Uso dos conceitos de Interação Humano-Computador no desenvolvimento web para Educação a Distância

June 7, 2017 | Autor: D. Marcos de Oliv... | Categoria: Human Computer Interaction, Education, LMS, EAD, IHC, Ambientes virtuais de aprendizagem
Share Embed


Descrição do Produto

Discutindo a visibilidade da EaD Pública no Brasil

USO DOS CONCEITOS DE INTERAÇÃO HUMANO-COMPUTADOR NO DESENVOLVIMENTO WEB PARA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Priscilla Márcia Scarpelli Bastos1 , Diogo Marcos de Oliveira2 , Iago Antônio Domingues Vaz3 , Lyra de Almeida Guimarães Soares4, Karina de Oliveira Rodrigues da Silva5, Viviane Lílian dos Santos Barrozo6, Júnio Soares Dias7

Resumo: Este trabalho tem como objetivo a apresentação do processo de desenvolvimento de um sistema interativo que supra as necessidades do público da EaD de ter fácil acesso à informação. Utilizamos os conceitos da Teoria da Engenharia Semiótica para apresentar uma metodologia de pesquisa composta por três passos base: levantamento de requisitos, modelagem da interação através da MoLIC e criação do protótipo. Os resultados são a coleta de dados teóricos consistentes, a modelagem de um sistema interativo para o público da EaD e a criação de protótipos que são diferenciados pela sua comunicabilidade. Portanto, esse trabalho demonstra a eficiência do uso dos conceitos da Interação Humano- Computador no planejamento de sistemas Web e apresenta então a Teoria da Engenharia Semiótica para suprir as necessidades da EaD. Palavras-chave: EaD, Engenharia Semiótica, MoLIC, Comunicabilidade

1

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG

2

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG, PUC Minas

3

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG

4

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG

5

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG

6

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG

7

[email protected], Centro de Apoio à Educação a Distância / UFMG

152

USE OF CONCEPTS OF HUMAN-COMPUTER INTERACTION ON WEB DEVELOPMENT FOR DISTANCE EDUCATION

Abstract: Thanks to the public’s needs of Distance Education to have an easy access to the information, this work aims to develop an interactive system for this purpose. We are using the concept of the Theory of Semiotics Engineering to demonstrate a research metodology that consists of three basic principle: collecting data, modeling the interaction with MoLIC and the creation of a prototype. The result of the intial part is the collection of consistent theoretical data for the establishment of a collecting data, the second part is the modeling of an interactive system for the Distance Education´s public - diagrams that describe the system’s interactions aiming the planning for eliminate disruptions - and the creation of prototypes that are differentiated by communicability. Therefore, this work demonstrates the efficiency of using the concepts of Human Computer Interaction in Web systems planning and then presents the Theory of Semiotics Engineering to meet the needs of distance education. Key-words: Distance Education, Semiotic Engineering, MoLIC, Communicability

1 INTRODUÇÃO A Educação a Distância (EaD) é uma modalidade educacional na qual alunos e professores estão distantes de modo espacial e/ou temporal. Devido a isso, os participantes dessa modalidade necessitam de um ambiente que supra as necessidades de comunicação e interação entre usuário e sistema. Grande parte desta comunicação, ocorrerá por intermédio do site que deverá transmitir informações, notícias, garantir uma comunicabilidade e navegabilidade eficiente, além de ser uma ferramenta de suporte ao aprendizado. Este trabalho tem como objetivo apresentar o processo de desenvolvimento do sistema interativo Web do Caed (http://www.ead.ufmg.br), para atender as necessidades dos usuários da EaD, tendo como prioridade o fácil acesso à informação, e a melhoria da comunicação entre usuário e sistema. Nossa proposta é a utilização de conceitos da área de Interação Humano-Computador (IHC) como forma de auxílio na estruturação e construção de uma melhor interface do sistema interativo Web para EaD.

2 METODOLOGIA A metodologia adotada é composta de três passos: o levantamento de requisitos, a modelagem da linguagem para a interação e a criação do protótipo segmentado pelo objeto de comunicação. 2.1

Levantamento de requisitos

O levantamento de requisitos foi estabelecido em seções de Brainstorm com as equipes de Tecnologia

PROMOVEAD - DISCUTINDO A VISIBILIDADE DA EAD PÚBLIC A NO BR ASIL

153

da Informação, de Design e de Comunicação. A partir dessas seções foram consolidados os principais requisitos que o sistema deve aborda e a sua interação com o usuário final.

2.2

Modelagem da linguagem para a interação

A modelagem da linguagem para a interação foi realizada utilizando a MoLIC, apoiada pelo levantamento de requisitos. Com essa técnica foi possível desenvolver e auxiliar no planejamento da interação, motivando a reflexão sobre as estratégias de realização de atividades e resolução de problemas dos usuários. Neste âmbito, o objetivo principal é a modelagem de um sistema de interação com o usuário, para obter uma melhor comunicabilidade pelos conceitos da Teoria da Engenharia Semiótica.

