VOLEIBOL: ATIVIDADES DE PASSE E RECEPÇÃO

May 29, 2017 | Autor: Jean Lucas Rosa | Categoria: Esportes, VOLEIBOL
Share Embed


Descrição do Produto

_______________________________________________________________ FACULDADE DE EDUCAÇÃO FÍSICA _______________________________________________________________

VOLEIBOL ATIVIDADES DE PASSE E RECEPÇÃO

CARLA SOUZA NASCIMENTO JEAN LUCAS ROSA MATEUS JUNIOR ROSA

Trabalho apresentado a Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Minas Gerais na Faculdade de Passos, como parte dos requisitos da disciplina de Voleibol sob a responsabilidade da Prof. Vicente Campeiz.

PASSOS Março de 2015

FUNDAMENTOS MANCHETE – RECEPÇÃO No movimento de ataque à bola, os membros inferiores estendem-se, o peso do corpo é transferido para o membro da frente e os membros superiores permanecem sem movimento com a musculatura contraída. •

Mais utilizada durante a recepção de saques e em defesas de bolas cortadas;



O contato com a bola se faz no antebraço, uma região que suporta melhor os

fortes impactos; •

Mãos unidas e sobrepostas, com os polegares estendidos e encostados um ao

lado do outro; •

Variação de acordo com a altura, velocidade e trajetória e a distância a que será

enviada a bola; •

Todo corpo participa no instante do toque da bola;



Pernas afastadas na largura dos ombros, ligeiramente flexionadas, com uma das

pernas ligeiramente à frente; •

Tronco inclinado à frente, peso do corpo distribuído nas duas pernas;



Braços estendidos à frente do corpo, levemente inclinado para baixo;



Colocar-se debaixo da bola, contato com o antebraço, executar uma pequena

elevação dos braços no sentido desejado; •

Projeção das pernas e tronco para frente;

PASSE Realizado na altura da cabeça ou acima dela com as mãos, tem a finalidade de impulsionar a bola utilizando movimentos sincronizados de flexão e extensão de cotovelos, punhos, quadril, joelhos e tornozelos.



O fundamento mais característico do voleibol;



Responsável pela preparação do ataque;



Algumas vezes também é utilizado pelos atacantes;



Variação de acordo com a altura, velocidade e trajetória e a distância a que será

enviada a bola; •

Todo corpo participa no instante do toque da bola; Em posição de expectativa, cotovelos semi-flexionados à frente do corpo,

mãos na altura do rosto, almas voltadas para frente e para cima, dedos abertos e firmes. O jogador procura tocar a bola de baixo para cima, com todos os dedos, junto com uma coordenação dos movimentos de extensão dos pés, pernas, tronco, braços, punhos e dedos.

EXERCÍCIO 01 Grupo de jogadores formará uma fila um ao lado do outro, à direita do técnico a uma distância de 5 metros. O técnico irá se posicionar frontalmente ao ponto indicado, sendo identificado pelos cones à distância de 5 metros. Ao sinal do técnico o primeiro jogador da fila se deslocará até o ponto demarcado, o técnico já terá lançado a bola. O jogador deverá recepcionar a bola de manchete lateral, devolvendo-a ao técnico.

EXERCÍCIO 02 O técnico irá formar duas filas, ambas de frente uma para a outra, a fila A será de toque e a fila B de manchete. O primeiro jogador de ambas as filas dará início aos exercícios, o jogador da fila A iniciará com exercício de toque, lançando a bola para o primeiro jogador da fila B que fará a recepção da bola de manchete devolvendo-a ao primeiro seguinte jogador da fila A. O exercício de toque e manchete deve ser executado sem pausa. Ambos os jogadores da fila A e B, que já executarem o exercício terão de ir para o final da fila oposta, para a execução do novo movimento de passe e recepção.

E assim consecutivamente esta troca de fila deve ser realizada no sentido horário.

EXERCÍCIO 3 Um jogador ou o próprio treinador se posicionará de um lado da rede, ficando sozinho em um dos campos de jogo. O restante da turma se posicionará em fila atrás da linha de ataque. O jogador/técnico que se encontra sozinho fará o lançamento da bola, em forma de saque ou passe, até o campo adversário e o jogador que se encontrar no campo adversário receberá a bola executando a manchete. Depois de a turma ter evoluído, pode-se posicionar um outro jogador na zona de ataque. Quando o jogador da fila receber a bola, ele deverá fazer o movimento de manchete e passá-la para o jogador da zona de ataque, que deverá fazer a movimentação de passe (levantamento).

JOGO ADAPTADO Os alunos serão divididos em duas e serão postadas frente a frente de modo a ocupar quatro campos que serão delimitados por cones tipo tartaruga ao longo da quadra, a altura da rede ou da corda deverá ser prevista apenas um pouco acima da média da turma, de modo a estimular que os alunos ao saltar atinjam a parte superior da rede. A atividade permitirá que os alunos sejam apresentados, também, ao fundamento do rodízio uma vez que durante o jogo eles deverão trocar as posições, como acontece nas partidas oficiais. O jogo será uma mistura do jogo de câmbio com o voleibol e terá início com um dos alunos jogando a bola para o outro lado da quadra, por cima da rede, os alunos da equipe que receberá a bola poderão agarrar, mas não poderão devolvê-la diretamente para a outra quadra, pois terão que passar para dois outros colegas de time antes de fazê-lo, ou seja, apenas o aluno que receber a bola do segundo colega poderá passá-la para a quadra adversária. Dicas 1. Inicialmente ao receber e passar a bola os alunos poderão apenas segura-la, mas ao longo da atividade os alunos serão trabalhados de modo que ao passar a bola para os

colegas e mesmo por cima da rede para a equipe adversária o faça com um toque, após segurar a bola o aluno a lança para cima e executa o toque em direção ao colega ou a quadra contrária. 2. Com o desenvolvimento dos alunos e conforme o (a) professor(a) observe o desempenho de seus alunos poderão ser introduzidas maiores dificuldades culminando com o momento em que não mais seja permitido aos alunos segurar a bola. Progressivamente poderá ser permitido que cada aluno execute dois ou três toques antes de passar para os colegas ou para a outra quadra até se atingir a um único toque.

BIBLIOGRAFIA

CARVALHO, Oto Morávia de. Voleibol, 1000 exercícios. 6ª edição. Rio de Janeiro. Sprint. Portal do Professor. Atividades para inicialização no voleibol. 25 nov. 2013. Disponível

em:

. Acesso em: 19 mar. 2015. Voleibol Fundamento “Carmen Laura Coutinho”. Tudo sobre os fundamentos do vôlei. 17 abr. 2010. Disponível em: . Acesso em: 20 mar. 2015.

Lihat lebih banyak...

Comentários

Copyright © 2017 DADOSPDF Inc.