USABILIDADE: COMO ESCREVER NA WEB

June 2, 2017 | Autor: Marcos Ferreira | Categoria: Web 2.0, Usabilidade
Share Embed


Descrição do Produto

1

SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM INDUSTRIAL UNIDADE DE SÃO MIGUIEL DO OESTE CURSO TÉCNICO EM PROGRAMAÇÃO DE COMPUTADORES

USABILIDADE: COMO ESCREVER NA WEB

MARCOS FERREIRA

São Miguel do Oeste 2009

2

MARCOS FERREIRA

USABILIDADE: COMO ESCREVER NA WEB

Trabalho de pesquisa apresentado ao curso técnico em programação de computadores do SENAI, unidade de São Miguel do Oeste como requisito parcial para aprovação da unidade curricular de Programação para web.

São Miguel do Oeste 2009

3

RESUMO Assuntos novos, recebem terminologias novas, tanto mais, no mundo globalizado e rápido da web, exemplo disso é o termo webwriting, que se relaciona aos métodos de escrita para a web. Essa celeridade, é imposta pela pressa requerida e/ou acatada pessoas incluídas digitalmente, grupo que cresce a todo instante, e necessita da informação precisa, elegantemente apresentável e num imediatismo que a cada instante tende a ser cumprido com o surgimento de tecnologias e métodos de desenvolvimento novos. O presente estudo explora estes campos da informática na web. Palavras-Chave: web, usabilidade, webwriting.

4

SUMÁRIO

RESUMO............................................................................................................3 SUMÁRIO........................................................................................................... 4 1 Revisão de Literatura...................................................................................... 5 2 Procedimentos Metodológicos........................................................................ 6 3 Resultado e Discussão....................................................................................6 4 CONCLUSÃO..................................................................................................7 REFERÊNCIAS..................................................................................................8

5

1 REVISÃO DE LITERATURA Segundo a enciclopédia on-line Wikipédia(2009): Usabilidade é um termo usado para definir a facilidade com que as pessoas podem empregar uma ferramenta ou objeto a fim de realizar uma tarefa específica e importante. A usabilidade pode também se referir aos métodos de mensuração da usabilidade e ao estudo dos princípios por trás da eficiência percebida de um objeto.

Podemos então definir que quanto maior a facilidade de uso de uma interface web, maior será o grau de usabilidade da mesma. Este é o principal objetivo do programador web, criar interfaces com o máximo de usabilidade possível. É pela usabilidade que podemos reconhecer a capacidade de um software em permitir ao usuário satisfação de usa metas ao interagir com o sistema WIKIPEDIA(2009). Segundo FILHO(2009): Para avaliar a usabilidade de um sistema interativo, poderíamos fazer uso de um conjunto de critérios que nos ajudasse a mensurar a usabilidade desse sistema. Exemplos de critérios que poderiam ser utilizados são: 1. Tempo para concluir uma tarefa; 2. Percentual de tarefas terminadas por unidade de tempo; 3. Razão de acertos e erros; 4. Tempo gasto com erros; 5. Número de comando utilizados; 6. Freqüência de uso do help; 7. Quantidade de vezes que o usuário expressa satisfação ou frustação.

Isso nos mostra que é possível mensurar a usabilidade de um sistema web, o retorno deste teste poderá trazer dicas e informações relevantes quanto a aspectos que podem ser melhorados na implementação da interface web. Martin (2009), em seu site aponta algumas dicas sobre elaboração de sites com boa usabilidade, dentre os quais podemos destacar que o determina a sobrevida do site é o usuário, rapidez e confiança são sinônimos de qualidade, prover segurança aos usuários, a confiança do usuário é algo frágil, simplicidade na criação para que o usuário não se perca, objetividade, ou seja, indicar logo no inicio as metas do site, e por ultimo, inserir na interface bons conteúdos, simplificando e reduzindo os conteúdos. Seguindo esta linha de pensamento WIKIPEDIA (2009) no diz que: As técnicas que facilitam a inserção de interpretação de um conteúdo em ambientes digitais engloba o conceito de webwriting.

6

A reprodução de uma foto, um texto mais sintetizado e mais objetivo, as cores a serem usadas nas páginas web, o posicionamento dos links e os formatos de navegação são algumas das preocupações trabalhadas dentro do webwriting.