2.3

Protótipo segmentado pelo objeto de comunicação

Utilizando a estrutura modular da MoLIC, foram criados uma séria de protótipos de implementação dentro do ambiente de programação, baseando-se no objeto comunicativo estabelecido no passo anterior. Além disso, foi estabelecida a modelagem da forma e estrutura do sistema, bem como a tecnologia a ser utilizada e a modelagem de banco de dados.

3

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Umas das preocupações que se deve ter ao projetar um sistema interativo é qualidade de uso da interação do usuário com a interface. Entende-se por interface de ambiente, segundo Prates et al. (2007), a parte do sistema com a qual o usuário se comunica, ou seja, o ambiente no qual o usuário dispara as ações desejadas para o sistema e obtém os resultados destas ações. A seguir são descritos os conceitos principais utilizados para a elaboração e desenvolvimento do sistema interativo.

3.1

Engenharia Semiótica

Na Engenharia Semiótica, a interface de um sistema é caracterizada como artefato de metacomunicação na qual o usuário se conecta à interface, e ela deve ser capaz de transmitir informações básicas como: que problemas ele pode resolver.

3.2 MoLIC A MoLIC é uma linguagem baseada na Teoria da Engenharia Semiótica que foi proposta por Barbosa et al. (2003) para modelar a interação humana-computador através da proposta de uma conversa entre Designer e usuário. Ela foi desenvolvida para auxiliar o Designer na solução interativa construída por ele, partindo do usuário como o interlocutor de uma conversa.

PROMOVEAD - DISCUTINDO A VISIBILIDADE DA EAD PÚBLIC A NO BR ASIL

154

A modelagem pela MoLIC incentiva o tratamento de erros, considerados como rupturas de comunicação na interação, argumentando que erros são parte do diálogo natural entre usuário e sistema.

4 RESULTADOS Os resultados obtidos, durante a aplicação da metodologia, permitiram ao projetista implementar um sistema Web, identificando os artefatos de comunicação estabelecidos como requisitos esperados pelo público da EaD. Outro resultado apresentado indica a possibilidade de controle estatísticos de acessos – a figura 1 apresenta a busca de informação por polos na UFMG.

FIGURA 1: Acessos às informações dos polos

A aplicação da metodologia acarretou, por fim, em um novo sistema de busca, a forma de como a informação é proporcionada ao público-alvo e um mapeamento da estrutura. Na figura 2, temos a apresentação do número de acesso às categorias do Website nos últimos 3 anos.

PROMOVEAD - DISCUTINDO A VISIBILIDADE DA EAD PÚBLIC A NO BR ASIL

155

FIGURA 2: Acesso às categorias do Website

REFERÊNCIAS BARBOSA, S. D. J.; DA SILVA, B. S. Interação Humano Computador. Elsevier Campos. 2010. BARBOSA, S. D. J.; DE PAULA, M. G. Designing and evaluating interaction as conversation: A modeling language based on semiotic engineering. Em Interactive Systems. Design, Specification, and Verification, USA. Springer Verlag Lecture Notes in Computer Science LNCS 2844. p. 16-33, 2003. DEAN LEFFINGWELL, Don Widrig: Managing Software Requirements - A Use Case Approach, 2 ed. 2003 DE OLIVEIRA, E. R. et al. Considerações sobre aplicação do método de avaliação de comunicabilidade ao domínio educacional. In: Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems, IHC’10, Porto Alegre, Brazil, Brazil. Brazilian Computer Society, p. 41-50, 2010. DE SOUZA, CLARISSE. S.; LEITÃO, C. F.; PRATES, R. O. E DA SILVA, E. J. The semiotic inspection method. In: Proceedings of VII Brazilian symposium on Human factors in computing systems, IHC ’06, New York, USA. ACM, p. 148-157. 2006. DE SOUZA, CLARISSE. Semiotics. 2. ed. In: The Encyclopedia of Human-Computer Interaction, Interaction Design Foundation, Georgia, USA. 2012. HOUSER, N. E KLOESEL, C. J. The Essential Peirce: Selected Philosophical Writings. Bloomington, Indiana University Press. v. 1, v. 2, 1992. LEITÃO, C. F.; DE SOUZA, C. Semiotic Engineering Methods for Scientific Research in HCI. Morgan and Claypool Publishers. 2009. PRATES, R. O.; BARBOSA. S. D. J. Introdução à Teoria e Prática da Interação Humano Computador fundamentada na Engenharia Semiótica. 2007.

PROMOVEAD - DISCUTINDO A VISIBILIDADE DA EAD PÚBLIC A NO BR ASIL

156

SANGIORGI, U. B.; BARBOSA, S. D. J. Estendendo a linguagem MoLIC para o projeto conjunto de interação e interface. In: Proceedings of the IX Symposium on Human Factors in Computing Systems, Porto Alegre, Brazil. Brazilian Computer Society, p. 61-70, 2010.

PROMOVEAD - DISCUTINDO A VISIBILIDADE DA EAD PÚBLIC A NO BR ASIL

157

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.