VenturaTerra e o Plano Melhoramentos para o Funchal

May 27, 2017 | Autor: Teresa Vasconcelos | Categoria: Urban Planning, Arquitetura, Madeira, Miguel Ventura Terra, Funchal
Share Embed


Descrição do Produto

Ventura Terra e o Plano Geral de Melhoramentos para o Funchal

Teresa Vasconcelos
docente e investigadora

No início do século XX o Funchal conheceu o primeiro plano urbanístico que viu a cidade no seu conjunto. Idealizado pelo arquiteto Miguel Ventura Terra, o Plano Geral de Melhoramentos para o Funchal apresenta uma nova estética urbana para a primeira cidade atlântica fundada pelos europeus fora da Europa. Inspirado nos princípios haussmanianos, o documento, propõe uma nova organização para a cidade ainda marcadamente medieval, estabelecendo largos eixos viários que confluem em amplas praças ou rotundas para uma melhor redistribuição do tráfego e arejamento do espaço urbano (VASCONCELOS, 2015).
Numa altura em que se comemoram os 150 anos do nascimento de Miguel Ventura Terra, um dos mais prestigiados arquitetos portugueses da viragem do século XIX para o XX, nascido em Caminha a 14 de julho de 1866, cremos que fará todo o sentido a reflexão e debate sobre o plano para a cidade do Funchal, concluído em maio de 1915. Trata-se de um documento constituído por duas enormes plantas, o maior que se conhece do seu atelier, cujas partes constituintes foram recentemente digitalizadas pelo Arquivo Regional da Madeira por ocasião do 1.º centenário da sua elaboração.
Tendo por base um minucioso levantamento do Funchal de 1915 Ventura Terra traçou largas avenidas a atravessar longitudinal e perpendicularmente mente a cidade, "belas praças e rotundas em número de 16, que serão excelentes pontos de vista, ótimas para colocação de monumentos...", (TERRA, 1915) e jardins, parques e bairros na periferia da cidade. Este projeto deu resposta à solicitação dos novos poderes republicanos que pretendiam modernizar a cidade dotando-a com novos equipamentos e infraestruturas para o desenvolvimento da recente base económica do arquipélago madeirense, o turismo.
Na primavera de 1914 iniciou-se a execução deste plano com a construção de parte da Avenida de Oeste, depois denominada do Infante, no troço compreendido entre a Catedral e o Jardim Pequeno, concluída em maio de 1916. Contudo, a Primeira Guerra Mundial colocou de parte a continuidade deste "luxuoso" plano, retomando-o Carlos Ramos, o arquiteto do modernismo português, em 1932, no seu Plano de Urbanização para o Funchal. Nos anos 30 e 40 do século XX, a tenacidade do autarca Fernão de Ornelas na Câmara do Funchal levou a bom porto a modernização da cidade com base no plano de Ventura Terra (LOPES, 2008).
Nomeado por Salazar, em 1932, o arquiteto Edmundo Tavares fixou-se na Ilha. Assim, enquanto ensinava na antiga Escola António Augusto de Aguiar, pode seguir de perto o prosseguimento das obras que trouxeram a este lado do Atlântico outros nomes sonantes da arquitetura portuguesa por conta da modernização da cidade do Funchal (VASCONCELOS, 2008).
O Plano Geral de Melhoramentos para o Funchal, de Miguel Ventura Terra reveste-se de particular importância no panorama urbanístico português e regional. As soluções apontadas para a baixa da cidade do Funchal satisfaziam o que já se supunha ser o seu brilhante futuro: o turismo (TERRA, 1915).








REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

GAMA, José Gil Correia, Arquitetura e Turismo na Cidade do Funchal no Século XX, Universidade de Coimbra, Departamento de Arquitetura da FCTUC, Coimbra, 2011;
GERBERT, Verheij, "Urban aesthetics. On the modernity of Ventura Terra, architect and town planner" in Ventura Terra, modern town planner?, Congresso Modernismos do Sul, Porto, 2015.
LOPES, Agostinho do Amaral, A Obra de Fernão Ornelas na Presidência da Câmara Municipal do Funchal, 1935-1946, Coleção Funchal 500 anos, n.º 8, 2008.
MATOS, Rui Campos, RAMALHO, Luz, SUMARES, Carolina, NÓBREGA, João Costa, GANANÇA, Jorge, VERGA, Luís, FARIA, Isabel, VASCONCELOS, Teresa, PERDIGÃO, Cristina e SÁ, Sérgio, 100 Anos do Plano Ventura Terra Funchal, a cidade do automóvel, Funchal, 2015.

PERDIGÃO, Cristina, Formação do Centro Urbano do Funchal: contributo das transformações urbanísticas, Dissertação de Mestrado apresentada no Departamento de Engenharia Civil e Arquitetura da Universidade da Beira Interior, 2009.

SILVA, Raquel Henriques da, "Ventura Terra em Contexto", in Miguel Ventura Terra. A Arquitetura Enquanto Projeto de Vida, ed. Ana Isabel Ribeiro, Esposende, 2006.

TERRA, Ventura, Memória Descritiva e Justificativa do Plano Geral de Melhoramentos do Funchal, texto policopiado, Lisboa, 1915.

VASCONCELOS, Teresa, O Plano Ventura Terra e a Modernização do Funchal (Primeira Metade do século XX), Funchal, Funchal 500 Anos, 2008; Id., "Miguel Ventura Terra, Arquitecto Republicano na Madeira", in Seminário República e Republicanos na Madeira, Funchal, CEHA, coleção Debates, n.º 3, 2010, pp. 545-554; "

XARDONÉ, Tereza; COSTA, Rui e RUFINO, Maria de Lurdes, eds., Arquitecto Ventura Terra (1866-1919), Lisboa, 2009.







Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.