIDIO, Fabiano Bezerra¹; RUFO, Henrique Pereira²; OLIVEIRA, Douglas Rodrigues Aguiar de³ 1. Evolution Academy, [email protected]; 2. Evolution Academy, [email protected]; 3. Universo Racionalista, [email protected]

RESUMO: A popularização da ciência ou divulgação científica pode ser definida como "o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral". Com base nessa definição de Bueno (1984), a divulgação científica nada mais é que a tradução da linguagem especializada utilizada por cientistas para uma de fácil acesso, visando atingir um público mais amplo. Seguindo essa visão, o Universo Racionalista é uma rede multidisciplinar que tem como objeto a divulgação de artigos e outros materiais científicos para o público, utilizando uma linguagem simples através da internet, abordando também assuntos relacionados as chamadas pseudociências, onde o ceticismo se torna uma ferramenta importante para desmistificar certos pensamentos arraigados na população, mas que se mostram falhos perante a ciência. O projeto conta com sua página principal, no qual aborda os temas: Astronomia, Astrobiologia, Astrofísica, Biologia, Ceticismo, Filosofia, Física, Geologia, Paleontologia, Química, entre outros. Por ser uma rede de divulgação científica também conta com parceiros que abordam temas relacionados as mais diversas áreas cientificas. Palavras-chave: Divulgação científica, Jornalismo científico, Astrobiologia, Astronomia, Evolução Biológica, Astrofisica, Universo Racionalista. INTRODUÇÃO: A popularização da ciência ou divulgação científica pode ser definida como "o uso de processos e recursos técnicos para a comunicação da informação científica e tecnológica ao público em geral". Com base nessa definição de Bueno (1984), a divulgação científica nada mais é que a tradução da linguagem especializada utilizada por cientistas para uma de fácil acesso, visando atingir um público mais amplo. Essa é uma das formas de promover a chamada popularização da ciência ao criar uma rede de integração com o mundo atual e o mundo da ciência e dos cientistas, sendo assim, a divulgação científica cumpre sua função primordial democratizando o acesso ao conhecimento científico, quando estabelece condições para a promoção da chamada alfabetização científica (Carvalho et al., 1984). Genericamente a divulgação científica na maioria das publicações referentes à temática, está situada dentro de um contexto amplo o qual compreende um processo de veiculação de informações sobre ciência e tecnologia destinando- se a um público em geral por meio da utilização de recursos, técnicas e meios de divulgação diversificados como o rádio, jornais impressos, telejornais, revistas impressas e eletrônicas, redes sociais e muitos outros recursos. Todos esses recursos são formas de atrair o público leigo e tornar o conhecimento científico abrangente. Essa é uma das formas de promover a chamada popularização da ciência ao criar uma rede de integração com o mundo atual e o mundo da ciência e dos cientistas, destacando esse processo complexo como construção humana capaz de interferir na vida das pessoas (Carvalho et al., 1984).

Uma das tarefas mais difíceis a serem realizadas no desenvolvimento de programas de popularização da ciência e tecnologia é alcançar um equilíbrio entre o entusiasmo pela ciência dos profissionais envolvidos na sua concepção e aplicação e a necessidade de se evitar transmitir ao público leigo uma visão exagerada das possibilidades da ciência moderna (Albagli, 1996). O Universo Racionalista como divulgador científico Seguindo essa visão, o Universo Racionalista é uma rede multidisciplinar que tem como objeto a divulgação de artigos, textos, informações, entre outros materiais científicos para o público utilizando uma linguagem simples, levando a informação com o intuito de promover o conhecimento e a discussão de ideias dentro do âmbito científico e filosófico, afinal um indivíduo informado é um indivíduo preparado para ter um ponto de vista devidamente fundamentado. A decisão do Universo Racionalista é, portanto, a de compartilharmos uma visão de forma mais imparcial possível, científica, seja técnica ou até mesmo pessoal, desde que seja uma realidade acessível a todos que quiserem buscar pelo conhecimento utilizando a razão, sem serem negativamente afetados em suas paixões, muito pelo contrário, buscaremos aperfeiçoar os intelectos e, com isso, maravilharmos as paixões. Somente com o conhecimento das ideias adequadas sobre a causalidade dos diversos tipos de ocorrências, fenômenos e leis, podese ser totalmente racional acerca dos efeitos desses. O projeto também lida com assuntos relacionados as chamadas pseudociências. Utilizando o ceticismo, apoiado pelo conhecimento científico, como principal ferramenta para desmistificar certos pensamentos arraigados na população, mas que se mostram falhos perante a ciência. Atuando em redes sociais como o Facebook, a página foi criada fazendo referência ao site "Universo Racionalista", no qual aborda os seguintes temas: Arqueologia, Artes, Astronáutica, Astronomia, Astrobiologia, Astrofísica, Biologia, Ceticismo, Cosmologia, Educação, Filosofia, Física, Geofísica, Geoquímica, Geografia, Geologia, História, Matemática, Neurociência, Paleontologia, Psicologia, Química, Saúde, Tecnologia, e Zoologia. Além de promover Debates Científicos e Filosóficos. Por ser uma rede de divulgação científica também conta com parceiros que abordam temas relacionados as mais diversas áreas cientificas, como por exemplo: Evolution Academy (Evolução Biológica), Portal Biology (Biologia em geral), CiencTec (Astronomia, Astrobiologia, Astrofísica, Astronáutica e Geologia), Livres Pensadores, Astronomia ao Vivo (astronomia), Ceticismo Aberto, Ciência sem Censura (Astronomia, física e demais ciências exatas) Awesome Universe (astronomia), NUPESC (difusão científica e orientação acadêmica), Simetria de Gauge (fisica), Projeto Plêiades (ciência e tecnologia), Climatologia Geográfica (geociências), entre outros.

REFERÊNCIAS: 1. BUENO, W.C. Jornalismo científico no Brasil: compromissos de uma prática dependente. (Tese de doutorado apresentada à Escola de Comunicações e Artes da USP). São Paulo, 1984; 2.ALBAGLI, S.. Divulgação científica: Informação científica para cidadania. Ciência da Informação, Brasília, DF, Brasil, 25, dez. 1996. Disponível em: http://revista.ibict.br/cienciadainformacao/index.php/ciinf/article/view/465/424. Acesso em: 15 Nov. 2013.; 3. DOS SANTOS CARVALHO, Mary Tânia; GONZAGA, Amarildo Menezes; NORONHA, Evelyn Lauria. DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA: DIMENSÕES E TENDÊNCIAS, TENDÊNCIAS NO ENSINO DE CIÊNCIAS E MATEMÁTICA.Revista Amazônica de Ensino de Ciências| ISSN, v. 1984, p. 7505.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.