Webwriting é um conjunto de técnicas que auxiliam na distribuição de conteúdo informativo em ambientes digitais. Quem deu a devida importância ao estudo da informação para a mídia digital foi Jakob Nielsen, mais conhecido pela ciência que ajudou a desenvolver, a usabilidade RODRIGUES (2009). De acordo com GENNARDI(2009): ”Webwriting é o trabalho de criação, produção, edição e administração de textos específicos para conteúdo de websites, a partir de um conjunto de características próprias da linguagem escrita da mídia internet”.

2 PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS A metodologia empregada no presente artigo é o de revisão de literatura, iniciando com a busca e leitura de matérias referentes ao assunto proposto pela professora. Este trabalho, conduziu as pesquisas rumo ao contato literário, através da bibliográfica referente ao assunto existente junto a biblioteca do SENAI, sendo coletado dados valiosos sobre o tema nos livros impressos. Outra frente de trabalho foi a pesquisa em sites de buscas, os quais apontaram artigos e textos referentes ao assunto em tela. Deste apanhado geral, com fontes devidamente citadas, foram montados os itens que dividem esta pesquisa, com comentários e apontamentos pessoais, diante do exposto, chegou-se a conclusão registrada em item específico.

3 RESULTADO E DISCUSSÃO Alguns tópicos devem ser ressaltados, pois o assunto em pauta é amplo e o escopo da pesquisa é sintetizar os principais índices com relação a escrita na web.

7

Deve-se, entre muitas coisas, observar a objetividade do conteúdo escrito do site, evitando rodeios e enfeites na linguagem. Usar data precisas, inteiras, no formato dia/mês/ano, facilitam resultados de pesquisas. Uso de fontes entre o tamanho 11 e 13, melhoram a legibilidade do site. Não escrever manchetes totalmente em maiúsculo ou itálico, a variação de caixa agrega valor ao texto. Em sites a repetição de palavras não é tão nociva quanto em textos em papel, considerando que um sinônimo de difícil interpretação tornaria a leitura lenta. Usar palavras de interpretação simples, evitar gírias, utilizar verbos no infinitivo evita equívocos por parte de usuários estrangeiros MOHERDAUI (2000). A arte do bom senso nunca esteve tão em pauta, analisando as referencias que embasaram este estudo, percebe-se que o uso do bom senso, aliado as boas técnicas de redação para web, sempre irão produzir trabalhos bons, pois à medida que o profissional da web, se colocar na posição do usuário, conseguirá produzir materiais interessantes, que chamarão a atenção do cliente, agregando valor a sua criação.

4 CONCLUSÃO Ao concluir o presente estudo, dois fatores ficam bem marcados, com seus conteúdos ligados à importância que um trabalho satisfatório deve apresentar, o projeto e o usuário. O primeiro, o projeto, mostra sua importância nos valores que agrega ao produto final, durante a fase de projeto pode-se ate mesmo reverter todo o planejado quando da percepção de um erro, erros tratados durante a fase de projeto evitam reparações que após a conclusão do projeto talvez demandem custos excessivos e desnecessários. O segundo fator importante na web é o usuário, ao qual devem ser direcionadas todas as atenções, pois é através da interação dele que se obtém o retorno do trabalho. Usar boas praticas de programação na web atrai usuários. Contudo, tudo isso só é possível, com profissionais, em programação web, que saibam dar valor ao projeto e ao usuário, que façam a informatização de processos algo natural e amigável às pessoas, para que a vida se torne mais fácil.

8

REFERÊNCIAS

FILHO, Antonio M. da Silva. A Usabilidade e a Web. Disponível em: . Acesso em 17 Ago. 2009. Webwriting - A Arte. Disponível em: < http://www.webwriters brasil.com.br/detalhe.asp?numero=145>. Acesso em 17 Ago. 2009. GENNARDI, Alex.

MARTIN, Cesar. O que é a usabilidade?. Disponível em: . Acesso em 17 Ago. 2009. MOHERDAUI, Luciana. Guia de Estilo WEB: Produção e Edição de Notícias Online. São Paulo: Senac 2000. RODRIGUES, Bruno. O que é webwriting. Disponivel em: .Acesso em 17 Ago. 2009. WIKIPEDIA. Usabilidade. Disponível em: . Acesso em 17 Ago. 2009.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.